quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

RICARDO ALMEIDA EXPÕE NA CINEMATECA

O fotógrafo Ricardo Almeida abre nesta quinta-feira (12), às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba, a exposição Arquitetura da Resistência, que reúne 30 fotos feitas em Curitiba e Região Metropolitana. A exposição integra a mostra Cinema e Arquitetura da Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná.

As fotos são panorâmicas, em preto e branco, e tem grandes dimensões.Medem 50 centímetros de altura, com tamanhos que variam até 2,7 metros. De acordo com Almeida, ele teve a ideia da exposição quando fez um trabalho para a Cohab-CT, registrando assentamentos irregulares em seis bacias geográficas da capital paranaense (Atuba, Ribeirão dos Padilha, Barigui, Belém, Iguaçu e Formosa), além de áreas nos afluentes das mesmas. “O que me chamou a atenção no primeiro momento foi a forma como as pessoas adaptam as casas ao ambiente em que vivem. Daí a opção pelo registro em fotos panorâmicas”, disse.

Outro aspecto que chamou a atenção do fotógrafo se refere ao interior das residências. “A decoração evidencia, de maneira muito forte, os valores culturais das pessoas que ali residem. Em praticamente todas as casas estão, em destaque, fotos de família, imagens religiosas e times de futebol”.

O evento é organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento do Paraná, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Paraná, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. A Semana marca o Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de Dezembro.

SERVIÇO: Exposição: Arquitetura da Resistência, do fotógrafo Ricardo Almeida
Data: 12 de Dezembro às 20h
Visitação até 18/12, das 14h às 22h
Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 - Alto São Francisco - Curitiba.
Entrada franca.



Nenhum comentário: