sábado, 28 de março de 2015

MUSEU DA FOTOGRAFIA EXIBE COLETIVA NIKON Série F

O Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, no Solar do Barão, recebe a partir do próximo sábado (28) a exposição Coletiva Série F. A mostra reúne vinte fotografias feitas por profissionais brasileiros consagrados, idealizada e produzida pela equipe da DOC Galeria em parceria com a Nikon. A exposição é um resgate de registros de momentos marcantes em todo o mundo, feitos pelas lendárias câmeras da série F da Nikon, durante as décadas de 60 a 90.
Fotografia de Evandro Teixeira.
A exposição que é fruto de uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba e da Omicron – Escola de Fotografia apresenta fotos de esporte, moda, natureza, arquitetura, cidade, cultura e política, dos anos 60 até o fim da era analógica, dos fotógrafos Sergio Jorge, Klaus Mitteldorf, Bob Wolfenson, Armando Prado, Luiz Garrido, Luciano Candisani, Ana Carolina Fernandes, Edu Simões, Evandro Teixeira, Walter Firmo, Tuca Reines, Jorge Araújo, João Bittar, Juca Martins, Ignacio Aronovich, Paulo Vainer, Alexandre Belém, Rogério Assis, Juan Esteves e Egberto Nogueira.

A série F é um ícone das câmeras mono-reflex voltadas ao fotojornalismo brasileiro. "O que a Omicron faz junto com a Fundação Cultural de Curitiba e o Museu da Fotografia, é dar oportunidade para que os curitibanos entrem em contato com esse belíssimo trabalho e curadoria proposta pela DOC Galeria, de São Paulo, em que alinhava um pouco do panorama da fotografia brasileira através das câmeras da série F da Nikon. Também é uma forma de prestigiar essa ideia de convergir olhares por meio do aparelho fotográfico. Pois, é importante lembrar, que o aparelho é um elemento de linguagem, que traz marcas de realização para as imagens dos fotógrafos.”, afirma o fotógrafo e diretor da Omicron, Osvaldo Santos Lima.

Encontro com Luiz Garrido
Além da exposição, o sábado no Museu da Fotografia reserva um bate-papo com o fotógrafo Luiz Garrido, autor de uma das obras que compõem a mostra. Ele falará sobre a imagem analógica e contará um pouco de sua trajetória profissional desde o final da década de 60, quando produziu a foto de John Lennon exposta na Coletiva Série F.

Sobre as câmeras
As câmeras da série F são reverenciadas até os dias atuais quando o assunto é imagem analógica. O portfólio F-SLR inclui 95 câmeras – a primeira, nomeada de NIKON SP, começou a ser comercializada em agosto de 1957 e, o último modelo desta linha, a NIKON F6, foi apresentada em outubro de 2004.

Sobre a curadoria
Durante dois meses foi feito um levantamento nos arquivos de 20 renomados profissionais brasileiros. “Encontramos fotos incríveis sobre esporte, moda, natureza, arquitetura, cidade, cultura e política, dos anos 60 até o fim da era analógica, todas feitas com este equipamento”, explica Mônica Maia, da DOC Galeria.


Serviço:  Exposição: “Coletiva Série F”
Local: Solar do Barão/ Museu da Fotografia – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro – Curitiba (PR)
Abertura: 28 de Março de 2015 às 17h
Data: de 29 de Março, a 31 de Maio de 2015 (terça-feira a domingo)
Horário: Terça a sexta: 9h às 12h e 14h às 18h 
Sábado, domingo e feriado: 12h às 18h 
Segunda: não abre.
Ingressos: Entrada franca.
Informações: (41) 3252-1093 – Assessoria de Imprensa
(41) 3321-3240 – Museu da Fotografia
Classificação etária: Livre para todos os públicos.

Nenhum comentário: