quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA BIENAL EXIBE MAIS DE CEM FILMES

 Mostras Panorama do Cinema Mundial e Panorama do Cinema Brasileiro apontam caminhos do cinema atual 

Na edição deste ano, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) leva ao público o Panorama do Cinema Mundial e Panorama do Cinema Brasileiro, seleções que reúnem filmes de diretores que já demonstraram excelência ao longo de suas carreiras e obras que mostram os novos caminhos da juventude da sétima arte.

Com a curadoria assinada por Sérgio Alpendre, crítico de cinema e jornalista, a programação do Panorama do Cinema Mundial inclui produções importantes e que merecem ser vistas pelo público. São obras de diretores de diversos países, como O Sétimo Código (Kiyoshi Kurusawa, Japão), Dois Disparos (Martín Rejtman, Argentina), Pessoas-Pássaro (Pascale Ferran, França) e a estreia mundial de Dois Casamentos, do brasileiro Luiz Rosemberg Filho que teve todos os seus filmes censurados durante a ditadura e volta em 2014 depois de um longo período fora do circuito. Rosemberg participa de um debate sobre o cinema brasileiro na quinta (6/11) às 16h na Cinemateca de Curitiba.

Dois Casamentos.
O Panorama do Cinema Brasileiro inclui curtas e média-metragem que refletem sobre diálogos cinematográficos entre as obras, além de explorar a transversalidade das linguagens, formatos e temas. Alguns filmes desta mostra são Frineia, de Aline Portugal, A Premonição, de João Gabriel Paixão, e Reconciliados, de Pedro Faissol, além do média Cartas de Ourinhos, de Joel Yamaji.
 

Indo além das exibições de filmes, o FICBIC organizou um debate com o curador Sérgio Alpendre e jornalistas convidados dentro do contexto do panorama do cinema mundial, que vai discutir os filmes selecionados e abrir um espaço de crítica e reflexão acerca dos rumos cinematográficos.

Mais do que um painel do que aconteceu nos festivais internacionais em 2013 e 2014, o FICBIC pretende apontar caminhos ainda pouco vistos e pensados dentro do cinema contemporâneo. As duas mostras acontecem entre os dias 3 e 8 de Novembro no Espaço Itaú de Cinema e na Cinemateca de Curitiba. Os ingressos são gratuitos e a programação completa está disponível no site do FICBIC.

Sobre o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba
Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal de Curitiba, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) passa a ser anual a partir de 2014. Serão mais de cem filmes exibidos entre curtas, longas e documentários nacionais e estrangeiros em uma programação totalmente gratuita. Além dos filmes, o festival conta com seminários, workshop, exposição de arte e ações sociais levando o cinema às escolas públicas. O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba 2014 é organizado pela Bienal Internacional de Curitiba em parceria com UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná, UFPR- Universidade Federal do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná e Ministério da Cultura do Governo Federal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre Sérgio Alpendre
Sérgio Alpendre é crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista. Colaborador da Folha de S.Paulo desde 2008. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA - USP. Coordenador do Núcleo de História e Crítica da Escola Inspiratorium. Oficineiro do programa Pontos MIS. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e o blog Chip Hazard (chiphazard.zip.net). Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa sobre cinema (2005-2008). Foi redator fixo da Contracampo (revista eletrônica de crítica de cinema (2000-2010). Escreveu para veículos importantes como Bravo, Foco, Movie, Filme Cultura, UOL Cinema e Cineclick. Foi curador das mostras Retrospectiva do Cinema Paulista e Tarkovski e seus Herdeiros, editando também os catálogos de tais mostras. Participa de seleções e júris em festivais de cinema, além de ministrar cursos de história do cinema e oficinas de crítica por todo o Brasil.
 
 

Serviço: Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC 2014
Data: de 28 de Outubro a 8 de Novembro
Entrada Franca
Locais: Cine Guarani (Portão Cultural), Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), Cinemateca de Curitiba, Sesc Paço da Liberdade, Auditório Brasílio Itiberê, Equipamentos do Portal do Futuro.
Patrocínio: Petrobras, Copel, Sanepar e TIM
Promoção: Gazeta do Povo, Mundo Livre FM e RPC TV  

Nenhum comentário: