segunda-feira, 22 de junho de 2020

AÇÚCAR, COM MAEVE JINKINGS NO CURTA!

   



A atriz Maeve Jinkings em cena de “Açúcar”
                     Aplaudido no Festival do Rio, ‘Açúcar’, estreia no Curta!
 
A relação conflituosa entre a aristocracia e os trabalhadores dos canaviais é o foco do longa “Açúcar”, dos diretores Renata Pinheiro e Sergio Oliveira (de “Estradeiros”/2011), que estreia no Curta! após passagem pelo Festival do Rio e pelo International Film Festival Rotterdam, na Holanda, entre outros. Foi o filme mais aplaudido entre todos os que competiram na mostra Première Brasil do evento carioca, em 2017, segundo noticiou o crítico Rodrigo Fonseca. 

O filme é protagonizado pela atriz Maeve Jinkings, que vive a personagem Bethânia, em atuação elogiada pela crítica. A trama se funde às paisagens da Zona da Mata pernambucana, para onde Bethânia regressa na esperança de retomar o controle das terras onde viveram gerações de sua família.
Ali, algo de fantástico e sobrenatural se soma a uma história que explora tensões sociais e raciais, contrapondo tradições e valores aristocráticos à imperiosa necessidade de libertação e autonomia dos descendentes de escravos.  Esse mesmo conflito entre o moderno e o arcaico se repente internamente em Bethânia, cuja história pessoal se confunde com a formação de uma identidade nacional repleta dessas contradições.

Inédita na TV, “Açúcar” é uma produção da Aroma Filmes e tem como coprodutores o canal Curta!, a Boulevard Filmes e a distribuidora Synapse.  A estreia é na Quarta do Cinema, 24 de Junho, às 22h20.

Última entrevista filmada de Philip Roth se torna um documentário sobre o escritor
Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve na casa de Philip Roth, em Connecticut, para gravar uma entrevista. O que ele não sabia é que aquele seria o último depoimento filmado do recluso escritor americano, que viria a morrer em 2018. Esse material virou a matéria-prima do documentário “Encontro com Philip Roth — Biografia de Uma Obra”. 

Roth é conhecido por uma literatura que explora desejos sexuais e demais questões íntimas, comuns aos seres humanos, mas por vezes transformadas em tabu. Tornou-se famoso em 1969, com o livro “O Complexo de Portnoy”. No documentário, que acabou sendo uma homenagem póstuma, Roth fala, por exemplo, de suas inquietações com a escrita e de seu processo criativo ao longo de tantos anos de experiência como escritor. A exibição é na Quinta do Pensamento, 25 de Junho, às 23h.

Segunda da Música – 22/06
22h45 – “Count Basie — Por ele mesmo” (Documentário)
A biografia contada pelas próprias palavras de Count Basie revela as paixões e ambições que inspiraram o famoso pianista. Diretor: Jeremy Marre. Duração: 60min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de junho, terça-feira, às 02h45 e às 16h45; 24 de Junho, quarta-feira, às 10h45;

Terça das Artes – 23/06
23h30 – “Matizes do Brasil” — Ep. “Lygia Pape”
O episódio faz um retrospecto das importantes obras e da vida de Lygia Pape, celebrando a sua diversa produção. Depoimentos de especialistas como Denise Mattar, Fernando Cocchiarale e Paulo Sérgio Duarte proporcionam um mergulho na carreira da artista neoconcretista dos anos de 1950 até o fim de sua vida, revelando como ela atravessou a segunda metade do século XX sem nunca deixar de inovar. Obras impactantes como “Ttéia”, “Ovo”, “Divisor” e “Livro da Criação”, entre outras, são analisadas, revelando por que suas propostas artísticas são referência na arte contemporânea brasileira. Diretora: Bianca Lenti. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de junho, quarta-feira, às 03h30 e às 17h30; 25 de junho, quinta-feira, às 11h30; 27 de junho, sábado, às 19h10; 28 de junho, domingo, 10h10.

Quarta de Cinema – 24/06
22h20 –Açúcar” (Ficção)
Bethânia retorna a suas terras, onde um dia funcionou um antigo engenho de açúcar da sua família, o Engenho Wanderley. Entre fotos, criaturas fantásticas, contas a pagar e trabalhadores reivindicando seus direitos sobre a terra, Bethânia enfrenta a si mesma em um lugar onde o passado e o futuro são igualmente ameaçadores. “Açúcar” é ambientado num universo de realismo mágico, que cruza a história pessoal de Bethânia com a formação da identidade de um país ao mesmo tempo moderno e arcaico.   Diretores: Renata Pinheiro e Sergio Oliveira. Duração: 88 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: Quinta-feira, 25 de Junho, às 02h20 e às 16h20; sexta-feira, 26 de Junho, 10h20; sábado, 27 de Junho, às 14h45; domingo, 28 de Junho, às 21h15.

Quinta do Pensamento – 25/06
23h “Encontro com Philip Roth — Biografia de uma Obra” (Documentário)
Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve com Philip Roth em sua casa em Connecticut, onde realizou a última entrevista filmada com o escritor americano. Diretores: François Busnel, Adrien Soland. Duração: 52min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de Junho, sexta-feira, às 03h e às 17h05; 27 de Junho, sábado, às 12h15; 28 de Junho, domingo, às 18h50.

Sexta da Sociedade – 26/06
21h30 “Gilberto Gil — Antologia Vol. 1” (Documentário) - Em comemoração ao aniversário de Gilberto Gil
“Gilberto Gil — Antologia Vol.1”, sexto documentário realizado por Lula Buarque de Hollanda com o artista, apresenta obras compostas entre 1968 e 1987. Gil revê material antigo e comenta sua visão de mundo e sua potência criativa no início da carreira, quando o Brasil vivia um turbulento momento histórico. O filme de montagem é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.   Diretor: Lula Buarque de Hollanda. Duração: 70min. Classificação: Livre.

Sábado – 27/06
21h15 – “1917: Construindo a Revolução Russa” (Documentário)
A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Pelas vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.  Diretor: Stan Neumann. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 28 de Junho, domingo, às 12h20; 29 de Junho, segunda-feira, às 2h20 e às 07h.

Domingo – 28/06
23h – "Geografia da Arte” (Série) – Episódio “Pina Bausch + Nova York
Apesar de ter criado trabalhos inspirados em inúmeras cidades (incluindo a série World Cities, apresentada nas Olimpíadas de Londres), Pina Bausch teve uma relação especial com Nova York, onde começou sua carreira profissional. Diretores: Guto Barra, Tatiana Issa. Duração: 52 min. Classificação: Livre.
Sobre o Curta! - O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: