quinta-feira, 11 de julho de 2013

PAPO DE FOTOGRAFIA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

 
Fotógrafo Christian Cravo, que está em cartaz com a mostra “Nos Jardins do Éden”, fala sobre sua vida e sua obra


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 17 de Julho, palestra do fotógrafo Christian Cravo, cuja exposição fotográfica “Nos Jardins do Éden” está em cartaz na galeria da CAIXA Cultural. O fotógrafo vai falar sobre o trabalho apresentado na mostra, sua experiência artística no Haiti e quais foram os métodos de escolha dos temas, sendo que o projeto aborda a cultura do povo haitiano revelando a inseparável relação entre os indivíduos e os rituais místicos do país. Além disso, Cravo vai abordar sua mais nova produção fotográfica, que está sendo realizada na África. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h.

 

Nos Jardins do Éden:
A exposição conta com 49 fotos em preto e branco, produzidas ao longo de mais de 20 viagens do fotógrafo ao Haiti, desde 2001. Nesse trabalho, Cravo procura investigar os rituais dos peregrinos do vodu, religião oficial do país, passando por locais como a Grota de São Francisco de Assis, uma cova histórica na qual são feitas as oferendas, e as cachoeiras de Sodo, ao norte do que agora são as ruínas da cidade de Porto Príncipe. Além das fotografias, o público pode conferir a projeção “Testemunho do Silêncio”, sobre o terremoto devastador que assolou o Haiti em 2010, e que representa um total estado de destruição em contraponto às fotos, que registram a grande fé e religiosidade do povo haitiano.

Christian Cravo:
Nascido em 1974, Christian cresceu em Salvador. Aos sete anos, seguiu com a mãe para a Dinamarca e, durante os anos seguintes, viveu um intercâmbio constante entre o seu país de origem e sua nova casa. Aos 17 anos, voltou para o Brasil e viajou pelo sertão nordestino, em um processo de imersão que o fez descobrir a fotografia como veículo para conhecer o mundo.

Christian já recebeu prêmios do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Mother Jones International Fund for Documentary Photography, uma bolsa de estudos da fundação Vitae e a bolsa de estudos da Fundação John Simon Guggenheim para sua pesquisa sobre o nordeste brasileiro. Foi nomeado para o prêmio Paul Huff (Holanda 2007) e indicado para o Prix Pictet (Reino Unido/Suíça 2008), a mais importante premiação voltada para temas sobre sustentabilidade na fotografia, sendo o único fotógrafo sul americano a participar. Publicou “Irredentos” (2000), retratando a vida e a fé no sertão brasileiro, “Roma noire, ville métisse” (2005), sobre a cultura negra no estado da Bahia, e “Nos Jardins do Éden” (2010). Seu último projeto editorial, “Exú Iluminado”, é a retrospectiva sobre o seu avô, o escultor Mário Cravo Júnior.


Serviço: Palestra com Christian Cravo
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 17 de julho de 2013 (quarta-feira)
Hora: 20h
Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes).

Nenhum comentário: