quarta-feira, 16 de março de 2011

TRAJETÓRIA - DE CARLA VENDRAMI

ARTE - Livro retrata trajetória de Carla Vendrami, aqui em Milano na Italia

Artista plástica paranaense marcou histórias com obras que estimulavam a interação com o espectador

A obra será lançada nesta quarta-feira (16/03), no Museu da Gravura (Centro Cultural Solar do Barão), o lançamento do livro Carla VendramiTrajetória. A obra traz informações e fotos do legado artístico dessa importante artista, que faleceu em 2009, e que deixou sua marca na história da arte do Paraná. Aborda o início de sua carreira, em 1981, o período que estudou e morou na Itália, entre 1985 e 1999, até os últimos trabalhos, em 2009, já de volta à Curitiba. A obra foi viabilizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio da empresa Siemens.

O trabalho de Carla Vendrami teve grande influência da arte italiana. Em Milão, fez parte de um grupo que marcou toda uma geração e que era liderado por Luciano Fabro, expoente da arte povera italiana nos anos 90. Em suas primeiras obras, Carla demonstrava o gosto e a preocupação pela forma e prazer da exatidão na utilização do espaço público. Depois, ficou evidente uma forte ligação com os outros, trazendo um diálogo intenso com o espectador, característica que remete a uma “arte relacional”.

Suas exposições e projetos coletivos se caracterizavam, também, pelo questionamento do espaço urbano e pelo envolvimento com realidades sociais, como no Projeto Casina, (1991-1998), desenvolvido no presídio italiano de San Vittore. A Casina era um espaço simbólico – construído com estrutura metálica e tecidos de velas de barco – que proporcionava uma interação entre artista, detentas e comunidades. Em 1997, a obra foi apresentada em Curitiba, no Aeroporto Afonso Pena.

Já de volta ao Brasil apresentou em Curitiba obras com pinturas em acrílico, mostrando uma sintaxe abstrato-geométrica, até então ausentes em suas produções. Em 2009, começou a trabalhar no que seria seu último trabalho, instalações realizadas junto com alunos de escolas públicas municipais. A instalação foi feita com uma estrutura em forma de grade de espuma revestida de napa amarela, onde encaixavam-se vários quadrados de náilon semitransparentes, que expunham desenhos criados pelas crianças.

A ideia de Carla era nas suas palavras, “ que os tecidos parecessem vitrais coloridos trespassados pela luz filtrada. São unidades individuais, mas que, ao mesmo tempo, apontam para a utopia do coletivo”.

A instalação "Amarelo I" foi exposta na Rua da Cidadania do Pinheirinho, em 2009, e a instalação “Amarelo II”, foi exposta na Rua da Cidadania do Boa Vista, em 2010, já após seu falecimento.


O livro Carla Vendrami – TRAJETÓRIA contou com a participação e comentários do crítico italiano Roberto Pinto, do crítico carioca Paulo Venâncio Filho, da amiga e galerista italiana Simona Bordone. A introdução da obra é feita por Rubens Portella e a cronologia feita por Simone Landal e Andre Rigati.

Sobre a artista 
Carla Vendrami nasceu em Ponta Grossa, em 1962. Mudou-se para Curitiba em 1979 para estudar Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, entre 1980 a 1983. Em 1981 tem sua primeira obra exposta no 25º Salão de Artes Plásticas para Novos, em Curitiba. A partir daí, Carla participa de inúmeros salões de arte importantes até mudar-se para Milão, Itália, onde estuda História da Arte e Pintura na renomada Accademia di Belle Arti di Brera. Nessa época, conhece Luciano Fabro, expoente da arte povera com quem troca várias experiências e conhecimentos artísticos. Ainda na Itália, teve obras incluídas em eventos que mapearam os artistas mais atuantes da década passada, como a exposição Anni 90 e o livro Nuova Scena, Artisti Italiani degli Anni 90. Também foi lembrada em artigos de revistas especializadas como a Flash Art e a Art Vision.



Retorna ao Brasil em 1999 onde ingressa como professora e pesquisadora na Universidade Tuiuti do Paraná, atuando no curso de Artes Visuais. Em 2003 conclui Mestrado em Comunicação e Linguagens. Entre 2003 e 2007 dedica-se à produção de trabalhos em seu atelier em Curitiba e à docência.

Em 2008 inicia o projeto para um catálogo – que viria a tornar-se esse livro – aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura. Em 2009 dedica-se à realização da obra, deixando grande parte do material finalizado. Em julho de 2009, no auge da maturidade artística, morre em razão de uma doença rara de intestino.

Em 2010, familiares e amigos dedicam-se a finalização do catálogo, que evoluiu para um livro mais completo, uma verdadeira homenagem à contribuição de Carla às artes plásticas paranaense.

O lançamento livro Carla Vendrami – TRAJETÓRIA , dia 16 de Março, a partir das 19 horas, no Museu da Gravura, Centro Cultural Solar do Barão, Rua Presidentente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro - Curitiba. Mais informações pelo telefone (41)3321-3240.

Eu mesma na década de 80, fotografei na casa da mãe da artista em Curitiba, algumas obras/objetos da artista, a pedido dela e de Eliane Prolik.

Nenhum comentário: