sexta-feira, 12 de abril de 2013

OLHAR BRASILEIRO EM TERRAS DE PORTUGAL

 
O resgate das relações afetivas e as trocas culturais entre Brasil e Portugal, gravadas na arte da fotografia, povoam a exposição coletiva “Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas”, que tem início às 19 horas da próxima quinta-feira (18), no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba. Participam da mostra os fotógrafos Flávio Damm (1928 – Porto Alegre/RS), Orlando Azevedo (1949 – Açores/Território Autônomo da República Portuguesa), Nilo Neto (1975 – Curitiba/PR) e Pedro Vieira (1983 – São Paulo/SP), que prestigiam a abertura do evento. A exposição permanece aberta ao público até o dia 9 de junho de 2013, com entrada franca.
 
“Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas” integra o Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, dentro das comemorações do Ano Portugal no Brasil, que começou no segundo semestre de 2012. A exposição, com curadoria da artista visual e pesquisadora Milena Costa, reúne diferentes gerações de fotógrafos brasileiros que registraram Portugal em sua pluralidade. Ignorando fronteiras, os trabalhos revelam experiências e análises dos fotógrafos em momentos distintos da história portuguesa. Damm e Azevedo visitaram Portugal em diversos momentos de suas vidas e carreiras. As imagens escolhidas para a mostra foram realizadas desde 1980 até 2013.


 
Nilo Neto contribui com retratos do cotidiano português, captados em sua última viagem àquele país, em 2011. Pedro Vieira apresenta imagens obtidas durante o Ano Portugal no Brasil, quando percorreu várias cidades portuguesas na expedição “Fronteiras da Latinidade”, desenvolvida entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
 
A participação desses fotógrafos em uma única mostra nos permite não só perceber a cultura portuguesa por meio do olhar ‘estrangeiro’ e brasileiro, mas também construir pontes entre as produções de gerações de fotógrafos que atuam no Brasil”, destaca a curadora Milena Costa, doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e especialista em História da Arte Moderna pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
 
Os fotógrafos – Colocando lado a lado visualidades e técnicas distintas de fotografia, a exposição “Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas” reúne profissionais de reconhecido talento. Flávio Damm teve seu primeiro contato com a fotografia em 1939, aos 11 anos de idade, quando ficou impressionado com as imagens de guerra nos jornais. A curiosidade de menino o levou a questionar sobre quem realizava as fotografias e permitiu que muito cedo escolhesse a profissão de fotógrafo. Damm foi fotógrafo da revista Cruzeiro e dedica grande parte de sua obra ao fotojornalismo. Portugal foi e continua sendo tema de grande parte de suas fotografias, as quais registram o instante bressoniano.
Orlando Azevedo vive no Brasil desde 1963 e dedica-se profissionalmente à fotografia documental em projetos especiais e à criação autoral em seu estúdio, em Curitiba. O olhar de Orlando sobre Portugal reflete a percepção de alguém que não mais pertence aquele lugar, mas que possui suas memórias relacionadas àquelas terras.
O curitibano Nilo Neto rodou o mundo com a sua câmera fotográfica. Suas lentes clicaram as ruas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Paris, Londres, Nova York, Madri, Barcelona, Lisboa, Frankfurt, Milão, Roma, dentre outras. Suas imagens buscam as particularidades e os momentos que refletem as sutilezas de vidas aparentemente massificadas.  

O paulista Pedro Vieira reside em Curitiba e é aqui que vem construindo sua carreira como fotógrafo. O foco de suas lentes está nas questões que envolvem a latinidade, percebida como identidade cultural que permeia todos os continentes. Sua expedição fotográfica intitulada “Da América para as Américas” documentou as culturas da América Latina e o imaginário revolucionário local. No projeto “Fronteiras da Latinidade” captou imagens da identidade latina no sul da Europa e no norte da África, resultando em trabalhos que integram a mostra "O Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas".
 
Serviço: Exposição fotográfica "Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas", com trabalhos de Flávio Damm (1928 – Porto Alegre/RS), Orlando Azevedo (1949 – Açores/Território Autônomo da República Portuguesa), Nilo Neto (1975 – Curitiba/PR) e Pedro Vieira (1983 – São Paulo/SP).
Local Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).
Data: de 18 de Abril (abertura às 19h) a 9 de Junho de 2013.
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h.
Entrada franca.

Nenhum comentário: