sexta-feira, 9 de agosto de 2013

SOLITUDE DE MAURICIO VIEIRA NO MUSEU DA FOTOGRAFIA


Mostra “Solitude” traz a beleza do dia a dia para o Museu de Fotografia

Pelas lentes do fotógrafo Mauricio Vieira o espectador fará uma viagem imagética rumo à paz interior, guiada pelas 13 imagens Fine Art que abordam várias fases da vida humana. A mostra individual “Solitude” terá abertura no Museu da Fotografia (Solar do Barão) no dia 15 de Agosto e ficará em exibição até 22 de Setembro.

O fotógrafo paulistano, radicado em Curitiba, propõe uma reflexão sobre o isolamento voluntário para se obter a paz interior. “O discurso imagético abrange desde a nossa concepção, infância e os medos, trabalho e o coletivo”, afirma. Vieira explica que a mostra traz também as fases reflexivas pelas quais as pessoas passam e ele revela as suas próprias conquistas nesse campo: “A luz como entendimento, o renascimento como presente, a não-comparação, o encontro com a solitude e a plenitude para seguir a vida”, declara o fotógrafo.

As imagens de “Solitude” são fruto de uma fase de trabalho, iniciada a dois anos, que inclui  o aprofundamento de estudos em Pós-graduação em fotografia na Universidade Tuiuti e da própria característica da natureza do  trabalho do fotógrafo. “Acredito que a solitude está presente na maior parte dos fotógrafos, a busca pela imagem que nos conforte e traga a paz do dever comprido. Desde que iniciei a fotografar a ausência de pessoas é uma característica do meu trabalho”, observa.

Vieira explica que quer chamar atenção do espectador para duas reflexões. “A beleza que há no dia a dia e que passa desapercebida dos olhares apressados. E a segunda a respeito da relevância do   trabalho em tudo que se faz e que sem ele nada conquista-se, inclusive a solitude”.

Exposição “Solitude” e Bienal Curitiba 2013
A exposição surgiu a convite da diretora do Museu de Fotografia, Ana Luisa Vaz, diretora do Museu da Fotografia e fará parte do calendário da Bienal de Curitiba 2013 que iniciará no final de agosto.

Mauricio Vieira ressalta a relevância da Bienal de Curitiba 2013 para o cenário artístico curitibano: “É um movimento artístico muito importante  com  três meses  de exposições  - de  31 de agosto a  01 de dezembro  -  que  incorpora em seu calendário variadas atividades artísticas que acontecem na cidade,  é o caso da exposição  Solitude”, observa.

A mostra “Solitude” tem um significado singular para Mauricio Vieira: “Expor no primeiro museu de fotografia da América Latina é importante para qualquer fotógrafo. Será também um reconhecimento do meu trabalho atual. A conquista de cada degrau nos dá tempo para agradecer”.

Solitude e as tendências de design de ambientes
Outro objetivo desse projeto é levar a poesia das imagens “Solitude” – assunto apontado como tendência no design e decoração para 2014, em palestra sobre tendências 2014 (apresentada no evento Ponto de Encontro Profissionais de Marketing, último mês de julho, promovido pela  Ponto Pessoal) - para  uso na decoração de residências e ambientes corporativos.

As imagens Fine Art da mostra “Solitude” estarão à venda e  terão um conceito de pequena tiragem para colecionador/galerista: são três formatos  com tiragem total de 18 reproduções, sendo 5 + 1 PA (prova do artista) para cada tamanho. Informações por telefone (41)3344-9084 / (41) 9671-6689 e pelo e-mail contato@mauriciovieira.com.br

Galeria virtual on-line em Setembro
À exemplo da tendência de fotógrafos em São Paulo, Vieira comercializará fotografia Fine Art em tiragens acessíveis a novos colecionadores e apreciadores de arte e fotografia. A galeria virtual idspace.com.br comercializará Fine Art de fotógrafos.

O fotógrafo relata que o projeto da loja de fotografia Fine Art, está em desenvolvimento  há um ano. “Este período foi importante para dar novo redirecionamento, valorizando ainda mais a questão da acessibilidade com qualidade. Sem a tiragem limitada tornamos os preços mais acessíveis voltada para o segmento de decoração”, diz Vieira.

Sobre o fotógrafo 
O fotógrafo está radicado há quatro anos em Curitiba e profissionalmente divide-se entre a capital paranaense e São Paulo. Na última década, Vieira atuou na área de design gráfico para principais empresas do segmento – Walt Disney, Warner, Coca-Coca, TV Cultura, entre outras. Em 2012, ele expôs a mostra itinerante “Av. Paulista, alma paulistana” de agosto a dezembro de 2012, em diversas estações do Metrô e Galeria da Livraria Cultura na capital paulistana.

Vieira integra o grupo “Por falar em fotografia”, um grupo que reúne-se quinzenalmente, dentro do próprio Museu da Fotografia, com a participação de vários fotógrafos, na maior parte novos talentos, cujo  propósito é o  de falar sobre fotografia, divulgar o que está sendo produzido, para que o público em geral possa ampliar a consciência do papel da fotografia enquanto linguagem e arte.  O espaço tem na coordenação Ana Luisa Vaz, diretora do Museu da Fotografia.

Ficha Técnica: Mostra “Solitude” do fotógrafo Mauricio Vieira
Galeria do Museu da Fotografia (Solar do Barão) - (41) 3321-3260
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba
Quando: 15/08 a 22/09, das 9h às 12h,das 13h às 18h
Vernissage de abertura: 15/08, às 19 horas
Entrada franca.

Créditos da exposição
- Fotógrafo: Mauricio Vieira
- Curadoria preliminar: Adriana Chiquetto (Vice-presidente da Ordem Filosófica Vidya Yoga),responsável pela  pré-curadoria para validação do tema “Solitude” com o discurso imagético.
- Convite para mostra no Museu e curadoria das imagens finais: Ana Luisa Vaz
- Apoiadores: Alberto Dy da Aphoto (referência em impressões de fotografia Fine Art do Brasil e apoiador da exposição, sendo o responsável pelas ampliações), Ordem Filosófica Vidya Yoga, iD Space Art|Decor e Adega Boulevard.

Mauricio Vieira Facebook: https://www.facebook.com/mauriciovieirax 

Nenhum comentário: