"A Estranha Comédia da Vida" (La Stranezza), de Roberto Andò, chega aos cinemas de todo Brasil no dia 23 de Novembro e apresenta aos espectadores uma história que transita entre o drama e a comédia, ao acompanhar o famoso dramaturgo italiano Luigi Pirandello, interpretado pelo ator Toni Servillo, em retorno à sua cidade natal, Sicília, durante uma crise criativa.
Com distribuição da Risi Film Brasil, o longa foi vencedor dos prêmios David di Donatello 2023 nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Produção, Cenografia e Figurino, e estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, entre outras praças a confirmar.
Em meio a muitos acontecimentos, o encontro de Pirandello com uma dupla de coveiros é o que mais lhe impacta e inspira: os dois, interpretados pelos comediantes Salvatore Ficarra e Valentino Picone, são bastante atrapalhados e têm uma companhia de teatro amador, o que acaba sendo uma grande inspiração para o dramaturgo e para uma hipótese do que motivou a criação de "Seis Personagens à Procura de Um Autor" (1921), uma de suas obras mais famosas e um marco na história do teatro.
Em "A Estranha Comédia da Vida", Roberto Andò aposta novamente na parceria com Toni Servillo (Viva a Liberdade, 2013) e revela uma direção mais teatral. Ele se propôs a criar uma história que explicasse uma origem possível da peça e para isso mistura fatos reais da vida do dramaturgo com ficção, resultando em uma obra que se equilibra entre invenção e história, vida real e encenada.
O resultado é uma atmosfera de metalinguagem que dialoga diretamente com a segunda fase da dramaturgia de Pirandello, em que é possível notar um teatro humorístico, grotesco e, muitas vezes, alegórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário