Cinema Vertical quebra paradigmas da mais tradicional mídia audiovisual
Forma de consumir conteúdo com os smartphones rompeu a tradição de produzir conteúdo na horizontal. A graça agora é filmar na vertical!
A ousadia da contemporaneidade mexeu no que era mais clássico entre os meios de comunicação. Com os smartphones ganhando espaço na vida das pessoas, como verdadeiras extensões do ser humano, a moda agora é explorar novas perspectivas do cinema e não só editar na vertical, mas produzir exclusivamente para esse formato. A tendência começou com os reels do Instagram, seguindo para o TikTok. Depois de aceito, hoje em dia existem não só plataformas especializadas em conteúdos neste formato, mas também concursos que premiam as melhores produções.

“Estudos da Meltwater mostram que mais de 97% das pessoas consomem conteúdo em seus dispositivos móveis. O comum é as pessoas ficaram mais de 3 horas conectados. Neste tempo, o YouTube e o TikTok são os aplicativos mais usados para entretenimento e para assistir vídeos. Então, o mercado do cinema vertical tem muito potencial de crescimento”, avalia Fulton.
Produção na vertical
Para Fulton, que foi contratado por uma produtora chinesa para criar séries para a plataforma recém-lançada no Brasil - CineCaju, no formato vertical, compara o cinema horizontal e vertical. “Em relação ao aspecto visual, que é seu aspecto mais óbvio, o conteúdo tem uma janela mais estreita, sendo mais adequado para destacar o que o cinema tradicional deixava passar e que acontece na vertical. Nesse novo formato a tela do dispositivo móvel é mais bem preenchida, proporcionando uma experiência mais envolvente e pessoal. E na edição, precisamos de uma abordagem diferente, com técnicas e ferramentas específicas, tirando todo mundo da zona de conforto”, comenta o cineasta.
Vale registrar as referências de sucesso do cinema vertical, com a plataforma ReelShort, Snapchat Originals, Drama Box, Viki Rakuten e o Vertical Film Festival e, mais recentemente, o CineCaju. Fulton Nogueira assina “Amantes Inimigos” e “Armadilha da Sedução”, com produção exclusiva para o CineCaju.


Nenhum comentário:
Postar um comentário