segunda-feira, 13 de julho de 2015

POÉTICA DA AUSÊNCIA, EXPOSIÇÃO DE JOHANNA LIESKOW E LU BRELESE

O Museu da Fotografia de Curitiba recebe exposição que remete à memória afetiva, a partir do próximo dia 15 de Julho.

Tema recorrente na fotografia documental contemporânea, a memória afetiva é tratada com delicadeza e intimidade nestes registros que se complementam. Os vestígios materiais de um espaço afetivo que se desmorona são tranformados em indícios daquilo que já não é, mas que persiste na lembrança, em uma espécie de arqueologia da ausência.



Memorial Rua dos Atiradores, de Johanna Lieskow, 25, é composto por 20 fotografias que tratam do espaço em transformação. A casa de tantas gerações, de tantas histórias construídas e inventadas, se desfaz lentamente diante da fotógrafa. A dor de contemplar o fim se dá através de um olhar silencioso, sutil, emotivo.




Relicário, de Lu Berlese, 44, é composto por 13 imagens que falam de um espaço quase arquetípico – a casa da avó. A morada da infância, dos sonhos, faz parte do imaginário de cada um e remetea um tempo infinito. A propostaé reconstruir simbolicamente um local que não existe mais. O vazio é preenchido pelos objetos que insistem em nos levar a este tempo-espaço perdidos em algum lugar da memória.
Rua Presidente Carlos Cavalcanti - Centro.
Data(s): 15/07/2015 a 13/09/2015 - 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo
Horário(s): terça a sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h sábados, domingos e feriados: das 12h às 18h

Nenhum comentário: