quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

CAIXA CULTURAL TRAZ A CURITIBA MOSTRA DE FILMES COM DAVID BOWIE


Programação com 24 filmes reúne títulos raros e famosos que exibem o talento do artista britânico como ator, roteirista e músico. A mostra também conta com debates que exploram temas relacionados ao universo dos filmes

A CAIXA Cultural traz a Curitiba, entre 20 e 28 de Fevereiro de 2018, a mostra itinerante de cinema O Homem que Caiu na Terra. Além de apresentar 24 filmes com David Bowie, a retrospectiva também promove um Ciclo de Ideias que tem como fio condutor o trabalho de um dos artistas pop mais influentes de todos os tempos, cujo legado marcou não apenas a música, mas também a moda, o comportamento e o cinema.

Bowie escreveu roteiros, dirigiu videoclipes, assinou trilhas sonoras e atuou em dezenas de filmes e programas de TV em seus mais de 40 anos de carreira. Esse período de quase meio século da cultura pop é percorrido na programação da mostra O Homem que Caiu na Terra, que reúne filmes de ficção com música de primeira qualidade, de curta, média e longa durações.


A carreira de David Bowie foi marcada por diferentes personagens em produções de cinema e teatro, o que lhe rendeu prestígio e independência como ator, além de infinitos elogios por suas atuações”, contextualiza a curadora Roberta Sauerbronn.

Os títulos apresentados reúnem desde clássicos – como o longa-metragem que dá nome à mostra, O Homem que Caiu na Terra (1976) – até obras mais obscuras, como curtas-metragens nos quais Bowie atuou nos anos 1960 e 1970, e também filmes infantis.

Entre os destaques, estão sucessos de público como Labirinto – A magia do tempo (1986); Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída (1981); e o cult Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992), de David Lynch. A mostra também traz curtas-metragens raros como The Image (1969), que é o primeiro filme da carreira de Bowie; e dois outros nos quais o artista trabalhou como ator e também roteirista: Pierrot in Turquoise or The Looking Glass Murders (1970) e Jazzin' for Blue Jean (1984).

Vale ressaltar que o precioso filme Fome de Viver (1983), que reúne David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon no elenco, conta com legendagem descritiva para deficientes auditivos em sua exibição.

Ciclo de Ideias  
“Estou usando o rock’n’roll como um meio, acho que ele nunca foi bem representado. Quero que seja o instigador de novas ideias para que as pessoas tenham novas perspectivas”, disse Bowie no documentário David Bowie: Five Years in the Making of an Icon. A contribuição desse astro mundial na formação da cultura contemporânea também é abordada na mostra por meio de um Ciclo de Ideias com debates que exploram temáticas relacionadas aos filmes apresentados. 


A programação montada especialmente para o público de Curitiba apresenta duas atividades: bate-papo sobre Berlim e a influência da cidade na obra de Bowie, com a participação do jornalista cultural Abonico Smith e do DJ Hermes Pons, no dia 21 de Fevereiro, às 19h; e um debate sobre o milenar interesse do ser humano por substâncias psicoativas e sua relação com a contracultura, com a presença do jornalista musical e escritor Alessandro Andreola e do músico e pesquisador cultural Cassiano Fagundes, no dia 23 de fevereiro, às 19h.

Essa programação paralela é gratuita; e os debates contam com tradução simultânea em Libras.

Mais informações:

Imagens em alta definição e demais materiais para uso da imprensa: www.agenciagalo.com/mostrabowie


SERVIÇO: Cinema: Mostra O Homem que Caiu na Terra
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) 
Data: 20 a 28 de Fevereiro de 2018
Horários: Sessões às 14h, 16h30 e 19h.
Ingressos: Os ingressos serão vendidos apenas para as sessões do dia de apresentação. R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (Horário especial para a Mostra: de segunda a sábado, das 12h às 19h; e domingo, das 13h às 19h.)
Atividades Paralelas: Entrada gratuita. Retirada de ingressos a partir de meia hora antes das atividades: dia 21/02, às 19h – Berlim e a influência na obra de David Bowie; e dia 23/02, às 19h – O milenar interesse do ser humano por substâncias psicoativas e sua relação com a contracultura.
Capacidade: 125 pessoas (123 lugares fixos e dois espaços para cadeirantes)
Classificação Etária: Consultar a programação completa no endereço www.caixacultural.gov.br

Nenhum comentário: