sexta-feira, 13 de novembro de 2015

"PIADEIROS" DE GUSTAVO ROSA ESTREIA DIA 19

*** Road movie da risada, o documentário mostra uma pesquisa itinerante por piadeiros não profissionais
**estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, BH, Florianópolis, Curitiba e Salvador. 

Depois de percorrer mais de 40 cidades localizadas nos lugares mais remotos das cinco regiões do Brasil – e de Portugal –, ouvindo piadas, histórias e causos bem-humorados, o diretor Gustavo Rosa de Moura lança o documentário “Piadeiros”no dia 19 de Novembro, em  São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, BH, Florianópolis, Curitiba e Salvador.  Este é o terceiro documentário do cineasta que também dirigiu “Cildo” (2010) e "Consideração do poema" (2012). Gustavo atualmente finaliza "Canção da Volta", seu primeiro longa-metragem de ficção.   
Um autêntico road movie da risada, o filme revela uma pesquisa itinerante por piadeiros não profissionais em todo o país. Nele, encontramos gente boa de contar piada nas ruas, praças, bares e mercados. Gente a quilômetros de distância dos holofotes dos palcos e da televisão. Gente que, além de interessante, tem o especial talento de fazer os outros rirem apenas contando uma piada. Gente, talvez, um tanto em extinção.

Sem recorrer a teorias, teses ou julgamentos, o documentário não deixa de ser também uma investigação sobre oralidade e humor brasileiros, bem como sobre diferenças regionais, tabus e preconceitos.

O filme, que teve world première na 39° Mostra Internacional de São Paulo, revela o processo de busca do diretor e da equipe de filmagem, incluindo fracassos, dificuldades e acasos para achar os tais piadeiros. E como a ideia sempre foi – para além de rir – observar as particularidades do contar de cada um deles, o diretor optou por não editar internamente as piadas, evitando assim qualquer alteração de conteúdo, ritmo ou jeito de narrar. Tudo que está lá está exatamente como foi dito, como foi contado.
Segundo o diretor, o documentário é muito mais o retrato de um processo do que uma antologia de boas piadas, mesmo sendo um filme bem engraçado e divertido. “Não é fácil chegar com uma câmera diante de alguém e pedir para que conte uma piada. As melhores piadas surgem meio do nada, em situações espontâneas, que são difíceis de capturar com uma câmera. É completamente diferente de um depoimento convencional. Mesmo assim, conseguimos alguns resultados bastante orgânicos, de rolar de rir”, observa.
É o caso de personagens como Araújo – que vende cachaça no mercado de Belo Horizonte –, um sujeito simpático e mineiríssimo que deixa as piadas saírem naturalmente no meio da conversa, uma atrás da outra, sem anunciar nem pedir licença. Há também vários outros ótimos piadeiros como Brother, Ney, Adão e os meninos de Bujaru, todos muito autênticos, simpáticos e divertidos.
 
Por fim, o filme vai a Portugal em busca das origens disso tudo.

“Piadeiros” é uma realização da produtora Mira Filmes e conta com a distribuição da Espaço Filmes.

Sobre o diretor

Diretor, produtor e roteirista, Gustavo Rosa de Moura estreou em 2010 nos cinemas seu primeiro longa-metragem como diretor, o documentário Cildo. Em 2011, fundou a Mira Filmes. No ano seguinte, lançou o documentário "Consideração do poema", os curtas "Capela" e "Acho que chovia", e os programas de TV "O papel da vida" e "Cada canto", ambos com exibição no Canal Brasil. 

Atualmente, além de lançar o documentário "Piadeiros" e a sitcom "Quero ter um milhão de amigos", finaliza "Canção da Volta", seu primeiro longa-metragem de ficção. Seus próximos projetos como diretor são "Antonio" (baseado no livro homônimo de Beatriz Bracher) e "O Desaparecido" (adaptação do romance "O desaparecido ou Amerika", de Franz Kafka).
  
Sobre a Produtora

Formada em 2011 por Gustavo Rosa de Moura, Carmem Maia e Marina Person, a Mira Filmes é uma produtora de conteúdo original para cinema, TV, internet e exposições.

Nos últimos anos, a Mira Filmes realizou os programas de TV “O papel da vida” e “Cada canto” (Canal Brasil), os documentários “Consideração do poema” (IMS), “Josephine King” (Arte 1 e Curta!) e “As incríveis histórias de um navio fantasma” (ESPN). Além disso, lançou os curtas-metragens “Acho que Chovia”, “Capela” e "E". 

Atualmente, produz os documentários "Guarnieri", de Francisco Guarnieri, e "Seguindo a linha: a história de Ricardo Prado", de André Bonfim, além da série de TV "Até o primeiro disco", de Marina Person. Finaliza o telefilme "Marulho", de Miguel Ramos, e o longa-metragem “Canção da Volta”, de Gustavo Rosa de Moura.

Além do documentário "Piadeiros", de Gustavo Rosa de Moura, a Mira lança também a sitcom “Quero ter um milhão de amigos”, que estreia em outubro na Warner, e o primeiro longa metragem de ficção de Marina Person, "Califórnia", que estreia nos cinemas no início de dezembro.

Ficha Técnica“Piadeiros” – estreia nacional em 19/11
90 min/ 2015/ Brasil/ idioma: português
Direção: Gustavo Rosa de Moura
Produção: Carmem Maia, Giulia Setembrino, Gustavo Rosa de Moura
Produção executiva e direção de produção: Giulia Setembrino
Produção de lançamento: Felipe Rosa, Amanda Gutiérrez
Produtora: Mira Filmes
Produção local: Caroline Araújo, Caroline Louise, Fernando Libanio, Henrique
Vidal, Jéssica Luz, Pedro Martins, Priscila Pampolini
Fotografia: Francisco Orlandi Neto
Som direto: André Bomfim
Montagem: Bernardo Barcellos
Edição de som e Mixagem: Daniel Turini e Fernando Henna
Coordernador de pós: Brunno Schiavon
Colorista: Francisco Orlandi Neto
Design: Joana Brasiliano e Mariane Klettenhoffer
Classificação Indicativa: Ainda em processo.




Nenhum comentário: