A obra da artista francesa Camille Henrot fez muito curitibanos cantarem karaokê, em plena praça Rui Barbos, na área central de Curitiba.
A obra instalação denominada “Karaokê Coral”, faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil
Projeta uma enorme "boca vermelha" em um telão de 6 metros por 5 foi atração ontem das 17 às 22 horas, na praça Rui Barbosa. A instalação funcional e interativa, além dessa tela, estavam dispostos 30 microfones, à disposição do público passante.
A praça Rui Barbosa, tem seu maior movimento, no fim da tarde, início da noite, por onde passam diariamente cerca de 250 mil pessoas, começou a tocar uma trilha sintetizada de “Pense em Mim”, sucesso da dupla sertaneja Leandro e Leonardo. Aos poucos, os lábios do telão se moveram formando as palavras da letra da música.
Assim foi e começou o “Karaokê Coral”, uma vídeo-instalação da artista francesa Camille Henrot, que faz parte do calendário oficial das comemorações do Ano da França no Brasil.
Estive lá e conversei com a produtora cultural Celeste Fernandez e também com Marili Zim, da FCC, e fiquei sabendo: .. Que a ideia, criada em 2006 para o evento cultural Nuit Blanche, em Paris, era promover um karaokê coletivo em um espaço público.
No lugar do texto, como em um karaokê tradicional, estava a boca gigante articulando as canções populares de amor. “Frequentemente a gente escuta as mesmas músicas no rádio ou então nas lojas, tanto que hoje elas substituíram os discursos de amor, fazem parte da memória coletiva”, explicou.
No total são 15 canções, todas escolhidas por serem muito populares; de imenso apelo afetivo: É o amor! Para as instalações em Curitiba e Porto Alegre, foram selecionadas, principalmente, músicas brasileiras, que vão desde o mais popular, até clássicos da música popular brasileira, como a canção “Carinhoso”, de Pixinguinha, sem deixar de fora representantes da língua francesa, reforçando o intercâmbio entre os dois países. No caso, a canção escolhida foi “Je t’aime moi non plus”, de Serge Gainsbourg.
O local para a vídeo-instalação foi escolhido pela própria artista com o objetivo de levar a arte para quem não tem acesso a ela. O gramado no meio da praça recebeu a floresta de microfones e o telão. Perguntada sobre a expectativa com relação à reação do público, Camille Henrot disse que queria que as pessoas cantassem e se soltassem. “As canções hoje possuem um significado para cada pessoa e é como se cada um possuísse uma versão própria para as músicas. Por isso a ideia do karaokê”, declarou Camille.
Logo na primeira música, quem passou pela praça foi atraído pelo som característico de karaokê. No começo, a maioria da multidão era formada por curiosos. Poucos se arriscavam a cantar no microfone, como a manobrista Zilma de Souza. Ela passou pela praça na hora do almoço, soube da instalação e voltou para cantar um pouco. “O bom é que como cantamos no meio de um monte de gente, podemos nos soltar. É uma forma de se descontrair e de brincar”, comentou depois de usar um dos microfones. Outra que aproveitou para cantar foi a professora de filosofia Sofia Gollnick. Ela havia saído para tomar um café com a tia que a avisou da instalação. “Achei a ideia bem interessante e estou impressionada com a quantidade de pessoas que estão participando”, afirmou.
O karaokê não passou despercebido por quem não sabia da instalação. O telão com a boca vermelha gigante foi o que atraiu o estudante de design Diego Correa. “O cenário inteiro é intrigante. Ninguém costuma ver uma boca grande no meio de uma praça com várias pessoas em frente plantadas como árvores cantando”, contou, explicando ainda que não cantaria por estar atrasado para a aula.
Contente com a reação do público, Camille Henrot ainda ressaltou a importância de ações como o Ano da Franca no Brasil para o intercâmbio cultural. “Essas ações sempre trazem uma boa perspectiva de ações culturais. A iniciativa é muito boa”, acrescentou.
Para acompanhar sobre o projeto visite www.karaokecoral.com
...
NESTA SEXTA-FEIRA, a instalação de Curitiba, o “Karaokê Coral” de Camille Henrot segue para Porto Alegre, e será instalada no Parque Farroupilha, Parque da Redenção (perto do espelho d'água) das 17h30 às 22h30, segundo a informação da produtora
cultural Celeste Fernandez.//
Veja também http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=931678&tit=Praca-Rui-Barbosa-vira-palco-para-karaoke-gigante-ao-ar-livre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário