segunda-feira, 17 de outubro de 2011

IKAROS DE MARC DUMAS

Livro de Marc Dumas - IKAROS
Editado pela Eidtora Tempo d'Imagem



Marc Dumas nasceu na França em 1955 e se formou em comunicação visual pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs. Designer gráfico, ilustrador e criador multimídia reconhecido na França, ele dirige desde 1983 a agência Tout Pour Plaire (http://www.toutpourplaire.com/) especializada na comunicação cultural.


A partir de 2002, ele desenvolve uma produção paralela em fotografia e artes plásticas. Nos últimos anos produziu várias séries fotográficas, dentre as quais duas foram realizadas no Brasil : “Porto da Barra”, publicado na França em 2009, e “Ikaros”, publicado em 2011 pela Editora Tempo d’Imagem.

O conjunto da produção autoral de Marc Dumas pode ser visto no seu site pessoal em http://www.mixmarc.com/.

Ikaros é a continuação lógica da pesquisa “na flor da água” iniciada por Marc Dumas durante a realização de seu primeiro livro intitulado “Porto da Barra”. Sempre na mesma praia, seu olhar se concentra desta vez em torno dos mergulhadores ocasionais que vêm se jogar espontaneamente na água do alto do trampolim do Porto da Barra em Salvador, na Bahia.

Para Marc, havia a vontade de fotografar sem compromisso, como Jacques-Henri Lartigue pedindo aos amigos um salto, um momento de ausência de gravidade, só para ver...

Quanto aos mergulhadores, eles garantem o espetáculo e a fotografia os promove talvez... mas bem mais importante é o prazer de driblar a lei da gravidade e flutuar no ar um lapso de segundo.

O resultado é uma série de instantâneos onde o gesto é a antítese do desempenho profissional. Não está em jogo o dever inarredável do profissional, a procura de uma nota 10 ou o tempo gasto em treinamento no ginásio, num trampolim, mas sim uma busca da felicidade e da liberdade. Ficar suspenso num equilíbrio improvável, numa posição incongruente, mas que não deixa de ter lá sua elegância, tanto da parte do mergulhador como do fotógrafo.


Ikaros
Editora Tempo d’Imagem, 2011
Formato 23 x 16,5 cm, 72 páginas, 44 fotos, capa dura.
ISBN 2-9514322-3-2
Edição limitada à 300 exemplares numerados e assinados.
Os 20 primeiros exemplares são acompanhados de uma tiragem 30 x 40 cm assinada e numerada de 1 a 20.

Nenhum comentário: