quinta-feira, 22 de agosto de 2013

AMAURI MARTINELI EXPÕE FOTOGRAFIA: " Arte enCena" em MARINGÁ



Está aberta ao público na Galeria de Arte do Shopping Avenida Center, em Maringá, a exposição fotográfica “Arte enCena”, do fotógrafo paranavaiense Amauri Martinelique fica aberta à visitação até o dia 15 de Setembro. A exposição fotográfica é uma compilação de registros de dezenas de espetáculos realizados em Paranavaí nos últimos anos. Em cada imagem, o especialista em fotografar espetáculos de arte, transmite emoção e beleza testemunhal que envolve precisão e sensibilidade. “São fotos de eventos de dança, música e teatro. Normalmente, tento captar aquele detalhe que passa despercebido pela maioria, afinal, é o que torna uma imagem singular”, afirma Martineli que considera imprescindível a união da técnica com a experiência sensorial.

O fotógrafo conta que o amor pela fotografia foi despertado em 2005, quando participou de uma oficina de fotografia em preto e branco com a jornalista e reporter de imagem Alice Varajão, conhecida como a fotógrafa dos artistas na capital parananse (a fotojornalista vive há 30 anos na cidade). “Eu já fotografava, mas normalmente à toa. Depois da experiência, peguei gosto pela coisa e decidi me aprofundar e me aperfeiçoar”, explica. Atualmente, Amauri Martineli se destaca pelo simples fato de ter a técnica e a percepção necessárias para registrar boas fotos até mesmo em locais de visibilidade ruim.
Em vez da plasticidade dos estúdios, Martineli prefere a essência e a naturalidade momentânea. “A foto precisa nascer da espontaneidade porque é isso que as pessoas mais gostam de ver. Precisamos emocionar sem precisar transparecer artificial”, comenta. Aficionado por fotografia, Amauri declara que quando está sem a câmera fotográfica apela para um piscar de olhos. “Tento guardar a imagem na memória. Quem sabe sirva como referência para uma foto futura”, enfatiza.   



A mostra com 16 fotos 40x60 cm retrata com sensibilidade espetáculos de dança, música e teatroque passaram recentemente pelo Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, de Paranavaí.
 

A exposição “Arte enCena” é promovida pelo Shopping Avenida Center em parceria com a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Turismo, fica aberta a visitação durante o período de funiconamento do Shopping, conta com a curadoria de Ailton Souza dos Santos. O apoio cultural é do Foto Minasse. (Por David Arioch, da Fundação Cultural).
Serviço: Até 15 de Setembro no Shopping Avenida Center,
Av. São Paulo, Maringá - PR | Telefone:(44) 3033-7000.
________________________________________________________________
Alice Varajão, esta jornalista teve o prazer de conviver com o então jovem Diretor da Fundação Cultural de Paranavaí. Pois, logo percebi sua avidez e o olhar de Amauri, em uma conversa na época no então teatro recém inaugurado no Município; e o gestor cultural, sempre disposto a andar nas tardes quentes da cidade. Me acompanhou na montagem do laboratório P&B que montamos especialmente pra a Oficina de Fotografia, na antiga Casa de Cultura.
Tenho excelente lembrança da convivência e apoio que recebi na ocasião.
Hoje para mim ao ver compartilhado no Facebook, a matéria na edição do jornal O Diário do Norte (edição de 17/08/2013) me sinto orgulhosa dos tempos das Oficinas de Fotografia promovidas pela SEEC - Secretartia de Estado da Cultura. Para minha memória e marcas do tempo. 
______________________________________________________________

Um comentário:

José Vitor disse...

Sempre em todo o tempo que caminho vejo que fazemos o que nos dá prazer ficamos felizes e dividimos a alegria de nosso trabalho com quem gostamos, assim vamos vivendo alegres e felizes, com estas partilhas são verdadeiros Presentes sem tempo de Validade , Parabéns beijos aos que fazem com prazer do Vitor.