sábado, 9 de fevereiro de 2013

AS SESSÕES ESTREIA NO BRASIL

As sessões
O filme conta a história real de Mark O'Brien, interpretado por John Hawkes, não muito conhecido por aqui, mas com uma atuação impecável. Em 2010 ele foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante por Inverno da Alma. Mark é um escritor e poeta que quando criança teve poliomielite, que lhe deixou apenas com os movimentos da cabeça e o fez passar a maior parte da vida dentro de um aparelho chamado de pulmão de aço
Católico e muito religioso, Mark visita com frequência a igreja, onde mantém diálogos inusitados com o padre Brendan (William H. Macy, de Motoqueiros Selvagens – ótimo no papel de beato). Numa dessas conversas ele pede autorização do padre para contratar uma profissional e ter sua primeira relação sexual, já que sem isso se sente um homem incompleto.
Autorizado pelo religioso, ele começa a fazer terapia sexual e é indicado a contratar os serviços de Cheryl Cohen Greene (vivida por Helen Hunt – vencedora do Oscar em Melhor Impossível), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo. O filme é baseado no livro homônimo que conta a trajetória profissional de Cheryl. Mark foi um de seus pacientes.
Helen Hunt, como sempre está ótima, agora John Hawkes está brilhante. Com tão poucos recursos corporais ele consegue passar as emoções que vive em cada cena. Fica difícil entender como ele não levou o Globo de Ouro, mesmo reconhecendo o talento de Daniel Day Lewis (que ficou com o prêmio por interpretar o presidente americano Lincoln). Hunt perdeu para Anne Hathaway de Os miseráveis.
O filme do diretor Ben Lewin não se propõe a contar a trajetória heróica de Mark, nem tão pouco fica detido na história de Cheryl. Passa de forma delicada por ambas, mostrando dilemas de seres humanos, suas limitações, anseios, conquistas e amores.
No Brasil o filme tem estreia prevista para 15 de Fevereiro de 2013.
Legenda: Cheryl Cohen Greene interpretada por Helen Hunt.

Nenhum comentário: