sexta-feira, 10 de julho de 2015

RICARDO DE HOLLANDA FAZ PALESTA SOBRE AUGUSTO MALTA



Ricardo de Hollanda apresenta palestra sobre Augusto Malta
Evento da programação oficial do FotoRio acontece no Centro Cultural da Justiça Federal

Dentro do calendário oficial do FotoRio 2015, o mestre e doutor em Ciência da Informação, Ricardo de Hollanda, irá ministrar a palestra “Augusto Malta: o cronista visual da paisagem carioca”, no dia 14 de julho, no Centro Cultura da Justiça Federal.

A obra de Augusto Malta guarda muitas relações com a cidade do Rio de Janeiro, registrando a dinâmica da cidade nas três primeiras décadas do século XX. Pela extensão e qualidade de sua produção visual, Malta é reconhecido como o primeiro fotógrafo a entender a importância da fotografia como veículo de comunicação com linguagem própria. Seu estilo inaugurou e fortaleceu o fotojornalismo na imprensa carioca.  Junto com João do Rio, criou a reportagem ilustrada, além de ceder fotos de ocorrências importantes aos jornais e revistas da época, tornando-se autor de autênticos “furos jornalísticos”.

Para a palestra, há a disponibilidade de 56 lugares e haverá distribuição de senha uma hora antes do início marcado. Logo em seguida, será feito o lançamento do catálogo da exposição, com distribuição gratuita para os participantes da palestra.



Sobre o FotoRio 2015
No calendário do FotoRio 2015 estão exposições em museus e centros culturais, além de momentos de debate e reflexão sobre temas relevantes ao panorama da fotografia no país. A cidade do Rio de Janeiro será o tema exclusivo de todas as exposições, em celebração aos 450 anos de sua formação. 

“Neste ano de 2015 o FotoRio celebra os 450 anos de fundação do Rio de Janeiro fazendo da cidade e de seus habitantes seus  temas exclusivos. Nesta edição queremos que a cidade se mostre através dos diferentes olhares e ângulos captados por seus fotógrafos. Queremos estimular não só a exposição e discussão de trabalhos da fotografia brasileira e internacional, como promover e afirmar o FotoRio como um dos principais eventos na agenda cultural do país”, diz Milton Guran, Coordenador Geral.

O evento reforça o objetivo de valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas e à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira, através de exposições, projeções e intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências. A intenção é destacar, através de um evento de porte internacional, a importância da fotografia na comunicação e na vida social contemporânea.

O FotoRio 2015 tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Programação FotoRio 2015                                        
Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 24 - Centro | Rio de Janeiro
Tel.: 3261-2550

- Palestra Augusto Malta: o cronista visual da paisagem carioca, com Ricardo de Hollanda
Datas: 14 de Julho (terça-feira)
Horário: 18h30

Nenhum comentário: