Em 19 de Junho, é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro.
A data surgiu em homenagem ao dia em que o cinegrafista e diretor,
Afonso Segreto, registrou as primeiras imagens em movimento no
território brasileiro, em 1898. A filmagem histórica mostrou a beleza da
Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e aconteceu a bordo do navio
Brèsil. A partir daí, a data ficou marcada na história da cultura
brasileira.
Reservado
como um momento de celebração e reflexão, a efeméride homenageia todas
as obras nacionais, sejam elas de longa ou curta-metragem, sejam
narrativas fictícias ou documentários.
Indo
muito além da sua função de emocionar e entreter, os filmes brasileiros
são grandes aliados no momento em que precisamos entender o próprio
contexto no qual estamos inseridos. Por exemplo, segundo o próprio
Ministério da Educação (MEC), a exibição de filmes foi oficialmente reconhecida como recurso para ajudar no aprendizado.
Pensando
nisso, Thiago Braga, autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino
pH, comenta, na entrevista abaixo, a relevância dos filmes nacionais
para a educação brasileira e quais produções podem cair no vestibular.
Importância e papel dos filmes na educação
O
professor acredita que utilizar filmes como complemento para o
aprendizado dos alunos é um bom método para que eles possam promover
reflexões e apresentar outras percepções de como abordar as diversas
práticas sociais que existem no mundo. “O cinema sendo uma arte mimética
acaba sendo uma releitura da realidade e, ainda que ficcional, alisa a
realidade, trazendo os elementos culturais e comportamentais do real”,
explica Braga.
Os
filmes também agregam na construção de um repertório sociocultural,
desenvolvendo toda uma bagagem de referências e conhecimentos gerais que
podem ajudar na vida pessoal da pessoa, quando estiver inserido no
mercado de trabalho e, principalmente, academicamente na melhora do
aprendizado como um todo ou em situações como a prova do ENEM ou
vestibulares.
Além
da função de repertório, as obras nacionais também ajudam os estudantes
a entender a realidade socioeconômica e política do nosso país por
trazer personagens e contextos tipicamente brasileiros, priorizando
discussões relevantes à vida no campo e nas cidades do Brasil.
“O
cinema nacional monta um quebra-cabeça importante sobre a realidade do
país na mente dos nossos alunos, promovendo como um item de prática
social, de entendimento do contexto social e que, muitas vezes, é
deturpado pelas pessoas”, completa Braga.
O
autor do Sistema de Ensino pH exemplifica que para entender todos os
meandros da nossa sociedade, é importante ver o filme nacional “Que
Horas Ela Volta?”, protagonizado pela Regina Casé, que mostra a
realidade da empregada doméstica de uma família de classe média quando
ela sai do trabalho.
Nesse
sentido, os componentes presentes nos filmes brasileiros acabam tendo
papel muito importante para o desenvolvimento da consciência social e da
percepção de uma realidade que é muito mais próxima da nossa do que a
representada nas obras estrangeiras.
Filmes que podem cair no vestibular
1 - Cidade de Deus
Além
de ser um retrato rico de uma comunidade no Rio de Janeiro, o filme é
essencial para o entendimento do contexto urbano brasileiro, com a
ascensão do tráfico de drogas, a vida nas periferias e nas favelas junto
de todos os seus problemas e o descaso governamental com as classes
menos abastadas no Brasil.
2 - O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
De
uma perspectiva mais íntima, o filme mostra o contexto da ditadura
militar que começou na década de 60 do século passado pelo olhar de uma
criança cujos pais se ausentam de sua vida por estarem envolvidos na
luta política.
3 - O Que É Isso, Companheiro?
Trazendo
por uma visão mais sóbria, adulta e envolvida diretamente em ações da
luta armada, o filme retrata a ação de grupos de guerrilha e é muito
importante para o aprendizado dos acontecimentos da Ditadura Militar
brasileira.
4 - Tropicália
Por
meio de material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV
recuperados, o documentário utiliza imagens de arquivo autênticas dos
anos 60 para explicar o que foi o movimento que marcou a cultura
brasileira e é assunto recorrente em provas de vestibulares.
5 - Que Horas Ela Volta?
O
filme usa da história pessoal de uma empregada doméstica que, apesar de
ser considerada “parte da família”, tem que ficar isolada no seu quarto
e viver uma vida absolutamente conturbada para tratar de assuntos
complexos da sociedade brasileira.
6 - Carandiru
O
longa-metragem mostra a dura realidade dos detentos da maior prisão da
América Latina durante a década de 90 e propõe uma reflexão sobre a
situação prisional no Brasil, violência policial e a agressão aos
direitos humanos.
7 - Bacurau
Disfarçado
pela comédia do filme, é outro exemplo para uma completa compreensão do
descaso que se tem com as classes menos abastadas no Brasil, refletindo
sobre a desigualdade social e com o nosso complexo de vira-latas em
relação aos estrangeiros.
8 - Ilha das Flores
Embora
seja alegórico, o curta-metragem da década de 80 e premiado em Cannes
aborda a desigualdade social, além da desumanização de pessoas menos
abastadas no nosso país, trazendo uma história delicada para refletir o
papel da humanidade, não apenas no Brasil, mas como um todo.
Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br)
– Há quase 10 anos no mercado, o Sistema de Ensino pH é reconhecido
pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades
mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM. O
sistema atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular e conta com uma
série de escolas parceiras, oferecendo também orientação nas áreas de
planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração
de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino
pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação na última década.
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