domingo, 17 de abril de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 8º FESTIVAL DE CINEMA DE MARINGÁ

Abertas as inscrições para o 8º Festival de Cinema de Maringá 2011.


Estão abertas as inscrições para o 8º Festival de Cinema de Maringá, que será realizado entre os dias 20 e 27 de Maio, com o tema “Cinema e Educação”.

Podem concorrer produções nacionais de curtas e longas metragens de 35mm e digitais, ficção, documentários, animações e experimentais. Em 2010 foram inscritos 212 filmes, 183 curtas e 29 longas, dos quais 37 foram selecionados.

As inscrições começaram neste dia primeiro de Abril e seguem até o dia 29 abril. Para participar os produtores e cineastas interessados devem acessar o site: http://www.festcinemaringa.com.br/ , ler o regulamento e proceder de acordo com as instruções do link “Mostra Competitiva”.

O 8º Festival de Cinema de Maringá segundo os organizadores Pery de Canti e Inez Petri é uma grande oportunidade para os produtores brasileiros divulgarem seus trabalhos. Em 2010 cerca de 15 mil pessoas participaram de todas as atividades oferecidas pelo Festival e assistiram aos filmes da Mostra Competitiva e votaram em seus preferidos. A expectativa de aumento de público é da ordem de 40%.

O Festival terá a Mostra Competitiva 35mm e Digital em todas as suas unidades de exibição. Paralelamente ao evento principal serão realizadas oficinas de Cinema (Roteiro, Direção, Produção de Curtas e Montagem), debates com eixos temáticos: Lei do Direito Autoral, Lei Rouanet & Procultura, Distribuição & Exibição, Cinema & Educação e Jornalismo Cultural, Mostra Infanto-Juvenil e Mostra Paralela, que ocorrerão em cinco cidades vizinhas a Maringá: Nova Esperança, Mandaguaçu, Castelo Branco, Alto Paraná e Mandaguari. Todas as atividades do Festival são inteiramente gratuitas, sendo necessário a verificação classificativa dos filmes.

Tradicionalmente o Festival também faz uma homenagem a nomes de destaque nacional na área de cinema. Já receberam essa homenagem as atrizes Letícia Sabatella, Eva Wilma, Zezé Motta, Italla Nandi e Simone Spoladore, os atores Stepan Nercessian, Ary Fontoura e Chico Diaz, e os Cineastas Zelito Viana, Cacá Diegues, Iberê Cavalcanti, Walter Carvalho e Julio Bressane.
O 8º Festival de Cinema de Maringá, conta com o Patrocínio Âncora da VIAPAR, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, apoios culturais do Ministério da Cultura, Sol Propaganda, Gráfica Midiograf, Maringá Convention Visitours Bureau, Hotel Cidade Verde, Hotel Príncipe, Jornal O Diário, CBN Maringá, Maringá FM, Associação Comunitária do Jardim Alvorada, Associação Comunitária de Santo Antônio, apoios institucionais da UEM – Universidade Estadual de Maringá, ACIM, AVEC, Secretaria de Cultura de Maringá, SIAPAR, MIS/PR, Prefeituras de Mandaguarí, Mandaguaçú, Castelo Branco, Nova Esperança e Alto Paraná.

Outras informações no site: http://www.festcinemaringa.com.br/

Nenhum comentário: