quarta-feira, 6 de março de 2024

CURTA-METRAGEM É RODADO EM CURITIBA, ABORDA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, curta-metragem é rodado em Curitiba, abordando violência doméstica de uma forma inédita 

Nesta semana, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, são realizadas as filmagens de “Tente Sua Sorte”, estreia na direção de Guenia Lemos após uma produtiva trajetória em sua carreira como atriz (que conta, inclusive, com papeis em famosas produções dos EUA) e cenógrafa. A história trata de um tema que ainda hoje, lamentavelmente, ronda o universo feminino: a violência doméstica, retratada em um roteiro com narrativa de cinema fantástico, com elementos circenses.

 

Além da direção, Guenia assina o roteiro, em que imprime determinados elementos de seu íntimo. “Eu tenho experiências que são difíceis e digo que a maioria das mulheres vão ter histórias para contar de um ou outro tipo de abuso que elas sentiram. Isso é muito triste”, relata a diretora, que em “Tente Sua Sorte” dirige nomes como Carol Roehrig, Mauro Zanatta, Guta Stresser, Eliane Campelli, Gabriel Gorosito, Regina Vogue, Adriano Petterman, entre outros que compõem o elenco do curta.

 



Trajetória até a direção

Guenia Lemos iniciou sua carreira em cinema, teatro e TV nos EUA, onde atuou em episódios da série “Law and Order”, na novela “As The World Turns” (que ficou no ar por 54 anos na rede de TV CBS), no longa-metragem “Segredos na Noite” (em que contracenou com Robin Williams), na peça “The Clean House”, entre outros trabalhos. De volta ao Brasil em 2011, esteve em longas como “Nervo Craniano Zero” (de Paulo Biscaia Filho), “Uma Família Feliz” (de José Eduardo Belmonte), “Estômago II: o poder do Chef” (de Marcos Jorge), “Traição entre Amigas” (de Bruno Barreto), em curtas como o premiado “Julieta de Bicicleta” e diversas produções teatrais, como “Suave Napalm” e “Morro Brasil”.

 

Eu passei mais de 30 anos trabalhando em projetos de outros grandes artistas. Acho que cheguei num ponto de maturação. Com essa bagagem, a gente faz anotações mentais do que fazer e o que não fazer na direção. Em 2018 comecei a ter na minha cabeça um início de argumento para um longa-metragem. Mas eu entendi que se um dia eu quisesse dirigir um longa, eu teria que começar pelos curtas”, afirma a diretora.

 

Seis meses após iniciar o processo do longa, ela teve a ideia deste curta-metragem, inspirado em um panorama trágico para as mulheres. Segundo a diretora, o feminicídio e a violência doméstica estão cada vez mais presentes, ou mais expostos na mídia. “Naquele mesmo ano de 2018, uma pesquisa da ONU apontou que o lar é o lugar mais perigoso para a mulher, que 58% dos feminicídios acontecem dentro do lar. A mesma pesquisa listava os tipos de violências sofridas pelas mulheres: psicológica, física, sexual, moral e patrimonial. Resolvi criar um roteiro que passasse isso de uma forma didática, para que as mulheres entendessem esses tipos de violências que elas podem perceber em casa”, explica.

 

A ideia inicial, com um teor didático, foi ganhando um viés mais artístico com o passar do tempo, até chegar na história que está sendo filmada, com elementos de cinema fantástico. “Isso faz parte do meu background de teatro e de cinema. Eu gosto muito do realismo mágico. É uma influência de muitos grupos com quem trabalhei. Vamos assumir isso, a gente tem essa liberdade no cinema”, pontua.

 

O curta-metragem encerra suas filmagens justamente em 08 de março (sexta-feira), Dia Internacional da Mulher, o que contribui, segundo a diretora, para trazer vibrações positivas ao set de filmagem. “Acho bastante simbólico e forte. Estou abraçando isso como uma grande celebração de algo muito bom para mim e todas as mulheres da equipe”, finaliza Guenia.

 

“Tente Sua Sorte” é viabilizado através dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com investimentos da Cattalini, TCP e BRDE. O projeto é uma produção da Prego Torto, que conta com produção associada da Armada, distribuição e coprodução da Moro Filmes e apoio cultural da Charlotte Pães, Padaria América, Venda Oliveira, Red Mamut, Artelux Produções, Cena Hum, PrFilm Commision e Curitiba Film Commission.

Fotos: Juliana Braz / Braztidores.

 

Nenhum comentário: