sexta-feira, 4 de junho de 2010

FILMES DE ÉPOCA NO FESTIVAL DA LAPA


A cidade da Lapa inova ao criar Festival de Cinema totalmente voltado para filmes de época.

Tradição histórica da cidade, próxima a Curitiba, proporciona o clima ideal para um evento único, que enfatiza prêmios de Cenário(em reconstituição histórica),Fotografia, Figurino e Maquiagem.

No Brasil já se realizam mais de 200 Festivais e Mostras de Cinema. Nenhum, porém, igual ao Festival da Lapa, cidade histórica paranaense situada a 70 quilômetros da capital, Curitiba.

O Festival da Lapa - que tem como slogan “Cinema num Cenário Histórico” - é o único do país onde a Mostra Competitiva de Longas Metragens é composta exclusivamente por filmes ambientados em épocas passadas(consulte a programação completa no www.festivaldalapa.com.br)

A proposta de seus organizadores é justamente a de unir a tradição histórica da Lapa, com a magia de um cinema que tem como preocupação recriar antigas ambientações.

Organizado pelo Instituto Borges da Silveira e pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, o evento chega à sua quarta edição agora em Junho, será realizado entre os dias 9 e 13.

Em suas três primeiras edições, em 2005, 2007 e 2008, o Festival da Lapa atraiu um público de aproximadamente 30 mil pessoas, nas exibições ao ar livre, em frente ao Panteon dos Heróis, e no restaurado Cine Imperial, bem como nas demais atividades proporcionadas pelo evento.

Nas palavras de Maria Inês Pierin Borges da Silveira, presidente do Instituto Histórico da Lapa, “a realização do Festival, numa das mais antigas e bem preservadas cidades do Paraná, além de propiciar sua inserção no cenário do audiovisual nacional, visa incrementar o turismo na região e também contribuir para a descentralização da cultura no país”.

O grande diferencial: Filmes de época
Desde 2008, o Festival da Lapa realiza a inédita Mostra Competitiva Internacional de Filmes de Época. Por meio desta competição de filmes de longa-metragem, recorte inédito em termos de perfil de mostras e festivais de cinema brasileiros e até do exterior, “a intenção do Festival é fazer uma justa homenagem aos filmes e profissionais que se dedicam a construir e reconstituir de modo audiovisual histórias que se passam ou passaram em tempos não atuais”, explica Maria Inês.

O Festival da Lapa considera filmes de época as produções que possuem no mínimo cinquenta por cento (50%) da sua duração ambientada em período até o final dos anos 1970, caracterizadas por um ou mais dos elementos: texto, cenário, objetos de cena, figurino e maquiagem.

A Mostra Competitiva de filmes de época premiará com o Troféu Tropeiro as categorias: Melhor Filme, Melhor Cenário, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem. Segundo a organizadora, a competitiva de filmes de época representa para o Festival um elemento chave de identificação do evento com o espaço onde o mesmo acontece.

“A cidade da Lapa invariavelmente tem sido escolhida como cenário de filmes históricos. Suas ruas, suas praças e suas construções são preservadas pelo zelo do povo lapeano, nada mais justo, portanto, do que homenagear a cidade com esta premiação”, conclui Maria Inês.

É neste sentido que o Festival da Lapa pretende, além de contemplar o público do interior com a nova produção audiovisual - tanto do Brasil como do exterior - incentivar a disseminação cultural, dando oportunidade ao surgimento de novos talentos e o enriquecimento da experiência estética da população.

Além das Mostra Competitiva de Filmes de Época, o Festival da Lapa também terá o Mapa-Piá – mostra audiovisual para o público escolar do município, a exibição dos episódios do “Casos e Causos” da RPC - Rede Paranaense de Comunicação, mesas redondas sobre audiovisual e a realização de oficinas de produção e interpretação.



Lapa: um pouco de história
A Cidade da Lapa originou-se de um pequeno povoado às margens da antiga estrada da mata – uma parte do histórico caminho que ligava Viamão (RS) a Sorocaba (SP). Um desses conhecidos "pousos" dos tropeiros recebeu a denominação de Capão Alto, no ano de 1731, quando a capitania de São Paulo resolveu criar um registro para cobrança de pedágio de gado que transitava à margem do Rio Iguaçu. A Lapa ficou conhecida como Registro, embora fosse Capão Alto o nome original.

Passaram-se mais de 200 anos e outras denominações até o nome Lapa.

Rica em turismo histórico, cultural e religioso, a cidade foi palco do Cerco da Lapa, episódio ocorrido durante a Revolução Federalista em 1894, quando o lugar se tornou arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus(legalistas) e os maragatos (federalistas), contrários ao sistema presidencialista de governo. Lapa resistiu bravamente até que os lapeanos comandados pelo General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, caíram em combate. Resistiram ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram ante ao maior número do exército Federalista.
A batalha deu ao Marechal Floriano Peixoto, chefe da República, tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas. Ao todo foram 639 homens entre forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes. Os restos mortais do General Carneiro, assim como de muitos outros que tombaram durante a resistência, estão sepultados no Panteon dos Heroes, vigiados permanentemente por uma guarda de honra do exército brasileiro.

Serviço: Festival da Lapa - Cinema num Cenário Histórico
De 9 a 13 de junho de 2010 na cidade da Lapa - Paraná
* Viabilizado por meio da Lei Rouanet, tendo o patrocínio da Caminhos do Paraná, da Elejor e da Copel. Apoios da Prefeitura Municipal da Lapa, da Secretaria Municipal de Cultura, do Governo do Estado do Paraná, do Instituto Federal do Paraná, da RPC – Rede Paranaense de Comunicação e do Expresso Maringá.

Informações e programação completa no www.festivaldalapa.com.br

Nenhum comentário: