domingo, 15 de novembro de 2015

FAMILIARIDADE ENTRE SAMBA E JAZZ RETRATADA EM DOCUMENTÁRIO

 Samba & Jazz mostra similaridades do Rio de Janeiro e de New Orleans com depoimentos de artistas de rua a músicos de renome internacional

 As semelhanças entre o popular samba carioca e o jazz tocado em New Orleans (Estados Unidos) são tema do documentário Samba & Jazz, que será lançado em novembro nas principais salas de cinema do Brasil.

Gregg Stafford.
Dirigido pelo fotógrafo Jefferson Mello, autor do livro ‘Os Caminhos do Jazz’, o filme faz uma viagem ao universo de sambistas, passistas, jazzistas e jazz parades, em busca de respostas sobre o ponto em que samba e jazz se encontram. A expressão artística de pessoas que, apesar de separadas por fronteiras geográficas, compartilham a paixão pela música e pelas manifestações populares que envolvem este universo também é retratada.

Samba & Jazz traz um apanhado cultural para compreender as semelhanças destes ritmos e adentra o campo social com depoimentos de personalidades representativas do cenário musical, como Arlindo Cruz, Alcione, Carlinhos 7 Cordas, Gregg Stafford, Donald Harrison, integrantes do Clã dos Marsalis (Elis Marsalis, pai de Delfeayo Marsalis e Jason Marsalis), entre outros.

Se o elenco impressiona, o diretor fez questão de ressaltar também o amplo trabalho de pesquisa realizado. “A ideia de criar o roteiro e de dirigir o documentário veio de ‘Os Caminhos do Jazz’. Entre os diversos locais que percorri para criar o livro, New Orleans chamou atenção por sua similaridade com o Rio de Janeiro”, conta Jefferson.

Outro fator que contribuiu para o desenvolvimento do documentário foi a ligação do diretor com o músico americano Gregg Stafford. “Entrar no universo do jazz retratado no documentário só foi possível devido à relação de amizade que temos. Ainda assim, tudo o que foi retratado em New Orleans foi negociado: acesso, uso de imagens e cenas”, diz.

Já no Rio de Janeiro, as gravações ocorreram de forma mais fácil, o que permitiu que o samba fosse abordado livremente. O longa mostra a dificuldade de uma escola de samba tradicional e sua angústia para voltar ao grupo especial; o bairro carioca Madureira, que mais recebeu negros; e conta a história de Pretinho da Serrinha, músico e compositor que aos 10 anos já era mestre de bateria no Morro da Serrinha. 

Samba & Jazz já foi selecionado para participar de 14 festivais internacionais e dois nacionais, tendo vencido os prêmios de melhor documentário longa-metragem nos festivais norte-americanos “Capital City Black Film Festival” e “Cinema on The Bayou”.

O filme é uma realização da ANCINE/Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro - Lei de Incentivo e Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro - Lei de Incentivo. A apresentação é da Petrobrás com patrocínio dos Correios e apoio cultural da Capemisa, Accenture e Alvarez & Marsal.

FICHA TÉCNICA
Direção, Fotografia e Roteiro: Jefferson Mello
Produção Executiva: Lara Velho
Pesquisa: Vivi Fernandes de Lima
Fotógrafos: Vinícius Charret, Vinícius Brum, Jefferson Mello, Guga Millet, Daniel Primo, Dafne Capella, Rony Maltz e Lucas Santana
Som Direto e Som Direto Adicional: João Jabace, João Carlos Fragoso, Otton Barboza e Rogério Almeida
Edição de Som: João Jabace
Assistente de Edição de som: Laila Ruggeri
Assistente de Edição: Felipe Mutti e André Markwalt
Montagem: Luiz Gome e Jefferson Mello
Edição: Luiz Gomes
Edição Final: Luiz Gomes
Edição Off line: Aruanã
Tradução e legendas: Gemini Mídia
Correção de cor: Bernardo Brik
Masterização e Mixagem: Robertinho de Recife
Equipe Tremè: Aline Mendes, Raquel Amaral e Yasmin Gonçalves.
Videografismo: Eduardo Seabra
Criação Logomarca: João Amaral

TRILHA DE CRÉDITOS:
Composição: Luiz Gomes
Vocal: Lazir Sinval
Vocal e Violão: Marcelo Ferreira
Trompetista: Everton Machado
Percussionista: Gustavo Karvalho
Arranjo: Arthur Maia e Marcelo Ferreira

PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Tremè Produções

COPRODUÇÃO
Canal Brasil




Nenhum comentário: