quarta-feira, 21 de agosto de 2013

VILMA SLOMP LANÇA LIVRO CURITIBA CENTRAL


Curitibana de coração, a fotógrafa Vilma Slomp lança no dia 31 de Agosto o livro CURITIBA CENTRAL no seu atelier em Curitiba, junto com uma exposição de fotografias. Desde o final dos anos 70 até os dias atuais, com seu olhar apurado, a artista fotografou o centro da capital paranaense, evidenciando as profundas modificações sofridas pelo espaço urbano ao longo deste período.

São 244 fotografias em preto e branco em 384 páginas que provocam sensações distintas ao leitor, como se existissem várias cidades em um mesmo espaço. O trabalho fotográfico tem como referência o anel central determinado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, formado pela Avenida Sete de Setembro até a Alameda Augusto Stellfeld, e da Rua Desembargador Motta até a Rua Ubaldino do Amaral.

A obra permite uma viagem no tempo e na memória, a arquitetura de madeira do século passado que remete à colonização e as modernas construções estão retratadas em detalhes. “Curitiba e eu crescemos e mudamos juntas. Registrei detalhes e construções importantes da história, como o Café Alvorada e o Museu Paranaense. O observador resgata nas fotografias o patrimônio urbano que remete a diferentes épocas da nossa cultura e ajuda a entender a Curitiba do centro atual”, afirma Vilma. O livro apresenta ainda 12 fotografias panorâmicas, impressas no tamanho 0,27m x 1,07m, tornando os registros mais completos e enriquecedores.


 
SERVIÇO:  Lançamento – Livro CURITIBA CENTRAL
Data: 31/08/2013 - sábado
Horário: 11h às 16h
Local: Atelier de Vilma Slomp e Orlando Azevedo
Endereço: Rua Júlia Wanderley, 161, Mercês, Curitiba/PR
Mais informações: www.vilmaslomp.com.br


 
 
SOBRE VILMA SLOMP
Suas obras estão em acervos de importantes museus nacionais e internacionais.
EUA: Worcester Art Museum, Fogg Art Museum/Harvard University Art Museum, em Cambridge; International Center of Photography, em New York.
França: Musée Français de la Photographie, Paris.
Cuba: Museu Wilfredo Lan e Foto Cuba.
Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, Biblioteca Nacional e Museu Nacional de Belas Artes.
São Paulo: Museu de Arte de São Paulo e Museu de Arte Moderna.
Paraná: Museu de Arte Contemporânea e Fundação Cultural de Curitiba.

Livros de fotografias publicados
Vísceras em Vice Versa (2006) – textos: Décio Pignatari, Diógenes Moura e Vilma Slomp

Ilusão (2001) – textos: Agnaldo Farias e Vilma Slomp

Dor (1998) – textos: Angelica de Moraes, Carlos Harmath e Vilma Slomp

Feliz Natal (1996) - textos: Rubens Fernandes Jr. e Mai Nascimento

Prêmio - International Hasselblad, 1998
* Natural de Paranavaí, estudou na adolescência desenho e pintura com Guido Viaro na Escola de Música e Belas Artes do PR, formada em 1975 em Administração de Empresas pela Fundação Estudos Sociais do Paraná e pós-graduação em História da Arte do Século XX, 1999/2000, na EMBAP; é autodidata em fotografia.

Definiu a forma de apresentar seu trabalho refletindo seu pensamento nas artes, política e cultura de sua época, construindo imagens que transitam sua reflexão filosófica da vida e da natureza à morte, através de elementos como a palavra, poesia, incisões, colagens e recortes. Em 1980 realizou sua primeira exposição, “Foto Mulher”, que reunia 50 retratos femininos, e em 1983 montou a exposição CURITIBA CENTRAL na Galeria Funarte, sendo que algumas das imagens expostas na época estão no livro.

Nenhum comentário: