sexta-feira, 4 de outubro de 2019

"MARIA CALLAS: VIDA E OBRA NO CURTA

   
      “Maria Callas: Vida e Obra” conta a história da famosa soprano



A vida da cantora Maria Callas é documentada e exibida no canal Curta! 
 
 
Um dos grandes nomes da história da ópera, a soprano Maria Callas arrebatou o público com suas performances cheias de carga dramática, aliadas a uma bela voz. O documentário "Maria Callas: Vida e Obra", exibido pela primeira vez no Brasil pelo canal Curta!, conta a história de sua vida através de vasto material de arquivo.
O longa-metragem mostra que o drama esteve presente em sua vida desde a infância. Seus pais, imigrantes gregos que se estabeleceram nos Estados Unidos, queriam um menino e ficaram desapontados quando Maria nasceu. Sua mãe era muito exigente, e a relação das duas sempre foi conturbada. Na vida adulta, Callas teve um romance não menos turbulento com o milionário grego Aristóteles Onassis. Chegou a engravidar dele e abortar, segundo revela uma de suas amigas íntimas para a câmera dos diretores Alan Lewens e Alastair Mitchell.
Os episódios da vida pessoal da cantora tinham reflexo em suas atuações profissionais, e o filme não deixa nada de fora. Produzido em 1987, o documentário dá voz a várias personalidades que já não estão mais vivas. Entre os entrevistados, estão o diretor Franco Zeffirelli, o grande tenor Giuseppe di Stefano, o regente Carlo Maria Giulini, o pianista Robert Sutherland (que tocou com Callas em seu último recital, em 1974, no Japão), o agente S. A. Gorlinsky e muitos outros.  Estreia na Segunda da Música, 7/10, às 23h.
 
Série “Imortais da Academia” tem episódio inédito sobre Merval Pereira e a cadeira 31 da ABL
 
Desde 2011, o jornalista carioca Merval Pereira ocupa a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Ele é o principal entrevistado do episódio inédito da série “Imortais da Academia” enfocando aquela cadeira, com direção de Belisario Franca. Conhecido pela sua coluna de política no jornal O Globo, Merval conta que adorou cobrir polícia no início da carreira: “Eu era um garoto da Zona Sul que frequentei delegacia, morro”. Ele também opina sobre a liberdade de opinar: “Muita gente reclama que eu não sou imparcial. Eu não acho que a coluna tenha que ser imparcial. A coluna não pode distorcer fatos. (...) Eu queria que a coluna fosse um lugar de debate sobre o país”. Antes de Merval, sete outros grandes nomes da cultura nacional ocuparam a mesma cadeira, entre eles o advogado e poeta Pedro Luís Pereira de Sousa – o primeiro ocupante –, o poeta Cassiano Ricardo e os escritores José Cândido de Carvalho (autor de “O Coronel e o Lobisomem”) e Moacyr Scliar (que, além de premiado romancista, também foi colunista de jornais). Episódio inédito de Imortais da Academia, 10/10, às 20h.
 
Segunda da Música – 07/10 
23h – "Maria Callas: Vida e Obra” (Documentário)
Um dos nomes mais famosos da história da ópera, a soprano Maria Callas arrebatou o público com suas performances cheias de carga dramática, aliada a uma bela voz. O documentário "Maria Callas: Vida e Obra" conta a história de sua vida com muito material de arquivo e entrevistas com importantes nomes das artes que conviveram com a cantora. Produzido em 1987, o documentário dá voz a várias personalidades que já não estão mais vivas. Entre os entrevistados, estão o diretor Franco Zeffirelli, o tenor Giuseppe di Stefano, o regente Carlo Maria Giulini, o pianista Robert Sutherland, o agente S. A. Gorlinsky e muitos outros. Diretores: Alan Lewens, Alastair Mitchell. Duração: 55min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 8 de Outubro, terça-feira, às 03h e às 17h; 9 de Outubro, quarta-feira, às 11h; 13 de Outubro, domingo, às 23h.
 
Terça das Artes – 08/10 
23h – "As Aventuras da Arte Moderna” (Série) – Episódio “Meia-noite em Paris”.
Irrompe a Segunda Guerra Mundial, e a França mobiliza os seus meios de guerra. Após o fiasco do mês de junho de 1940 e da ocupação da Alemanha nazista, a Europa está em farrapos e os artistas e intelectuais fogem em massa. Diretoras: Amélie Harrault, Valerie Loiseleux. Duração: 52 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 9 de Outubro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 10 de outubro, quinta-feira, às 11h; 13 de outubro, domingo; 00h.
 
Quarta de Cinema – 09/10
 
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz os curtas-metragens “3 Minutos”, “Quando Parei de me Preocupar com Canalhas” e “Até a China”.
 
3 Minutos (Drama)
Três minutos. O tempo de deixar um recado. De passar o bastão e correr 1600 metros. De cozinhar um ovo. O tempo de tomar uma decisão que pode mudar sua vida, antes que caia a ficha. Diretora: Ana Luiza Azevedo. Duração: 5min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de outubro, quinta-feira, às 00h e às 14h; 11 de outubro, sexta-feira, às 08h; 12 de outubro, sábado, às 15h; 13 de outubro, domingo, às 01h.
 
Quando Parei de me Preocupar com Canalhas (Comédia/Drama)
João Carlos se acha politizado, mas começa a se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto é perseguido por esse fantasma e vive uma crise de relacionamento, tem um surto de lucidez. Diretor: Tiago Vieira. Duração: 30min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de outubro, quinta-feira, às 00h10 e às 14h10; 11 de outubro, sexta-feira, às 08h10; 12 de outubro, sábado, às 15h10; 13 de Outubro, domingo, às 01h10.
 
Até a China (Animação)
Uma viagem até a China só com a bagagem de mão mostra que, por lá, os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe e enguias. Diretor: Marão. Duração: 15min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de outubro, quinta-feira, às 00h35 e às 14h35; 11 de outubro, sexta-feira, às 08h35; 12 de outubro, sábado, às 15h35; 13 de outubro, domingo, às 01h35.
 
Quinta do Pensamento – 10/10 
20h – “Imortais da Academia” (Série) – Episódio “Cadeira 31: Histórias para todos os gostos”.
Este episódio da série “Imortais da Academia” reúne histórias para todos os gostos. São destaques no episódio: o jornalista, comentarista e escritor de não ficção Merval Pereira; o modernista Cassiano Ricardo, que lançou sua primeira obra aos 16 anos; Moacyr Scliar, autor de mais de 70 livros; e o romancista José Cândido de Carvalho, autor do sucesso “O Coronel e o Lobisomem”. Marcados por suas épocas, cada um conta (ou contou) histórias à sua maneira, construindo um mosaico de quatro períodos e estilos literários. Diretor: Belisario Franca. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de outubro, sexta-feira, às 00h e às 14h; 13 de Outubro, domingo, às 16h10; 14 de outubro, segunda-feira, às 08h.
 
Sexta da Sociedade – 11/10 
22h35 – “Haydee e o Peixe Voador” (Documentário)
No documentário dirigido pela chilena Pachi Bustos, Haydée Oberreuter quer se despedir de seu filho, que morreu em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura, há quarenta anos. Ela tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile.  Diretora: Pachi Bustos. Duração: 71min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 12 de Outubro, sábado, às 02h30 e às 13h; 13 de Outubro, domingo, às 19h; 14 de Outubro, segunda-feira, às 16h35; 15 de Outubro, terça-feira, às 10h35.
 
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
 
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e ww.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.
       

Nenhum comentário: