sexta-feira, 19 de março de 2021

PANORAMA LATINO-AMERICANO DO FESTIVAL CURTA CINEMA COMEÇA HOJE

 

Fotografia: Lo Que Nos Queda

Mostra conta com 31 filmes e um dos destaque é o mexicano "El Día Comenzó Ayer"   

O Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, o Curta Cinema, começou no dia 17 de Março e vai até o dia 24. Em edição comemorativa de 30 anos e totalmente online e gratuito, o Festival é dividido em cinco mostras, entre elas o Panorama Latino-americano, que traz uma novidade nesta edição. A seleção dos filmes, que poderá ser conferida a partir de hoje, às 19h, foi feita em parceria com nove importantes festivais latino-americanos, chegando a uma curadoria coletiva e única. Com eleição por voto popular, os filmes do Panorama concorrem ao Prêmio de Melhor Filme. 

 

"El Día Comenzó Ayer", de Julián Hernandez, é o principal destaque da mostra. A trama gira em torno de Orlando e Saúl, que, juntos, descobrem uma nova forma de ver a vida, em que o sexo passa a ser um encontro e não uma forma de se afastar dos outros. Hernandez é um dos mais importantes diretores mexicanos da atualidade, com uma cinematografia extensa voltada para a temática LGBT.

 

Com duas indicações e uma vitória no Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Berlinale, o filme colombiano "El Tamaño de Las Cosas" também é um dos mais aguardados. No curta, é mostrada a vida simples de Diego e seu pai, que vivem em uma casa sem móveis. 

 

O Panorama Latino-americano é dividido em seis programas e cada um acontece em um dia, a partir de hoje (sexta, dia 19). Entre eles, o segundo é o que traz mais filmes com vieses político e social, como "Con Olor a Mandarina" e "La Yuyera", que abordam abuso sexual, e a obra "Lo Que Nos Queda", que fala sobre uma pequena comunidade mexicana dominada por uma milícia violenta. 

 

Sobre o Festival Curta Cinema  

O Festival Curta Cinema é dedicado à difusão e promoção de obras audiovisuais em formato curta metragem. Exibe títulos com até trinta minutos de duração e se dedica exclusivamente ao formato. É um festival qualificador para importantes prêmios da indústria audiovisual, como o Oscars, o BAFTA, os prêmios Goya e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A programação regular consiste em duas mostras competitivas (nacional/internacional) e dois panoramas de divulgação da produção local (carioca e latino-americano). Complementando a programação o festival tradicionalmente exibe mostras especiais temáticas, buscando abranger ampla multiplicidade de perspectivas artísticas. O Festival Curta Cinema também promove atividades de caráter formativo como debates, workshops, oficinas e encontros.

 

Este projeto é financiado pelos recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc, geridos pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

Serviço: Panorama Latino Americano 1 - Sexta-feira, 19 de Março, às 19h

El tamaño de las cosas

Sueños de Pedro

Recuerdo de mi presentación

NAAYILO’OB JA (Sueños de agua)

Asi en La Tierra

 

Panorama Latino Americano 2 - Sábado, 20 de Março, às 19h

La Frontera

Lo que nos queda

Expiatorio,

Con olor a mandarina

La Yuyera

 

Panorama Latino Americano 3 - Domingo, 21 de Março, às 19h

El fin del invierno

La cama

Macho

El día comenzó ayer

 

Panorama Latino Americano 4 - Segunda-feira, 22 de Março, às 19h

Fragmentos potenciales de obras para desplegar fractal y cíclicamente

Atmósfera

s/t

Fronteras II

Esta obra no ha de tener título

 

Panorama Latino Americano 5 - Terça-feira, 23 de Março, às 15h

Cabra Chica 

Yí (el rio que no se corta) 

El dibujo de un pez

Wheels

Todo lo cercano se aleja

 

 

Panorama Latino Americano 6 - Quarta-feira, 24 de Março, às 19h

Vapor de las raíces

La tortuga de plástico

El punto verde en el año 3785

La Fuente de Agua

Yvy Marane’y - La Tierra sin mal

IXCH’UMIL

Juan El Pescador

 

 

Nenhum comentário: