quarta-feira, 9 de novembro de 2011

OFICINAS NI BICECLETÁRIO DURANTE A CORRENTE CULTURAL

Bicicletário do Centro Cívico promove oficinas durante a Corrente Cultural

O Bicicletário Livre do Centro Cívico será palco de várias oficinas durante a Corrente Cultural de Curitiba. O local já foi palco de shows durante o final de semana da Virada Cultural, atraindo mais de 10 mil pessoas nos dois dias de evento. Agora, é a vez do trabalho dos oficineiros, que levam seus talentos à comunidade interessada.
A utilização de um espaço aberto ao público é fundamental para a Corrente Cultural, uma vez que estimula a interação entre pessoas, bem como entre o artista e seu público. Todos podem participar de oficinas que tratam de temas relevantes como a educação sócio-ambiental, o trabalho em equipe e o conhecimento corporal.

As oficinas acontecem de 9 a 12 de Novembro, das 15 às 17 horas.

OFICINAS
Quarta-feira, 09/11:
As oficinas têm início na quarta-feira (09) com o artista plástico Fernando Rosenbaum, que mostrará, em uma oficina de criatividade ao ar livre, como fazer uma cabana utilizando materiais recicláveis. O objetivo é desenvolver a criatividade lúdica e o trabalho coletivo. Uma oficina semelhante foi desenvolvida em Janeiro de 2011, quando foi construído um barco pirata a partir de galões de água.

Quinta-feira, 10/11:
A arte-educadora Juliana Luz apresenta sua oficina de criação de móbiles a partir de materiais recicláveis no Bicicletário do Bosque de Sofia na quinta-feira (10). O objetivo é ensinar como criar móbiles a partir de objetos recicláveis, buscando novas formas de utilizar estes materiais.

Segundo ela, o importante não é apenas o resultado, mas o próprio processo de trabalhar colaborativamente. Durante a criação também é possível refletir sobre questões ambientais como a produção e o acúmulo do lixo. Mesmo com ênfase no processo, a estética não é deixada de lado e os móbiles produzidos na oficina serão expostos no próprio bicicletário, enfeitando a cidade.

Um trabalho semelhante é feito pela educadora nas escolas em que trabalha, conscientizando os jovens da importância do consumo sustentável, ao mesmo tempo em que cria atividades recreativas. Como referências, a artista menciona dois artistas curitibanos conhecidos por seus trabalhos com materiais recicláveis: Efigênio Rolim e Hélio Leites, que também transformam o “lixo que não é lixo” em arte.

O material para a criação dos móbiles estará disponível no Bicicletário, mas nada impede que os participantes levem seus próprios objetos para transformá-los em arte. A oficina está aberta a todos.

Sexta-feira, 11/11:
Nem só de música se faz a Corrente Cultural. Espaços como o Bicicletário Livre do Centro Cívico abrigam, além de shows, oficinas para toda a família. Na sexta-feira (11), Goura Nataraj e Elenice Guimarães ministram uma oficina de yoga para pais e filhos. Com a finalidade de promover conscientização corporal e afetiva através desta prática milenar, os instrutores preparam atividades que podem ser realizadas por todas as idades.

Além de meditação, estão planejados também exercícios de alongamento, respiração e postura que visam trabalhar tanto o corpo quanto a mente. Goura, que é filósofo e estudioso e praticante da yoga há 17 anos, explica que não será uma aula formal, mas uma vivência, uma conscientização corporal. A experiência já foi testada com sucesso no ano passado, no mesmo espaço do Bicicletário.

Para Goura, a ambientação da oficina é um dos seus diferenciais; Segundo ele, trata-se de um espaço público ocupado por artistas e ativistas, onde o próprio yoga se insere como ferramenta de manifestação. Além disso, qualquer pessoa que se interesse pode observar e participar das atividades.

Sábado, 12/11:
O último evento a ser realizado no Bicicletário será a oficina ministrada pela artista Patrícia Valverde no sábado (12), das 15 às 17h. A oficina consiste na criação de um varal de poesias, que deverá ser criado coletivamente.

O objetivo é incentivar a produção auto-referencial através da escrita em suporte portátil e resistente, como trapos de tecidos ou panos a serem expostos no varal. Para isso, são usados materiais como fios, canetinhas e cola – todos disponíveis durante a oficina.

O processo geralmente começa com uma contação de história, para inspirar as criações. Nada impede, contudo, que as pessoas coloquem suas próprias mensagens poéticas no material. “As pessoas colocam suas ideias em bandeirolas e estas bandeirolas, por sua vez, são colocadas ao vento, ajudando a difundir a mensagem”, explica a artista.

Segundo Patrícia, a ideia do varal pode ser adaptada para as mais diversas situações e locais. No caso da oficina, o varal ficará exposto no próprio Bicicletário e será deixado espaço para que as pessoas possam dividir suas ideias mesmo após o término da oficina.


Serviço:Corrente Cultural no Bicicletário
Oficinas: 9 a12 de Novembro, das 15 às 17h
Bicicletário Livre do Centro Cívico - Bosque de Sofia
Na ciclovia ao lado do Rio Belém e a Praça Nossa Senhora de Salette
Entrada livre.

Nenhum comentário: