sexta-feira, 22 de agosto de 2025

EXPOSIÇÃO MATER EM CARTAZ NO TEATRO CALIL HADAD EM MARINGÁ

                                         EXPOSIÇÃO MATER Giowanella

Exposição MATER, da artista curitibana Giowanella, ganha temporada em Maringá

Mostra fotográfica em cartaz no Teatro Callil Haddad, problematiza a relação da identidade da mulher com a maternidade

Estreou em 11 de agosto, no Teatro Callil Haddad, na Sala de Exposições Hélenton Borba Côrtes, em Maringá, a Exposição MATER, da artista Giowanella. A mostra da obra fica em cartaz até 10 de setembro, e a entrada é gratuita. A exposição chega à cidade após uma estreia de impacto em Curitiba, no Museu da Fotografia, em 2023; e uma temporada aprovada em edital no Mab (Museu de Arte de Blumenau), em Santa Catarina, no ano seguinte. 


A exposição questiona visões da sociedade em relação à mulher: Por que elas ainda têm seu valor associado à maternidade? Vivemos em um cenário que historicamente coloca a maternidade como um ideal feminino, ligado ao papel social e cultural da mulher. Isso estabelece que ela só se tornará completa, realizada e inteira, quando cumprir o seu papel absoluto de mãe.

Esse discurso, construído a partir de estruturas sociais e religiosas arcaicas, submete mulheres do mundo todo a uma pressão cruel e a uma série de desigualdades sociais e econômicas. A exposição MATER, composta por autorretratos da artista Giowanella, problematiza a relação da identidade da mulher com a maternidade.

Através da fotografia híbrida, a artista propõe uma reflexão que busca o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero, essenciais para a construção de uma sociedade mais saudável e mais inclusiva. A arte, por definição, tem o papel de retratar e questionar o status quo, e a obra de Giowanella tem exatamente essa função.

Brasileira, atriz, fotógrafa, produtora, videomaker e educadora, a obra de Giowanella como artista visual traz a consistência e a dramaticidade do teatro, com foco no estudo e desenvolvimento do autorretrato como ferramenta crítica e de questionamento.

Com mais de dez anos de experiência, dedica-se à fotografia Fine Art como meio de expressão artística, buscando sempre a reflexão e crítica de questões sociais. Em 2022, iniciou estudos e experimentações criativas com novas linguagens, iniciando produções com a fotografia híbrida. 

A exposição MATER, produzida com verba de incentivo à cultura - Lei Municipal de Maringá Nº 9052/2011 - Convite às Artes Visuais - fica em cartaz entre agosto e setembro no Teatro Callil Haddad, em Maringá, com entrada gratuita. Confira os detalhes no serviço abaixo.

SERVIÇO:  Exposição MATER
Período expositivo: 11 de agosto até 10 de setembro de 2025
Local: Sala de Exposições Hélenton Borba Côrtes – Teatro Callil Haddad (Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 04, Maringá / PR)
Horários de visitação: Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado, domingo e feriado: 08h às 17h
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada franca
Apoio: Acesso Music, Camargo Arte, Versus Fotogaleria
Realização: Secretaria de Cultura, Prefeitura de Maringá

FICHA TÉCNICA
Curadoria: Danny Bittencourt - @dannybittencourt
Produção: Giowanella
Impressão: Versus Fotogaleria - @versus_fotogaleria
Molduras: Camargo Arte - @camargo_arte
Montagem e iluminação: Leonardo Fabiano - @leovinio
Assessoria de Imprensa: Acesso Music - @acessomusic


Nenhum comentário: