terça-feira, 2 de abril de 2013

FRONTEIRA NORTE - APROXIMANDO A AMAZÔNIA NO SESC BOULEVARD

Projeto “Fronteira Norte” chega ao Sesc Boulevard
 
Com o objetivo de compartilhar com o público algumas histórias, contribuições e experiências do Acervo Fotográfico da Primeira Comissão Demarcadora de Limites - PCDL, o Centro Cultural Sesc Boulevard traz em sua programação de aniversário de 3 anos, a exposição “Fronteira Norte – aproximando a Amazônia”, com vernissage marcado para o dia 04 de abril, às 20h.
As imagens integram a mostra abrangem as décadas de 1920 a 1970 e fazem parte do livro "Fronteira Norte: demarcando e aproximando a Amazônia”. Além das fotografias, equipamentos utilizados durante as missões demarcatórias integram a exposição, contando parte da história construída pelos trabalhadores responsáveis pelo desbravamento, demarcação e definição do território nacional.
 
Segundo o fotógrafo e pesquisador Patrick Pardini, “a produção fotográfica da Comissão foi concebida como um trabalho de documentação visual (ao lado da produção cinematográfica, que também existiu) das suas atividades, especialmente as grandes campanhas demarcatórias da Fronteira Norte, principal atribuição da PCDL”. Para a seleção das imagens que compõem a amostra foi levada em conta a sua acuidade artística, uma qualidade propriamente fotográfica (fotografia enquanto linguagem, meio de expressão).
 
 
 
 
 
           
         Belém foi eleita para sediar - a partir de 1928 - a Primeira Comissão Demarcadora de Limites, essa escolha certamente decorre da sua “posição estratégica e histórica". A contribuição do Projeto é importante por ampliar o conhecimento sobre a Amazônia e a respeito dos expedicionários que vieram se aventurar na região, bem como buscar a compreensão e reflexões sobre a realidade amazônica.
 
           Além da exposição, na sexta-feira, às 19 horas, dia 5 de Abril lá mesmo no Sesc se realiza a palestra sobre o “Acervo Fotográfico da Primeira Comissão Demarcadora de Limites”, com Patrick Pardini.  Nela Patrick falará sobre sua experiência com o acervo fotográfico da Comissão, fazendo uma leitura pessoal das imagens e buscando suscitar novas pesquisas.
 
SERVIÇO:  Exposição Fotográfica “Fronteira Norte - Aproximando a Amazônia"
Abertura: 04 de Abril de 2013, às 20h.
Visitação: até 12 de Maio de 2013
Horário: 10 às 19h
 
Palestra com Patrick Pardini sobre o Acervo fotográfico da Primeira Comissão Brasileira Demarcadora de Limites
Data: 05 de Abril de 2013
Horário: 19h 
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas).
Informações: (91) 3224-5305/5654 (Marcio Campos - Centro Cultural SESC Boulevard)    (91) 4005-9584 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/ SESC /SENAC-PA).

Nenhum comentário: