
O filme com os atores José de Abreu; Mariana Ximenes; Marcos Palmeira e Julia Lemmertz
A ação começa no Palácio do Catete quando JK rompe com o FMI. Suas particularidades são mostradas, assim como as dos que compõem o seu círculo. Decola do aeroporto Santos Dumont a cumprir uma agenda de compromissos em São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. Anima-o a expectativa de reencontrar uma maravilhosa mulher em sua escala final. Ao mesmo tempo, uma trama de sabotagem corre subterrânea, em clima de farsa e suspense, montada por um grupo de militares, a fim de vitima-lo. Seu projeto de mudar o Brasil, aliados adversários, a construção de Brasília, o movimento estudantil, Carlos Lacerda, Jânio Quadros e Oscar Niemeyer são mostrados em noite e dia.
DESTAQUES E CURIOSIDADES
A personagem de Mariana Ximenes, que no filme é chamada de Princesa, é inspirada em Maria Lúcia Pedroso. Ela e JK mantiveram um romance secreto por quase 18 anos, que só terminou com a morte do ex-presidente em um acidente de carro, em 1976. Quando o caso começou, ele tinha 56 anos e ela 23.
“JK – Bela Noite Para Voar” foi livremente inspirado na obra de ficção “Bela Noite Para Voar”, de Pedro Rogério Moreira, e se passa em um dia fictício de 1958. A produtora Claudia Furiati e o diretor Zelito Viana optaram por concentrar a ação em 24 horas, boa parte com o presidente em pleno voo.
José de Abreu também já interpretou Juscelino Kubtschek no teatro em algumas oportunidades. Na série “JK”, exibida pela Globo em 2006, ele viveu Carlos Lacerda, personalidade da vida política do Rio de Janeiro e do Brasil.
A família de JK se opôs à gravação do filme e pressionou os produtores de diversas maneiras. Os protestos incluíram ligações para a Petrobras e a Telemar (principais patrocinadoras do filme) e um acordo com a então governadora Rosinha Garotinho, que num primeiro momento não liberou o Palácio das Laranjeiras para as filmagens (só voltando atrás na decisão após intervenção do Conselho Estadual de Cultura). As principais reclamações estavam relacionadas ao fato de Juscelino ser retratado como um sedutor.
Apenas pra refrescar a memória: Zelito Viana é irmão do humorista Chico Anysio e pai do ator Marcos Palmeira.
Continuando com a família artística... Zelito também é irmão da atriz e comediante Lupe Gigliotti, o que o faz tio da atriz e diretora Cininha de Paula, do roteirista e ator Bruno Mazzeo e do comediante Nizo Neto.
Nos anos 1960, Zelito fundou a produtora Mapa Filmes ao lado de Glauber Rocha, considerado um dos cineastas mais importantes do Brasil, responsável pela direção de filmes de grande repercussão política como “Terra em Transe”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Barravento”.
Julia Lemmertz, André Barros, Cecil Thiré, Wolf Maya, Cássio Scapin e Alexandre Borges também fazem parte do elenco do filme.
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Zelito Viana
Direção de Produção: Luiz Henrique Fonseca
Produção: Claudia Furiati e Daniel F. Sroulevich (Caribe Produções Ltda./Focus Films)
Produção-executiva: Tuninho Schwartz, Claudia Furiati, Daniel F. Sroulevich e Helena F. Sroulevich
Música: Silvio Barbato
Fotografia: Alziro Barbosa
Direção de Arte: Alexandre Meyer
Edição: Diana Vasconcellos
Figurino: Kika Lopes
...
Lançamento Universal Pictures
Bela Noite Para Voar, BRA – 2008
Direção: Zelito Viana. Elenco: José de Abreu, Mariana Ximenes, Cacá Amaral, Edgar Amorim, Marcos Palmeira.
Gênero: Drama. Duração: 87 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário