quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

UM PASSEIO PELA GASTRONOMIA DO PARANÁ: Série Mercados

Série Mercados chega a Curitiba no próximo sábado.

Desde o início do ano a TV Brasil começou a exibir aos sábados uma série chamada Mercados, uma produção independente da Sete Personagens, que visitou 13 mercados municipais de Norte a Sul do Brasil para traçar um roteiro de identidade cultural ligado à produção gastronômica regional brasileira de cada Mercado escolhido. A equipe passeou por Belém, Florianópolis, Manaus, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campo Grande, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo. No próximo sábado, dia 11 de Fevereiro, às 15h30, será a vez de Curitiba.

Todos os episódios duram cerca de meia-hora. Na capital paranaense a apresentadora do programa, Geovanna Tominaga, conheceu o Mercado Municipal de Curitiba e descobriu, além do pinhão, a famosa “Carne de Onça”, depois foi se deliciar no famoso “Barreado”, preparado pelo chef João Soto do Jacobina Bar. Ela entrevistou ainda personalidades como a cantora Thais Gulin e o chef Celso Freire. 

A diretora e roteirista da série, Mariana Alvim, conta que no Mercado Municipal de Curitiba os comerciantes contaram histórias de muitas famílias que dedicam suas vidas ao Mercado. “Vimos produtos em destaques como o pinhão, palmito pupunha, cará... Sempre que visitamos um mercado em alguma cidade aprendemos muito sobre cultura local, hábitos e tradições. Escrever e dirigir essa série no Brasil não foi diferente! Foi uma viagem pela identidade cultural brasileira via nossa oferta de alimentos do país”, comenta.

Para Geovanna Tominaga Fazer essa série foi uma experiência maravilhosa. “Rodamos o país e ouvimos histórias incríveis, conhecemos figuras interessantíssimas e eu ainda pude experimentar a culinária local de cada região do Brasil. O público pode esperar uma verdadeira viagem pela história, cultura e pelos sabores do nosso Brasil”, considera a apresentadora.

Mariana Alvim lembra que as filmagens foram feitas durante quatro meses em 2015. De lá para cá pouca coisa se alterou. O importante, segundo ela, é que a série buscou focalizar não só a identidade gastronômica brasileira, mas também a formação de alguns Mercados que são prédios históricos no Brasil. “Há um viés da história humana nos produtos que encontramos exposto a cada estrutura arquitetônica de mercado nesse país. Tivemos especialistas e chefs locais que nos deram imenso prazer nas gravações com conhecimentos específicos e mostraram para nossa apresentadora curiosidades locais que o público vai poder curtir agora”, finaliza.

Serviço: Série Mercados – Curitiba. Exibição na TV Brasil sábado, dia 11 de Fevereiro, às 15h30.


Mercados - episódios
Belém - episódio 1 (já exibido)
Porto Alegre - episódio 2 (já exibido)
Manaus - episódio 3 (já exibido)
Florianópolis - episódio 4 (já exibido)
Fortaleza - episódio 5 (já exibido)
Curitiba - episódio 6 - Sábado dia 11/02 ***
Recife - episódio 07 – (a confirmar)
Campo Grande - episódio 08 – (a confirmar)
Salvador - episódio 09 – (a confirmar)
Belo Horizonte - episódio 10 – (a confirmar)
Goiânia - episódio 11 – (a confirmar)
Rio de Janeiro - episódio 12 – (a confirmar)
São Paulo - Episódio 13 – (a confirmar)

Legendas:  
Foto Um: A apresentadora Geovanna Tominaga numa aula de barreado com o chef João Soto do Jacobina.

Foto Dois: A última entrevista do fotógrafo paranaense Carlos Roberto Zannello de Aguiar (o “Macaxeira”) foi para a série Mercados quando ele falou sobre a gastronomia do Paraná.

Nenhum comentário: