quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

"GULAG" REVELA HORROS NOS CAMPOS PRISIONEIROS DA URSS DE STALIN E MAIS

 

 

“Gulag" revela horror nos campos de
prisioneiros da URSS de Stalin

O horror por trás do Gulag, um sistema de campos de trabalhos forçados dentro da antiga União Soviética, dedicados a aprisionar e a punir todos os que fossem considerados ameaças para o regime, é contado no documentário “Gulag, a história dos campos de concentração soviéticos”, de Patrick Rotman, Nicolas Werth e François Aymé. O filme é uma produção da ARTE France e Kuiv-Michel Rotman, dividida em dois episódios, que se baseia em imagens históricas e em depoimentos de ex-prisioneiros, recolhidos entre 1988 e 2014.

O embrião do Gulag começou ainda sob comando de Lênin, mas foi implementado de vez no governo stalinista, após uma reforma penal que monta um sistema robusto e integrado que submete os presidiários — em cada vez maior número — a trabalhos forçados e às mais terríveis violações de direitos humanos. Segundo o documentário, um em cada seis adultos soviéticos foi levado ao Gulag, entre inimigos do regime, anarquistas, criminosos comuns, religiosos, prisioneiros de guerra — sobretudo com o avanço das tropas soviéticas e com a conquista de territórios durante a Segunda Guerra Mundial — e até cidadãos repatriados.

Logo, o Gulag se tornou uma verdadeira “indústria penitenciária”, e a mão de obra proveniente desses campos de concentração se tornou elemento fundamental da economia soviética. Apenas após a morte de Stalin, o fim do Gulag passa a ser uma realidade, principalmente após a revogação do artigo do código penal soviético, em 1958, que legitimava prisões políticas em massa. A exibição é na Sexta da Sociedade, 19 de fevereiro, às 23h.

Quarta de Cinema – 17/02

22h10 – “Santiago” (Documentário)
Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade de editar as cenas filmadas, o longa-metragem não foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado. Diretor: João Moreira Salles. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de fevereiro, quinta-feira, às 2h10 e 16h10; 19 de fevereiro, sexta-feira, às 10h10; 20 de fevereiro, sábado, às 15h30 e 21 de fevereiro, domingo, às 22h30.

PROMO: https://youtu.be/DRV-ijYd2Ac
FOTOShttps://drive.google.com/drive/folders/1VkWZ6PsOgM79LUEvumYJPvl_LQRGvXvX?usp=sharing

Quinta do Pensamento – 18/02

22h – “Leonardo da Vinci — O Homem Universal” (Documentário)
Como um mesmo homem foi capaz de pintar a “Mona Lisa”, projetar o paraquedas e dar a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário da morte de Leonardo Da Vinci, este documentário responde a essas perguntas, mostrando a origem e a formação desse homem de múltiplos talentos: artista, inventor, cientista e engenheiro. Além da vida e das invenções de Da Vinci, sua produção artística também é analisada minuciosamente. Direção: François Bertrand. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de fevereiro, sexta-feira, às 02h e 16h; 20 de fevereiro, sábado, às 21h45

PROMO: https://youtu.be/WXwl8IEsUQo
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1FIgvoKs8cybMs0LNdO9v2fnIF82HIZan?usp=sharing 

Sexta da Sociedade – 19/02

23h– “Gulag, a história dos campos de concentração soviéticos” — “Parte 1: Origens e proliferação 1918-1938” (Documentário, dividido em dois capítulos)
Poucos meses depois da Revolução de Outubro, os bolcheviques criaram os primeiros campos de concentração para se livrar dos oponentes políticos e reeducar os chamados elementos anti-sociais por meio do trabalho. O primeiro experimento em grande escala foi o das Ilhas Solovki. Milhares de prisioneiros foram escravizados lá, em condições desumanas. Após a morte de Lênin, em 1922, Stalin tomou o poder e decretou a industrialização do país por meio de marchas forçadas e a coletivização da terra, o que desencadeou uma fome mortal. A GPU, polícia política do Partido Comunista, enviou centenas de milhares de russos aos campos para participar da construção do socialismo. O número de detidos no Gulag ultrapassou a marca de um milhão em 1935. As execuções em massa e as prisões arbitrárias se aceleraram. Em janeiro de 1939, dois milhões de prisioneiros trabalhavam no Gulag. Diretor: François Aymé, Nicolas Werth e Patrick Rotman. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 20 de fevereiro, sábado, às 03h e às 11h35; 24 de fevereiro, domingo, às 18h;

PROMO: https://youtu.be/wIGX7k0Robk 
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1nyo8vz5WEa6PICn1SViiEZfws7ctNd4_?usp=sharing

Sábado – 20/02

15h - “Partido Alto” (Documentário)
Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, traz depoimentos marcantes da velha guarda e firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.  Diretor: Leon Hirszman Duração: 22 min. Classificação: 10 anos.

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1VAHO40V5eKIW4aPzm2ZubhQeXlKmwwD3?usp=sharing  

Domingo – 21/02

16h45 – “Coleção Arte Presente em Inhotim” (Série) — Episódio: “Cildo Meireles”
O programa aborda o trabalho do artista plástico Cildo Meireles destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas em Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os "microcadernos", que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça "Mutações geográficas: Fronteira vertical", um projeto de 1969 concretizado em 2015, que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil. Diretor: Pedro Urano. Duração: 52min. Classificação:  Livre.

PROMOhttps://youtu.be/gNnFa378aCQ
FOTOShttps://drive.google.com/drive/folders/1PSxioiBQ1JKQcUa5dUolDwpiE7YgZJLB?usp=sharing

 

 

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do NOW da Claro, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Nenhum comentário: