sexta-feira, 19 de março de 2021

"ASSIM VIVEMOS" ANUNCIA EDIÇÃO ONLINE EM ABRIL E ABRE INSCRIÇÕES

 

‘Assim Vivemos’ anuncia edição online em abril e inscrições abertas para o evento no segundo semestre 


OS INTERESSADOS PODEM INSCREVER SEUS FILMES ATÉ 12 DE ABRIL 

 

Assim Vivemos Online - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência www.assimvivemos.com.br . À direita, foto de uma mulher negra em uma cadeira de rodas com um sorriso largo. Ela é completamente calva e usa óculos. Está com o braço esquerdo ao longo do corpo e o direito apoiado no braço da cadeira. Usa vestido amarelo com estampa de flores cor de laranja e azuis e bijuterias douradas. Abaixo da foto, escrito em branco: Mona Rikumbi é atriz, dançarina, enfermeira e ativista. Na parte de baixo do convite, as logomarcas: Produção: Cinema Falado. Apoio: Centro Cultural Banco do Brasil e Anaísa Raquel Produções. Patrocínio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil - Governo Federal. 

 

 

Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência - o mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema -, realiza uma edição online e gratuita com uma seleção especial de 14 filmes nacionais e internacionais premiados e consagrados em edições anteriores, dois inéditos brasileiros e quatro debates relacionados aos temas das produções. 

A edição virtual será entre os dias 10 e 14 de Abril no site www.assimvivemos.com.br Em todas as sessões serão disponibilizados recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos) e a tradução para LIBRAS. Será distribuído gratuitamente por e-mail material didático com sugestões de atividades para professores e profissionais da área.

A edição online só é possível porque a Cinema Falado Produções, organizadora do festival, foi contemplada no edital Lei Aldir Blanc. Ao mesmo tempo que organiza o evento virtual, a produtora abre inscrições para a 10ª edição do Assim Vivemos que acontecerá no segundo semestre. Os interessados podem inscrever até o dia 12 de Abril através da plataforma FilmFreeway, no link: https://filmfreeway.com/assimvivemos Podem participar curtas, médias e longas-metragens nacionais e estrangeiros sobre o tema das pessoas com deficiência e com qualquer data de produção. A edição  presencial, a partir de agosto, será nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema. Em cada edição o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini.


Sobre o Festival Assim Vivemos - Realizado desde 2003, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência - é um evento bienal que promove a reflexão sobre temas como preconceito, invisibilidade social, mobilidade, afeto, superação, autonomia, inclusão e acessibilidade, trazendo para o Brasil o melhor da produção audiovisual mundial sobre o assunto.

Entre suas produções estão curtas, médias e longas metragens de diferentes nacionalidades que formam um mosaico diverso, abrangente e rico sobre as questões que envolvem as pessoas com deficiência e consequentemente toda a sociedade. Em todas as sessões são disponibilizados recursos de acessibilidade como a audiodescrição e legendas LSE (para surdos e ensurdecidos) e interpretação de LIBRAS.

O Assim Vivemos já se consolidou como um importante espaço de reflexão já que também promove debates e oficinas sobre temas levantados pelos filmes, onde pessoas com deficiência e profissionais de referência com e sem deficiência se encontram. Com curadoria delicada e cuidadosa, que busca dar o espaço de fala e o protagonismo para as pessoas com deficiência contarem suas histórias, o Festival Assim Vivemos se revela uma experiência que encanta e transforma todos os públicos. 

Nenhum comentário: