SINOPSE Depois de ser expulsa de uma escola tradicional por ser considerada "problemática", Totto-chan, uma menina hiperativa de 7 anos, é admitida na Tomoe Gakuen, instituição cujo método de ensino permite que as crianças sejam mais independentes. Em meio à atmosfera de insegurança provocada pela entrada no Japão na Segunda Guerra Mundial, o ambiente de liberdade e os fortes laços que ela desenvolve com o diretor da escola e com Yasuaki, um colega com poliomielite, Totto-chan aprende valiosas lições sobre solidariedade, empatia e responsabilidade.
A AUTORA Tetsuko Kuroyanagi já era uma personalidade da TV japonesa quando, no fim dos anos 70, ficou preocupada com a notícia de que a evasão escolar aumentava muito no país. Prontamente, decidiu escrever as memórias de sua infância para tentar incentivar a volta dos alunos às instituições de ensino. A história foi publicada em capítulos numa revista feminina e, em 1981, reunidas num livro que virou um fenômeno de vendas e passou a ser adotado em escolas de educação fundamental como material didático.
Em 2023, depois de vender mais de 25 milhões de cópias ao redor do mundo, a obra entrou para o Guinness, o Livro dos Recordes, como a autobiografia (escrita por apenas um autor) mais vendida de que se tem notícia. Essa não é a única menção a Kuroyanagi no Guinness. Com mais de 11 mil episódios, seu programa de entrevistas guarda o recorde de talk show que passou mais tempo no ar com a mesma apresentadora.
Conhecida por seus trabalhos de caridade, aos 91 anos, Tetsuko Kuroyanagi é conselheira do WWF (World Wide Fund for Nature) e embaixadora da Boa Vontade da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
O DIRETOR A carreira de Shinnosuke Yakuwa está associada a um dos personagens mais populares da cultura pop japonesa, Doraemon. Nascido em Obihiro, Japão, em 1981, ele assinou a direção de diversos episódios das séries de TV estreladas pelo gato-robô que veio do futuro, além de três longas da franquia. Um deles é 'Doraemon e o Nascimento do Japão' (2016), que foi uma das 10 maiores bilheterias do país naquele ano. TOTTO-CHAN: A MENINA NA JANELA é o primeiro filme do diretor que não está ligado ao universo do personagem, apesar de ser produzido pela Shin-Ei Animation, mesmo estúdio de Doraemon. MÚSICA A carreira de Shinnosuke Yakuwa está associada a um dos personagens mais populares da cultura pop japonesa, Doraemon. Nascido em Obihiro, Japão, em 1981, ele assinou a direção de diversos episódios das séries de TV estreladas pelo gato-robô que veio do futuro, além de três longas da franquia. Um deles é 'Doraemon e o Nascimento do Japão' (2016), que foi uma das 10 maiores bilheterias do país naquele ano. TOTTO-CHAN: A MENINA NA JANELA é o primeiro filme do diretor que não está ligado ao universo do personagem, apesar de ser produzido pela Shin-Ei Animation, mesmo estúdio de Doraemon. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário