A primeira infância está no centro do documentário DOS 3 AOS 3,
dirigido por Pablo Lobato e distribuído pela Embaúba Filmes. A produção
poderá ser assistida a partir desta quinta-feira, 4 de Maio, nas
seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Palmas, Porto Alegre e Salvador. Produção da Claroescuro, DOS 3 AOS 3
acompanha o crescimento do menino Ravi, dos 3 meses aos 3 anos, de
forma lúdica e instrumental, o filme apresenta ao público o quão fértil
pode ser o desenvolvimento infantil. Filho
de Bianca Bethonico, Ravi foi criado à luz dos saberes da pediatra
austríaca Emmi Pikler. Sua mãe, pedagoga e estudiosa da abordagem,
realizou o longa junto a Lobato e compartilha no filme suas alegrias,
ansiedades e conquistas na criação do filho. Mesmo que pouco difundidos
por aqui, os estudos de Pikler vêm ganhando cada vez mais espaço no
Brasil. Radicada
na Hungria, a pediatra austríaca observou milhares de crianças e
amadureceu, após a Segunda Guerra Mundial, uma abordagem revolucionária,
dedicada à educação infantil. Tendo como base o cuidado com a saúde
física e o respeito à individualidade da criança, um de seus princípios é
o vínculo entre o adulto que cuida e o bebê. Outro ponto fundamental
para Pikler é o desenvolvimento do bebê por meio da autonomia e do
brincar livre. “Tentar ensinar a uma criança algo que ela pode aprender por si mesma, não é apenas inútil, mas também prejudicial." Emmi Pikler A
ideia de Bianca, inicialmente, não era fazer um filme sobre o filho,
mas documentar e estudar seu desenvolvimento nas diversas fases. Ao
chamar o artista plástico e cineasta Pablo Lobato para colaborar, a
experiência se desdobrou, culminando na realização do longa-metragem. “Nessa
época, eu trabalhava no Ninho Jardim de Infância e fazia palestras para
os pais sobre a abordagem Pikler. Usava vídeos com as crianças do
Instituto Pikler Lóczy, mas sentia falta de ter um material próprio.
Queria registrar o que via acontecer e falar da abordagem com mais
propriedade. Pablo se interessou por esse contexto, percebeu relações
com o que ele vinha trabalhando em sua prática de ateliê e logo se
tornou um parceiro próximo e querido. Nove anos se passaram desse
encontro inicial até o filme que agora nasce”, explica ela. Tratando
o tempo como aliado, o longa foi filmado entre 2013 e 2021. Pablo
explica que nesse período ele e Bianca puderam se conhecer melhor.
Descobriram juntos a melhor maneira de documentar o crescimento de Ravi e
como transformar a experiência em um filme que pudesse nutrir aquela ou
aquele que cuida, estudiosos ou leigos atentos ao desenvolvimento
infantil. “Nas pausas das filmagens, olhávamos juntos o que estava
sendo gravado, escrevíamos e ensaiávamos novos caminhos. Trabalhamos
aprendendo. Durante a pandemia, convidamos estudiosos e leigos para
refletirem a partir de trechos pré-editados. Propus que as nossas
experiências guiassem a feitura do filme e não o contrário. A
curiosidade e o interesse da Bianca pelo cinema deixaram nossas trocas
mais ricas”, conta ele. Bianca
lembra que seu primeiro contato com a abordagem, há quatorze anos, foi
por meio de um DVD emprestado, falado em húngaro e sem legendas. As
imagens a impressionaram de tal forma que uma caminhada começou. De lá
para cá, Bianca não parou de se envolver com os estudos de Pikler. Compartilhar
a abordagem para um público maior, através do cinema, foi um dos
grandes desafios da dupla. Era necessário encontrar uma forma acessível a
todos, não apenas àquelas e àqueles já familiarizados com o tema. E,
para isso, mais uma vez se valeram dos ensinamentos da própria pediatra. “A abordagem Pikler desqualifica o controle do desenvolvimento infantil e se dedica bastante à observação da criança. DOS 3 AOS 3
foi feito assim, permitindo que fenômenos observados pudessem dar forma
ao filme. Atuei na criação de espaços e tempos para os encontros”, explica o diretor. Além
de acompanhar o desenvolvimento de Ravi, o longa traz Bianca em diálogo
com outras mães, pais, especialistas e estudiosos de Pikler, com quem
compartilha suas dúvidas, angústias e alegrias ao colocar a abordagem na
prática. Bianca ressalta a presença de Pablo diante de Ravi, com sua postura respeitosa, curiosa, sem intenção, mas com direção. “Se
não observamos a criança a uma certa distância, ficamos sempre
misturados, pensando ‘ô tadinho’ ou ‘ô que bonitinho’, e acabamos não
olhando para ela verdadeiramente. Observar sem tanto julgar, premissa da
abordagem, já vinha sendo praticado por Pablo em seu trabalho como
artista, fora do filme.” Pablo
foi um dos criadores da Teia – Centro de Pesquisa e Produção
Audiovisual, em Belo Horizonte (2002/14). Sua obra é marcada pelo
diálogo entre o audiovisual e as artes plásticas. Em sua filmografia,
estão os longas “Acidente”, dirigido com Cao Guimarães, e “Ventos de
Valls”. “Trabalhar de modo colaborativo com as matérias, fenômenos e pessoas é algo que venho praticando, mas DOS 3 AOS 3
é um novo tipo de cinema para mim. Tínhamos um norte mais delineado.
Observar Ravi à luz do saber de Pikler e compartilhar esse modo de
cuidar. Trabalhamos com uma natureza poética e também instrumental. Os
gestos, a mão que não impõe, a importância do espaço, tudo isso me
inspirou enormemente. Passei a olhar para a criança como a fonte da
pedagogia”, explica ele. Passados
nove anos desde o início das filmagens, tanto Bianca quanto Pablo olham
para esse mergulho com alegria e já com novos projetos. “DOS 3 AOS 3
é fruto de uma experiência imensa: acompanhar de perto o
desenvolvimento de alguém. Eu observo a primeira infância e não vejo
terreno mais fértil do que este para transformações urgentes em uma
sociedade como a nossa. Atualmente, sigo envolvido com essas vivências
em outros dois longas que também abordam a formação sensível do humano”, diz o diretor. “Olhar
Ravi bebê e vê-lo hoje, aos 9 anos, é um presente para mim. É uma
criança saudável física e emocionalmente, e isso só reforça minha
atenção e respeito aos primeiros anos de vida de uma criança”, complementa Bianca. Sinopse DOS 3 AOS 3
acompanha o crescimento de Ravi, dos três meses aos três anos de vida, a
partir dos cuidados e do olhar atento da mãe, estudiosa da abordagem
Pikler no Brasil. Ao longo da primeira infância do filho, Bianca coloca
em prática o legado e os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler,
onde o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia
através do brincar livre e a presença amorosa nos momentos de cuidados
reforçam os vínculos e estimulam o pleno desenvolvimento motor,
cognitivo, emocional e social da criança. Ficha Técnica Realização: Bianca Bethonico e Pablo Lobato Direção: Pablo Lobato Produção Executiva: Bianca Bethonico Produção: Claroescuro Roteiro: Pablo Lobato Direção de Fotografia e Câmera: Pablo Lobato Câmera adicional: Bianca Bethonico Trilha Sonora: Raphael Lupo Montagem: Pablo Lobato Montagem Adicional: Marília Moraes Gênero: documentário País: Brasil Ano: 2023 Duração: 70 minutos Sobre Bianca Bethonico Graduada
em Artes Plásticas com Licenciatura na Escola Guignard – UEMG e
Pedagogia pela EDUCAE. Cursou o Seminário de Pedagogia Waldorf com
especialização do 1º setênio pelo Colégio Rudolf Steiner de MG.
Cursos Nível 1 e 2 Pikler Summer Course pelo PiklerInstitute –
Budapeste, Hungria. Fundadora e diretora do Ninho Jardim de Infância de
2008 até 2018. Sobre o diretor Pablo Lobato Pablo
Lobato nasceu em Bom Despacho, no Alto São Francisco (Minas Gerais,
1976). Antes de ter as artes plásticas como campo de atuação, sua
prática artística concentrou-se no cinema. Foi um dos criadores da Teia –
Centro de Pesquisa e Produção Audiovisual (Belo Horizonte, 2002/14).
Com um interesse continuado pelo audiovisual, trabalha hoje em um campo
indeterminado entre essas práticas. Seus filmes foram exibidos em
festivais como Locarno, Sundance, Rotterdam, Oberhausen, dentre outros.
Seu primeiro longa-metragem, “Acidente”, foi agraciado como Melhor
Documentário pelo festival mexicano de Guadalajara. “Ventos de Valls”,
segundo longa, derivou de uma ação realizada na Espanha em 2009,
financiada pela Fundação John Simon Guggenheim. Como artista plástico,
seus trabalhos têm sido apresentados em mostras individuais e coletivas,
em instituições de arte como Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museu
de Arte do Rio; MoMA e New Museum, em Nova York; Museu Tamayo, na Cidade
do México e em Bienais, em países como Uruguai, Argentina, Índia,
Portugal e Emirados Árabes Unidos. Seu trabalho integra as coleções
públicas do MAM, Rio de Janeiro; Museu da Pampulha, Belo Horizonte;
Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre; Fundação Joaquim
Nabuco, Recife; Sharjah Art Foundation, Emirados Árabes Unidos; Museu
d’Art Contemporani de Barcelona, Espanha, dentre outras. Sobre a Claroescuro, empresa produtora Claroescuro
Studio é uma empresa criada pelo artista Pablo Lobato. Com sede em Belo
Horizonte, ela desenvolve produções no campo das artes, com foco no
audiovisual. Depois de uma década do lançamento de “Ventos de Valls”,
Pablo volta à cena do cinema com três novos longas-metragens, produzidos
pela Claroescuro: DOS 3 AOS 3 (em fase de lançamento), “Oroboro” (em fase de finalização) e “Abrigo” (título provisório, em fase de montagem). Sobre a Embaúba Filmes A
Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro,
criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir
para a maior circulação de obras autorais brasileiras. Ela busca se
diferenciar pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 40
títulos, em menos de 5 anos de atuação, apostando em filmes de grande
relevância cultural e política. A empresa atua também com a exibição
de filmes pela internet, por meio da plataforma Embaúba Play, que exibe
não apenas seus próprios lançamentos, como também obras de outras
distribuidoras e contratadas diretamente com produtores, contando hoje
com mais de 500 títulos em seu acervo, dentre curtas, médias e
longas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo. |
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