segunda-feira, 22 de junho de 2015

MIMO ABRE INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DE CINEMA

A 12ª edição do evento será realizada em outubro e novembro e chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez 
  
O maior festival de música instrumental do país abre inscrições de 22 de Junho a 20 de Julho para o Festival MIMO de Cinema e  o Prêmio MIMO Instrumental. Para se inscrever acesse o  portal do festival www.mimofestival.com. Consagrado por trazer para cidades históricas brasileiras grandes nomes da música nacional e internacional, o MIMO também tem conceito em fomentar o gênero através de uma intensa programação.

O Festival MIMO de Cinema, realizado desde a primeira edição, reúne filmes que têm a música como protagonista. As inscrições estão abertas para a Mostra Panorama Brasil, que exibe filmes nacionais de produção recente, inéditos em circuito comercial. Os filmes são projetados nos pátios das Igrejas, em tendas, especialmente montadas, e em salas de cinema, sempre em sessões gratuitas. Evento único neste formato e gênero no país, o Festival Mimo de Cinema já exibiu uma safra de importantes produções nacionais como "Tropicália", de Marcelo Machado, ‘Cauby – começaria tudo outra vez”, de Nelson Hoineff, "Faroeste Caboclo", dirigido por René Sampaio, "Jards", com direção de Eryk Rocha e o documentário "Olho Nu", dirigido por Joel Pizzini e estrelado por Ney Matogrosso, que marcou presença durante o festival de 2013.

Parte integrante do MIMO desde o ano passado, o Prêmio MIMO Instrumental tem o objetivo de descobrir novos talentos da música brasileira. O edital selecionará músicos de 18 a 35 anos de todo o país para integrar a programação oficial. Podem se inscrever solistas ou grupos de instrumentistas formados por até cinco pessoas, com trabalhos autorais ou não, nas categorias de música clássica ou popular.  Em 2014, superando as expectativas, foram recebidas 346 inscrições e quatro atrações foram selecionadas para se apresentarem no mesmo  palco com grandes nomes da música mundial.

As inscrições e informações detalhadas para participar do Festival de Cinema e do Prêmio MIMO  Instrumental estão disponíveis no portal www.mimofestival.com

Este ano, o MIMO será realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro (13 a 15 de novembro) em espaços culturais que são patrimônio da cidade como o Parque Lage, o Museu da República, a Sala Cecília Meireles, a Igreja da Candelária e o Outeiro da Gloria. O festival também será realizado em  Paraty (2 a 4 de outubro) e Olinda (20 a 22 de novembro). 

MIMO 
O MIMO, em 2004, teve sua primeira edição em Olinda e já atraiu 880 mil espectadores em 300 concertos de grandes nomes do cenário cultural nacional e internacional como Buena Vista Social Club, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Toninho Horta, Chucho Valdés, Richard Bona, Egberto Gismonti e Richard Galliano.

Chega à 12ª edição como o maior festival de música instrumental do Brasil.  Realizado em cidades que preservam bens e valores culturais do país, oferecerá concertos em espaços do patrimônio histórico como igrejas, teatros, museus e praças nas cidades de Paraty, Rio de Janeiro e Olinda. Este ano, o festival também irá contar com  atividades em Ouro Preto e Tiradentes, no mês de outubro. 

Além das atividades realizadas, o MIMO deixa um legado por onde passa através da substancial Etapa Educativa. Com o objetivo de fortalecer a música instrumental produzida no país, esta fase do festival é composta por aulas, workshops, oficinas e máster classes ministradas pelos artistas convidados para o evento. As atividades também são gratuitas e até 2014 mais de 18 mil alunos já haviam sido beneficiados.


Nenhum comentário: