segunda-feira, 18 de julho de 2011

LUCIANO COELHO EXPLORA A ESTÉTICA DO FRIO

Explorando a estética do frio

Cineasta curitibano vai produzir um filme com artistas populares que retratam em suas obras a paisagem comum dos gelados pampas.
Um documentário para mostrar o trabalho e o pensamento de um conjunto de compositores de música popular do Sul do Brasil, da Argentina e do Uruguai, que compartilham o fato de representar em suas canções a paisagem comum onde vivem. Este é o tema do longa metragem “ A Linha Fria do Horizonte”, que o cineasta Luciano Coelho pretende rodar durante quatro semanas, com os artistas brasileiros Vitor Ramil e Marcelo Delacroix, Lucas Panitz e os uruguaios Daniel e Jorge Drexler, Ana Prada e o argentino Kevin Johansen.

Luciano embarca nesta segunda-feira, dia 18, (que tem tudo para ser gelada ), para uma jornada de quatro semanas pelas terras frias do Rio Grande do Sul, do Uruguai e da Argentina. Na bagagem, além de malas com roupas pesadas e quilos de equipamentos, uma grande vontade de desbravar esse território repleto de paisagens e pessoas que compartilham uma identidade comum, a latinidade . O cineasta vai documentar todos os shows que os seis artistas farão durante o mês, em vários lugares, (mas garante que não vai esgotar todas as filmagens nesses 30 dias), pois sua intenção é retratar essa identidade, tão familiar para os brasileiros através da figura popularizada do gaúcho, com seu mate nas mãos e seu poncho nas costas, e que carrega muito mais do que costumes e tradições em comum.

Para Luciano, essa “estética do frio” enfatiza um sentimento de pertencimento à terra, um reconhecimento através das paisagens planas do pampa e um conforto no clima frio que parece apontar, mais do que tudo, para aonde fica a casa. O projeto está sendo financiado pela lei municipal de incentivo à cultura e toda a jornada pode ser acompanhada via internet, através do site http://www.linhafria.com/

Legenda: Cineasta Curitibano Luciano Coelho.

Nenhum comentário: