segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

ATELIÊ EM CURITIBA, MONTA DE MODO ARTESANAL ÁLBUNS E CADERNOS COM FOTOS DE VIAGEM

                Ateliê monta artesanalmente cadernos e álbuns com fotos de viagens

Antigamente, nem bem há muitos anos, uma das preocupações era saber quantos rolos de filmes levar na viagem. Com o surgimento dos celulares com câmeras fotográficas – o primeiro foi lançado no Japão em 1999 – e depois com a facilidade de compra desses aparelhos, fotografar é uma mania. E, nas viagens, haja espaço no celular para arquivar tantas fotos. Mas, e depois? Uma solução é fazer cadernos de viagens. 

Andrea Drapier, do Ateliê Andie Drapier, encontrou na abundância de fotos que são registradas a todo momento, a oportunidade de oferecer um produto que coloca no papel e com facilidade de encontrar, os momentos de felicidade das pessoas. “O que a gente vê é todo mundo fotografando para guardar instantes que entendem que são representativos na sua vida. Só que, diz Andrea, deixar tudo arquivado no celular depois de um tempo essas fotos caem no esquecimento. O que fazemos é transformar essas memórias em arte”.  

Com álbuns e cadernos bordados e aquarelados à mão, as fotos que estão no meio digital ganham vida no Ateliê. A produção de cada álbum ou caderno é personalizada e ouvida a vontade do cliente. “Para nós é fundamental que o álbum de recordação, seja de um nascimento, da família, de um evento importante, de uma viagem ou casamento, tenha a personalidade de quem o encomendou”, diz Andrea. 

Nos cadernos, a personalização se dá em diversos modelos e número de folhas, mas começa a partir de 10,5 cm x 15 cm. Tudo é feito à mão com couro legítimo e/ou tecido com folhas internas em papel creme macio e que dá a oportunidade de escrever ou desenhar. Os cadernos são costurados à mão e essas costuras são aparentes com diversos desenhos.  

Os álbuns são feitos peça a peça e podem ser nos tamanhos 20 cm x 20 cm; 24 cm x 24 cm e 21 cm x 30 cm e são personalizados com a preferência do cliente combinando bordado, aquarela e tecido.  O Ateliê monta, também, mapa da viagem com os lugares visitados e fotos dos principais pontos; ingressos e lembrancinhas de lugares visitados, convites de eventos e outros objetos que marcaram a viagem; receitas típicas dos pratos mais apreciados durante a viagem; diário de bordo mencionando experiências e sensações durante a viagem e fotos panorâmicas e detalhes. 

Os cadernos ficam prontos em até 3 dias úteis e os álbuns em 20 dias, ambos dependendo da disponibilidade de agenda e os trabalhos são feitos para todo o Brasil. Informações no Instagram do Ateliê 

@atelier_andie_drapier 


Texto de: Jean Luiz Féder, jornalista associado à Abrajet-PR (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Paraná)

Nenhum comentário: