quinta-feira, 17 de setembro de 2020

MEU CORPO, MINHA VIDA DISCUTE O ABORTO NO CURTA!

  

 

CURTA!

Cena do documentário ‘Meu Corpo, Minha Vida”, de Helena Solberg (crédito: canal Curta!)

‘Meu Corpo, Minha Vida’ discute o aborto a partir da história da morte de Jandira Magdalena dos Santos Cruz

Produzido em 2017, o documentário “Meu Corpo, Minha Vida”, de Helena Solberg (Carmen Miranda – Banana is my business/1995, A dupla jornada/1975, Das cinzas...Nicarágua hoje/1982), coloca em discussão o aborto, ouvindo opiniões a favor e contra a descriminalização.  O longa-metragem parte da história de Jandira Magdalena dos Santos Cruz que, em 2014, se submeteu a um aborto em uma clínica clandestina em Campo Grande, foi morta, e seu corpo foi encontrado carbonizado em Mangaratiba semana depois de seu desaparecimento.

Uma em cada cinco mulheres no Brasil já fez aborto. E essas mulheres não são desconhecidas, são mulheres que você conhece, que eu conheço. A criminalização deste fato, eu considero um escândalo de saúde pública. Porque, desse número, são muitas as que têm complicação por terem que fazer essa interferência em situações clandestinas. Isso é de uma crueldade absurda. Eu quis fazer esse filme no ímpeto de revolta e de usar o cinema como arma possível de informação afirma Helena, completando. Esse filme é muito importante para mim, porque é uma questão que me tira do sério, que me abala muito. É uma questão da liberdade que nós queremos ter, no mínimo, com o nosso corpo. A exibição é na Sexta da Sociedade, dia 18/09, às 21h30 

Quinta do Pensamento – 17/09

21h50 – “Cacaso na Corda Bamba” (Documentário)
Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida, transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical. Diretor: José Joaquim Salles Ph Souza. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 18 de setembro, sexta-feira, às 01h50 e 15h50; dia 19 de setembro, sábado, às 11h35 e 20 de setembro, domingo, às 19h.

PROMOhttps://youtu.be/v0mFgIRgwbU
FOTOS EM ALTAhttps://drive.google.com/drive/folders/1VA8hGCzWzRrEEy4vbnwymiYLTamMRPyo?usp=sharing 

Sexta da Sociedade – 18/09

21h30 –Meu Corpo, Minha Vida” (Documentário)
“Meu Corpo, Minha Vida” é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandira Magdalena dos Santos, morta ao fazer um aborto clandestino, que recebeu cobertura nacional e internacional. Diretora: Helena Solberg. Duração: 75 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 19 de setembro, sábado, às 01h30; 20 de setembro, domingo, às 13hh50.

PROMO: https://youtu.be/I7y4ipIcwYs
FOTOS EM ALTAhttps://drive.google.com/drive/folders/1eyW8OHtlMOVQretOzldtiLW1ow33C6-z?usp=sharing 

Sábado – 19/09

18h – “Caixas Mágicas” (Série) - Episódio: “Memórias Marinhas: Uma Leitura de Um Sábado em 30”
Luiz Marinho foi um artista voltado para o universo nordestino com uma proposta dramatúrgica transpassada por suas memórias. “Memórias Marinhas” investiga como o dramaturgo de Timbaúba construiu uma mitologia pessoal que expõe as contradições da sociedade patriarcal. Assim, o episódio discute como Marinho ficcionalizou, à sua maneira, as manifestações culturais de sua região, a Zona da Mata Norte de Pernambuco. "Memórias Marinhas" também aborda a relação entre o Teatro de Amadores de Pernambuco e a peça “Um Sábado em 30”, de Marinho, que esse grupo encenou ininterruptamente por 30 anos. Diretores: Hilton Lacerda e Letícia Simões Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 20 de setembro, domingo, às 9h.

PROMO: https://youtu.be/W7lg4LWujfE  
FOTOS EM ALTAhttps://drive.google.com/drive/folders/1ptNxJ4blvvho0yoD7vyiePv3SFxzT2w5?usp=sharing 

Domingo – 20/09

20h50 - “A Alma da Gente” (Documentário)
Um grupo de jovens da periferia do Rio de Janeiro entra para o Corpo de Dança da Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos, com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte. Diretores: David Meyer e Helena Solberg. Duração: 82 min. Classificação: Livre.

PROMO: https://youtu.be/JDjIiv76lgc 
FOTOS EM ALTAhttps://drive.google.com/drive/folders/1CHmYAu-zA8Bomw6PTJ_XkthQzNyf-osR?usp=sharing

 

 

Sobre o Curta! - O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

       

Nenhum comentário: