terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA ANUNCIA NOVIDADES PARA 2025

Festival Santa Cruz de Cinema

Festival Santa Cruz de Cinema anuncia novidades para 2025

Internacionalização e rodadas de negócios foram anunciadas na última sexta-feira (31) durante evento de lançamento em Santa Cruz do Sul (RS).

Na última sexta-feira, 31 de janeiro, o Festival Santa Cruz de Cinema, que chega a sua oitava edição, reuniu imprensa, patrocinadores e convidados na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul (RS), para anunciar as novidades deste ano. 

Depois de 7 anos, o evento, que é um dos maiores festivais de curtas-metragens do Brasil, passará a ter um olhar internacional. O primeiro passo para a internacionalização será um intercâmbio com a América do Sul a partir de uma parceria inédita com o Departamento de Maldonado, no Uruguai, que realiza há 27 anos o Festival Internacional de Cine de Punta del Este. Nesta edição, serão exibidos em Santa Cruz do Sul curtas-metragens que participarão do festival latino, que acontece neste mês no Uruguai, através do projeto chamado Pantalla Maldonado, com apoio e incentivo do INCAU - Instituto Nacional Cinema e Artes Visuais. 

A partir do ano que vem, a gente abre as nossas portas para a América Latina, a gente vai ser um festival ibero-americano. E já nesse ano, teremos uma parceria com o Festival da Punta da Leste, que estará junto com a gente”, anunciou Diego Tafarel, um dos organizadores do festival

Além da mostra latina, o Festival Santa Cruz de Cinema também irá promover uma noite de celebração ao cinema japonês, com a exibição de filmes japoneses e um jantar temático.

Primeiro encontro para o mercado irá reunir realizadores e players
Outra novidade desta edição é a realização de rodadas de negócios dentro da programação, proporcionando o encontro de realizadores da cidade com os principais players do mercado. 

A gente vai ter grandes players na nossa cidade, pela primeira vez, para olhar os projetos de Santa Cruz. Isso é uma virada, porque é também o primeiro evento de mercado no centro do estado. Então a gente está fazendo bem para nossa cidade e está fazendo bem para nossa região. A gente faz muita coisa de qualidade e precisa de oportunidade, é o que a gente vai ter”, disse Tafarel. 

Durante as rodadas de negócios, os players irão escolher projetos locais para serem realizados. Atualmente, Santa Cruz do Sul tem 42 produtoras, o Santa Cruz Polo Audiovisual (SCPA), que trabalha para fortalecer as empresas da região, e ainda uma Film Comission, que atua na promoção da cidade como destino para a realização de produções. 

Inscrições encerram dia 20 de fevereiro
As inscrições estão abertas e encerram dia 20 de fevereiro. Até o momento, mais de 270 filmes já foram inscritos e a expectativa é superar o número da última edição, que foi de 827 produções. Para a organização, este é um reflexo da importância do festival para os realizadores e também o resultado da ampla produção nacional. 

O 8º Festival Santa Cruz de Cinema será realizado entre os dias 9 e 13 de junho, com entrada franca, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), e a programação contempla mostra competitiva, painéis, oficinas, homenagens, rodadas de negócios e debates sobre produção cinematográfica brasileira. A realização é do Sesc Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes.

8º Festival Santa Cruz de Cinema
De 9 a 13 de junho em Santa Cruz do Sul
Inscrições: Até o dia 20 de fevereiro pelo formulário online https://x.gd/hlrzP
Categorias: Mostra Nacional, aberta a produções de qualquer estado do país, e Mostra Olhares Daqui, dedicada exclusivamente a obras de Santa Cruz do Sul.
Site: https://festivalsantacruzdecinema.com.br/
Instagram: @festsantacruzcinema/


Nenhum comentário: