sexta-feira, 30 de setembro de 2016

NÚCLEO DE FOTOGRAFIA EXIBE: " MANCHA URBANA" NO MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA

MANCHA URBANA” é o tema de mais uma exposição do Núcleo de Fotografia APAP/PR no Museu da Fotografia da Cidade, com base em temática mundial.

Como sabemos, para a fotografia é muito importante o registro de “movimentos temporais e interferências sob as características arquitetônicas, artísticas, ambientais ou históricas” de uma cidade. Assim, essa mostra do Núcleo de Fotografia da APAP/PR busca o congelamento da marca da passagem talhada do homem, a qual deixa cicatrizes indeléveis na paisagem quotidiana.

Considerando que vivemos hoje em um mundo onde mais da metade da população é urbana, temos que o adensamento populacional acaba por criar imagens inusitadas, mesmo que através de simples pegadas nos mobiliários. 

Após muita discussão e polêmica em torno do tema, os fotógrafos esquadrinharam imagens que normalmente passam despercebidas (invisibilidade óptica), ao menos que haja uma sensibilidade extra no espectador, de sorte a desenhar um novo significado para a existência contemporânea. 

Nessa mostra os fotógrafos passam a ser instrumentos e contrapontos para o registro da “urbe” ao conseguirem decifrar o preenchimento ou a própria ausência da moldura existencial, para transformá-la em mensagem que possa transcender a construção de uma sociedade.



O grupo conta com a participação dos fotógrafos: André Pinto Donadio, Andrey Salmazo Poubel, Aurélio Peluso, Cayo Vieira, Christian Schönhofen, Daniel Rebello, Débora Ling, Douglas Azevedo, Felipe Monclaro Puppi, Helio Dutra, Ian Lara, Lucia Biscaia, Maete Coelho, Marcelo Conrado, Mathieu Bertrand Struck, Mauricio Vieira, Regina Oleski, Robia Ribeiro e Sandra Carrillo.

A Curadoria de: Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (Vidal).
A Coordenação e projeto expográfico de: Mauricio Vieira.

Realização: Núcleo de Fotografia APAP/PR
Apoio: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba | FCC


Serviço: Exposição "Mancha Urbana"
Abertura: 5 de Outubro de 2016 (quarta-feira), às 19:00
Período expositivo:  5/10 a 20/11/2016
Horário: 3ª. a 6ª. das 9:00 às 12:00 - 14:00 às 18:00  
Sábados e Domingos - 12:00 às 18:00 
Local: Salas de Exposição do Museu da Fotografia
Solar do Barão - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro - Curitiba | PR
Informações: (41) 3321-3260
Entrada Franca.


Nenhum comentário: