quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

MASTERCLASS GRATUITA COM CRÍTICO FRANCÊS SOBRE A NOUVELLE VAGUE

 


 

O crítico Jean-Michel Frodon (divulgação) 

Festival Varilux promove masterclass gratuita com o crítico de cinema francês Jean-Michel Frodon sobre a Nouvelle Vague. Amanhã, 04/12

Em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague, o Festival Varilux de Cinema Francês exibe nos cinemas o filme "Acossado" (Jean-Luc Godard, 1960) e em breve (data a confirmar) a mostra "60 anos da Nouvelle Vague, apresentada junto com a Embaixada da França no Brasil. E promove ainda uma masterclass sobre o movimento francês ministrada pelo jornalista e crítico de cinema Jean-Michel Frodon  na sexta-feira, dia 4 de Dezembro, às 17h. A masterclass será gratuita e online e transmitida ao vivo no Youtube do Festival Varilux https://www.youtube.com/user/variluxcinefrances) com tradução simultânea para o português.

Entre outros assuntos, Frodon irá abordar os filmes Uma Mulher É Uma Mulher, de Jean-Luc Godard, e Paris Visto Por, de Claude Chabrol, Jean Douchet, Jean-Luc Godard, Jean-Daniel Pollet, Éric Rohmer e Jean Rouch. E, para que o participante da masterclass possa assistir e conhecer previamente às obras, o Festival Varilux firmou uma parceria com a Plataforma de streaming Petra Belas Artes À LA CARTE. Com isso, basta entrar no site ( https://www.belasartesalacarte.com.br/), se inscrever na plataforma e aplicar o cupom de desconto (VARILUX2020) para ter um mês grátis de assinatura. Nenhuma cobrança adicional será feita no primeiro mês. 

(Observação: Para se inscrever é necessário informar um cartão de crédito válido. Não haverá nenhuma cobrança durante todo primeiro mês de uso e você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento. Se você gostar e quiser continuar assistindo aos filmes do À LA CARTE após o primeiro mês, é só não cancelar e a mensalidade será cobrada quando seu primeiro mês gratuito acabar. )

Foto: https://drive.google.com/drive/folders/1a9QpW_VwLF5aoOdl21BpouSb8mgJd-0s?usp=sharing

Sobre Jean-Michel Frodon: Jean-Michel Frodon começou como crítico na revista Le Point, da qual seu pai, o crítico Pierre Billard, foi fundador e redator-chefe. Ocupou o cargo até 1990, quando foi trabalhar no renomado jornal Le Monde. Em 1995, se tornou responsável pela coluna de cinema do jornal e, no mesmo ano, publicou o livro “L’Âge moderne du cinéma français”. De 2003 a 2009, foi diretor de redação da revista Cahiers du Cinéma, comprada pelo Le Monde. Desde setembro de 2009, mantém o blog Projection Publique ( https://projection-publique.com/).  Ele é autor de obras sobre a história do cinema francês, o cinema e a Shoah, o digital, e sobre os cineastas Woody Allen, Hou Hsiao-Hsien, Robert Bresson, Edward Yang, Amos Gitaï, Olivier Assayas e Jia Zhangke, assim como sobre Gilles Deleuze em suas relações com o cinema. 

Os Filmes

Uma Mulher é Uma Mulher Une femme est une femme | França | 1961 | Direção: Jean-Luc Godard   Elenco: Anna Karina, Jean-Claude Brialy, Jean-Paul Belmondo

sinopse: Angela, uma striper, morre de vontade de ser mãe. Mas seu namorado não quer e sugere que seu melhor amigo faça o filho com ela. Os sentimentos ficam confusos quando ela resolve aceitar a ideia.

Curiosidades: Primeiro filme colorido de Godard. O ator Joseph Gordon-Levitt considera esse seu filme favorito. Brigitte Bardot foi cotada por Godard para fazer o papel de Angela

Paris Visto Por…  Paris vu par... | França | 1965  Direção: Claude Chabrol, Jean Douchet, Jean-Luc Godard, Jean-Daniel Pollet, Éric Rohmer, Jean Rouch   Elenco: Clara Bellar, Antoine Basler, Mathias Mégard

Sinopse: O jovem produtor Barbet Schroeder teve a ideia de fornecer uma câmera de 16 mm, juntamente com filmes coloridos, a seis amigos cineastas e pedir que cada um fizesse um curta-metragem sobre um bairro parisiense.

Curiosidades: "O episódio ""Montparnasse e Levallois"", de Jean-Luc Godard, se originou de uma notícia que o personagem de Jean-Paul Belmondo conta ao de Anna Karina, em um restaurante, no filme “Uma Mulher É Uma Mulher” (1961), dirigido pelo próprio Godard. 

Barbet Schroeder, o produtor do filme, é também um conhecido diretor, já indicado ao Oscar, lembrado por obras famosas como “O Reverso da Fortuna"" (1990), ""Mulher Solteira Procura"" (1992), ""Cálculo Mortal"" (2002) e ""Amnésia"" (2015).

O cartaz original do filme foi criado pelo artista belga Jean-Michel Folon, um dos designers mais conhecidos do mundo, autor do logotipo ""pássaros em vôo"", criado para o bicentenário da Revolução Francesa, além de pôsteres para as campanhas da Anistia Internacional e da UNICEF, e selos para a Grã-Bretanha, em homenagem à Cruz Vermelha e às Nações Unidas."

O Festival Varilux de Cinema Francês 2020 - Um clássico e 17 longas-metragens inéditos e recentes (2019/2020) da cinematografia francesa integram a seleção do Festival Varilux 2020 que será realizado nos cinemas de todo país, entre 19 de Novembro e 3 de Dezembro. Entre eles, um documentário e 17 longas de ficção com gêneros como comédia, drama e animação. Ainda não há um número definido de cidades e de cinemas participantes. Devido à pandemia do novo coronavírus, alguns exibidores terão a opção de programar o festival em datas diferentes - até o final de fevereiro de 2021. O importante, de acordo com a Bonfilm, produtora do evento, é que as produções cheguem ao público em todo Brasil e contribuam para a retomada dos cinemas do país.

O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a rede das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as distribuidoras dos filmes - Bonfilm, Bretz/ MyMamma, California Filmes, Diamond Films, Vitrine Filmes e Zeta Filmes - e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial


Nenhum comentário: