Mostrando postagens com marcador exposição fotográfica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador exposição fotográfica. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 25 de março de 2026

FESTIVAL DE CURITIBA VISTO POR DENTRO EM UMA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Exposição na PUC-PR celebra a “arte do encontro” no Festival de Curitiba

Mostra, abre na quinta-feira, 26, tem cerca de 80 fotos, produzidas nas últimas quatro edições do evento

O Centro Cultural da PUC-PR recebe a partir da próxima quinta-feira, dia 26 de Março, às 18h30, a exposição “Entreolhares: narrativas visuais do Festival de Curitiba”, uma seleção de mais de 80 fotos feita a partir do que foi produzido nas últimas quatro edições do evento. A entrada é gratuita.

A fotógrafa Annelize Tozetto, integrava a equipe coordenada por Daniel Sorrentino, até o ano retrasado, há 16 anos cobre o maior evento de artes cênicas da América Latina, e que desde o ano passado coordena a equipe de fotógrafos do Festival. A mostra na PUC-PR fica aberta até o dia 26 de maio, com o patrocínio da Chamex.

O recorte temporal da exposição coincide com a volta do Festival aos seus moldes tradicionais, em 2022, depois de uma pausa de dois anos por conta da pandemia de Covid-19. “Naquela época, quando o Festival foi cancelado, a gente não tinha a dimensão do quanto a vida no planeta ia ficar estacionada e de quantas pessoas morreriam”, relembra Annelize.

Então, essa exposição é pra marcar nosso reencontro. É uma celebração da vida, e de como a arte está sempre presente nela. Até porque o teatro, a cultura em si, também se renovou de alguma maneira naquele período.”

Foi esse o conceito que norteou os critérios da curadoria. “A gente queria enfatizar muito essa coisa do encontro. O encontro nos bastidores, nos camarins, o encontro do público com a peça, o encontro do fotógrafo com o espetáculo”, explica. “E mostrar que a gente não faz teatro sozinho. O Festival não se faz sozinho. A fotografia no teatro também tem muita gente envolvida. O resultado da sua foto envolve o trabalho de outras pessoas: do artista, do iluminador, do cenógrafo, do figurinista, do maquiador.”

O arquivo a ser triado era imenso. Só no ano passado, a equipe de fotógrafos do Festival de Curitiba, formada por dez profissionais, produziu mais de 16 mil instantâneos. “O Festival foi escolhido porque, além de ter um acervo incrível, por si só é um grande encontro de muita gente boa de tantos outros lugares”, diz Douglas Moreira, gerente da PUC-PR Cultura. 

O processo de seleção ainda tomou cuidado para não incluir nenhuma imagem que pudesse interferir na classificação indicativa da exposição. “Fucei ano por ano, mais de uma vez”, brinca Anne, como é carinhosamente chamada. “É uma exposição aberta, para todos os públicos. É o resultado de um trabalho coletivo. Ela lembra que na vida a gente não faz absolutamente nada sozinho.”

A exibição inclui uma das fotos prediletas de Annelize em seus 16 anos, tirada durante uma das sessões de “Ana Lívia” – espetáculo escrito pelo curitibano Caetano Galindo – em 2024, no Teatro da Reitoria.

Nela, as atrizes Bete Coelho e Georgette Fadel aparecem abraçadas, de pé sobre uma grande mesa, no exato momento em que são atingidas por um grande bloco de água que despenca do teto. O líquido brilha por conta da iluminação, contrastando com o breu do restante do cenário. “Eu estava fotografando, e a luz de cena mudou de repente”, conta Anne. “Uma das perguntas que mais me fazem é se a gente assiste às peças antes pra saber o que vai estar fotografando. Nem sempre, ou quase nunca. Essa foto mesmo aconteceu quase no susto. Depois eu nem editei.”


SERVIÇO: Entreolhares: narrativas visuais do Festival de Curitiba

Centro Cultural da PUC-PR

Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho

Quinta-feira, 26 de março, às 18h30

Entrada gratuita.




quarta-feira, 26 de março de 2025

DANIEL CASTELLANO REALIZA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA EM HOMENAGEM AOS 332 ANOS DE CURITIBA

Curitiba ganha exposição fotográfica de Daniel Castellano em homenagem aos 332 anos da cidade

Mostra gratuita de um dos principais nomes da fotografia brasileira é sediada no NH Curitiba The Five e reúne imagens inéditas da capital paranaense

Reconhecido como o poeta dos cenários curitibanos, Daniel Castellano se destaca por registrar o cotidiano urbano com fotografias inspiradoras e ângulos geométricos inesperados. Para homenagear os 332 anos da capital paranaense, o fotógrafo, em parceria com o NH Curitiba The Five, promove uma nova exposição com 15 imagens que retratam diferentes perspectivas da cidade. 

A mostra celebra o aniversário de Curitiba, comemorado em 29 de março. “A proposta da exposição é revelar uma cidade viva e pulsante, do calçadão da Rua XV de Novembro aos detalhes das festas étnicas promovidas pelos imigrantes que ajudaram a construir a identidade  da capital. É uma seleção fotográfica dos últimos 10 anos, ilustrando a evolução da cidade”, explica Castellano. As imagens foram captadas ao longo dos anos pelo fotógrafo, reconhecido por seu olhar sensível sobre Curitiba. Entre 2017 e 2024, ele integrou a equipe de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba, documentando obras e eventos institucionais, o que contribuiu para a formação de um extenso acervo. Com atenção especial ao cotidiano, suas fotos registram cenas espontâneas, como crianças brincando, pessoas contemplativas e momentos sutis de interação nas praças e ruas da cidade.   

"Oferecer acesso livre à arte é uma excelente oportunidade para enriquecer o dia de quem passa pelo nosso hotel, sejam colaboradores, hóspedes ou frequentadores do complexo. É gratificante abrir espaço para artistas locais, como Castellano. Suas fotografias são inspiradoras e únicas”, destaca o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque.  

A exposição ficará em exibição até 11 de abril no lobby do hotel. As obras também estarão disponíveis para compra. 

Serviço: Exposição - Daniel Castellano
Local: NH Curitiba The Five — Rua Nunes Machado, 68 - Batel | Curitiba | PR
Datas: de 28/03 a 11/04
Valor: entrada gratuita
Mais informações: @nhhotelsbrasil ou www.nh-hoteles.pt/ 


Crédito footgráfico: André Rodrigues ( imagem do fotógrafo Daniel Castellano). 

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA INÉDITA HOMENAGEIA SÃO PAULO NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

 



 Exposição fotográfica inédita homenageia São Paulo no aniversário da cidade

Série de imagens revela o olhar único do fotógrafo João Rocha, o Cidade Cinza, sobre São Paulo a partir da icônica arquitetura do Tivoli Mofarrej São Paulo  

Crédito: Cidade Cinza

 

A partir do dia 23 de Janeiro, o lobby do Tivoli Mofarrej São Paulo irá sediar uma série de fotografias inéditas do renomado artista João Rocha, conhecido como Cidade Cinza. A exposição é aberta ao público e gratuita, e apresenta o olhar singular do fotógrafo sobre a cidade de São Paulo, capturando a essência vibrante da metrópole. A exposição acontece em celebração aos 470 anos da capital, comemorado no dia 25 de Janeiro.

 

O desafio de mostrar São Paulo através do hotel Tivoli Mofarrej foi um exercício criativo para o fotógrafo: “O prédio possui uma arquitetura ímpar, que conversa com uma das regiões mais agitadas e importantes de São Paulo, a Avenida Paulista e seus arredores. A experiência foi única porque tive a chance de acessar espaços que nunca imaginei, como o heliponto, que tem uma vista panorâmica da cidade de tirar o fôlego. Ao integrar as curvas e linhas do espaço como moldura de São Paulo, cheguei a um resultado orgânico e artístico que me agrada muito”, comenta.
 

O Cidade Cinza começou de forma descontraída em 2017, quando João visitou São Paulo enquanto ainda morava no Rio de Janeiro. De lá para cá, o fotógrafo mudou permanentemente para a capital paulista e conquistou diversos espaços mostrando o seu olhar atento sobre as situações cotidianas da cidade. Em 7 anos no ar, o Cidade Cinza já realizou uma exposição aberta ao público pelos metrôs de São Paulo, faz parte de dois fotos livros (Av. Paulista: de ponta a ponta Minhocão: de cima a baixo, ambos do selo Vertigem) e possui um zine, publicação de imagens autorais, registrando o carnaval de rua.
 

Exposta de 23 de Janeiro até 5 de Março de 2024, a exposição pode ser contemplada tanto pelos hóspedes quanto por aqueles que querem explorar novas imagens da cidade de São Paulo.  

 

Crédito: Cidade Cinza

“O Tivoli Mofarrej São Paulo está iniciando o ano de 2024 com uma celebração da cidade de São Paulo. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso em sempre trazer arte para o hotel, abraçando uma variedade de movimentos artísticos. Nesta ocasião especial, temos o prazer de receber a exposição do artista João Rocha, cujo trabalho inovador foi realizado com muita técnica e exclusividade, utilizando os espaços do hotel como inspiração. A exposição reflete a essência única do hotel e é uma oportunidade imperdível para os amantes da arte”diz Marco Amaral, Vice-Presidente de Operações e Desenvolvimento da Europa e América do Sul do grupo Minor Hotels.
 

Além desta parceria, o Tivoli Mofarrej São Paulo, contempla movimentos artísticos desde 2016 através do projeto Tivoli Art, com o intuito de levar a arte para dentro e fora do hotel.

 

Serviço: Exposição Cidade Cinza – Tivoli Mofarrej São Paulo  

Data: de 23 de Janeiro a 5 de Março de 2024

End.: Alameda Santos, 1437, Cerqueira César | São Paulo, Brasil  

Tel.: +55 (11) 3146 5900  

E-mail: reservations܂tspm@tivolihotels܂com  

Site: www܂tivolihotels.com  

Instagram: @Tivolimofarrej 

Facebook: @TivoliMofarrej 
 

Sobre a Tivoli Hotels & Resorts

Tivoli Hotels & Resorts faz parte da Minor Hotels e opera atualmente 16 propriedades em Portugal, Brasil, Qatar, China e Holanda. Com 90 anos de experiência, a Tivoli Hotels & Resorts diferencia-se através de um leque de experiências únicas e autênticas oferecidas aos hóspedes, aliadas a um serviço inovador e diferenciador. Em Portugal, a Tivoli tem propriedades nos principais destinos turísticos desde a cosmopolita cidade de Lisboa à romântica vila medieval de Sintra e às praias e campos de golfe do Algarve. No Brasil, os hotéis Tivoli possuem propriedades na vibrante São Paulo e no litoral da Bahia. No Catar, o portfólio da marca inclui três hotéis, dois no centro histórico de Doha e um na costa de Al Wakra.

A Tivoli é membro da Global Hotel Alliance (GHA), a maior aliança mundial de marcas de hotéis independentes.

Para mais informações sobre Tivoli Hotels & Resorts, visite o site. Siga-nos no Facebook e Instagram @TivoliHotels

terça-feira, 7 de novembro de 2017

EXPOSIÇÃO ATRAVÉS RETRATA A RELAÇÃO ENTRE ARTISTA E FOTOGRAFADO

A Mostra “Através” está em cartaz na sede do Centro Europeu no Shopping Crystal

Segue até o próximo dia 6 de Dezembro, no Centro Europeu de Curitiba a mostra “Através”, mais novo trabalho da fotógrafa curitibana Flávia Wolf. A exposição inédita é uma coletânea de retratos que apresenta a reflexão particular da artista sobre as pessoas que encontradas pelo caminho, e o intercâmbio que existe entre fotógrafo e fotografado. 




As obras expostas na mostra, foram cuidadosamente selecionadas para apresentar ao público a permissão sutil e intimidade que se cria entre o artista e o indivíduo objeto da fotografia. “ Com muita sensibilidade e talento, a Através mostra o encontro, o núcleo e a essência do trabalho da fotógrafa e a experiência dos fotografados. Os retratos expressam a ternura e forte presença do relacionamento entre quem vê e quem é visto”. comenta Charly Techio, uma das organizadoras da mostra e supervisora do curso de Fotografia do Centro Europeu.

A mostra ficará em cartaz na sede do Centro Europeu no Shopping Crystal, na Rua Comendador Araújo, 731 – piso L4, até o dia 6 de Dezembro. Os trabalhos podem ser vistos de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 20h. Mais informações no telefone 3233-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

NOMADISMO COTIDIANO EXPOSIÇÃO NO BAR FOGO


Acontece, até o dia 26 de Junho, a exposição fotográfica “Nomadismo Cotidiano”, no bar Fogo, local já conhecido pelos frequentadores da efervescente Rua São Francisco, o bar que toma às vezes de galeria disponibiliza uma parede dedicada especialmente à exposição de obras de artistas locais. As exposições mudam quinzenalmente e no momento abriga as imagens captadas por Pretícia Jerônimo durante viagens e locais nos quais já morou. Cidadã do mundo e de alma inquieta, já foi B-Girl, aeromoça, é engajada no empoderamento comunitário e segue apaixonada por descobertas. Eis que descobre a fotografia e se descobre nela.

Definitivamente, nossa pátria é a transcendência. Somos essencialmente nômades, evoluímos por isso e para isso” afirma Celestino Dimas, artista visual e curador da exposição, nos conta que a mostra foi concebida especialmente para as paredes do Fogo e “traz uma espécie de visão panorâmica dessa trajetória multifuncional. A abordagem não convencional dos locais turísticos (e outros nem tanto) por onde esteve, revela sutilezas instigantes, muitas vezes desapercebidas pela anestesia da rotina do ir e vir.” 

O que a exposição oferece é a beleza e sentido que existe nas coisas mais simples do dia-a-dia. Ensina que basta estar atento, bastar estar sensível e a vida se manifesta exuberante diante de nós. As cenas dessa “poesia cotidiana” não poderiam deixar de ser biográficas. “Cada quadro tem uma história, que dá margem para tantas histórias quantas nossa lembrança e nossa imaginação possam nos transportar. Capturar a essência de uma vivência transitória num instante, num “click”, não é tarefa simples, mas tal ousadia é gratificante.” revela a artista.


Serviço: Exposição fotográfica “Nomadismo Cotidiano”
Fogo: De Terça a Domingo das 17h às 23h
Rua São Francisco, 150 - Centro Histórico de Curitiba | (41) 3148-0058.

domingo, 4 de outubro de 2015

Artestenciva apresenta SH//RM


A Galeria Portfolio convida a todos para a abertura da exposição Seres Híbridos Registradores de Momentos ( SH // RM ), de Eduardo ‘Artestenciva’ Melo. 

A mesma está marcada para as 19 horas  de quarta-feira, dia 7 de Outubro, na escadaria do NEX Coworking, localizado na Rua Francisco Rocha, 198, Batel. A entrada é gratuita, e ficará aberta ao público até o final do ano.




A mostra contém pelo menos 10 obras da mais recente série do artista curitibano, que une cabeças de animais ao corpo de grandes fotógrafos. As peças foram criadas em 2015, com plataformas diversas encontradas pelas ruas da capital paranaense. Também serão expostas três fotografias desses seres pintados em lugares abandonados, de modo a exibir a versatilidade dos trabalhos de um dos maiores nomes da atualidade.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

OS "HABITANTS" DA SERRA DA CANASTRA EM EXPOSIÇÃO

Na exposição com apenas uma foto, Marco Alves apresenta livro sobre os significantes e significados dos microambientes do centro sul do estado de Minas Gerais

Em meio à paisagem natural e cheia de mistérios, só um olhar mais sensível é capaz de perceber a mescla constante entre seres vivos e não vivos do cerrado brasileiro. É assim, que Marco Alves, em seu segundo trabalho fotográfico sobre a Serra da Canastra, no Centro Sul do estado de Minas Gerais, apresenta a simbiose constante das coisas – resultado que o tempo impõe da vida até a morte – e fez surgir Habitants, que são ao mesmo tempo significantes e significados de seres que habitam a região e que resultou num livro que ilumina o olhar de quem o admira.
O lançamento ocorre junto com a exposição de uma única foto, que será realizada de 12 de Setembro a 10 de Outubrona Galeria Fass, em São Paulo. Os mais de 30 registros apresentam a dinâmica natural dos seres da natureza que transforma a estética dos microambientes compostos por rochas, galhos, terra, flores, cactos, água, entre outras coisas; e este movimento gera, de forma constante, novas texturas, contornos, tons e formas geométricas retratadas no trabalho de Alves. Em Habitants, Marco Alves afirma que utilizou o termo para designar a população vegetal, rochosa e a própria água que ocupa a Serra da Canastra. “Uma população temporária", acrescenta.


         As imagens que compõem o livro passaram por um tratamento antes de serem impressas o que, de acordo com Alves, é uma proposta diferenciada para os padrões de impressão no país. Ele conta que aplicou um tom quente (amarelo) nas regiões de altas luzes e um tom frio (azul) nas de baixas luzes. “O tratamento foi feito por Ricardo Tilkian, que abraçou a proposta inicial com muito entusiasmo e dedicação”, comenta Alves. Tilkian afirma que o resultado desse trabalho é muito particular. “Não lembro de outro livro com este resultado, nem aqui  nem fora do Brasil”. O livro conta com projeto e produção gráficos de Isabel Santana Terron e terá tiragem inicial de 1 mil exemplares.

No trabalho anterior, Opará, onde nasce o São Francisco, as abordagens do fotógrafo durante 10 anos buscaram a paisagem montanhosa e o horizonte da região. Porém, dessa vez, de acordo com Moracy Oliveira, jornalista e crítico, que escreve o texto no livro onde apresenta o trabalho, "Alves fecha o ângulo da tomada, aproxima-se dos elementos naturais e explora texturas, contrastes, nuanças e meio-tons, num ambiente onde o horizonte desaparece".
Oliveira, também, caracteriza e compara o estilo do fotógrafo ao de outros autores. “São fotógrafos sem pressa, observadores, analíticos, criativos, que trabalham diretamente sobre a realidade”.
Para Rosely Nakagawa, curadora de fotografia e organizadora do livro, “os seres revelados não pertencem nem ao cerrado nem a este mundo que cobra coerência. São dramáticos e imponentes, retratos dos verdadeiros habitantes da Serra da Canastra". A curadora faz ainda uma análise crítica da hierarquia estabelecida no passado pela Imperial Academia e Escola das Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde, segundo ela, colocava como “dogmas” nos estatutos que a pintura de paisagem era o último dos gêneros a serem aprendidos e praticados. Ela pontua também o significado da palavra Habitants que vem do francês e tem um importante papel na época das colonizações.

Livro de fotografias  Habitants
Autor: Marco Alves
88 páginas
lançamento e exposição: 12 de Setembro, sábado, às 11hs
término : dia 10 de Outubro
local: Galeria Fass
endereço: Rua Rodésia, 26, Vila Madalena, SP
* Não tem estacionamento no local
Visitação:  de segunda a sexta, das 11h às 19h
telefone:  (11) 3037-7349.

sexta-feira, 27 de março de 2015

APAP/PR FAZ HOMENAGEM COM MOSTRA FOTOGRÁFICA NA CAPELA SANTA MARIA


            A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR presta uma homenagem aos 322 anos de Curitiba com uma exposição fotográfica na Capela Santa Maria. A mostra “Curitiba entre nós 2”, com mais de 30 imagens de fotógrafos curitibanos, será aberta às 16h30 de domingo (29), antes do concerto de abertura da temporada 2015 da Camerata Antiqua de Curitiba. 

Fotografia de Munir Bucair.
            A mostra reúne obras de treze integrantes do Núcleo de Fotografia da APAP/PR: Christian Schönhofen, Daniel Rebello, Gianna Calderari, Helio Dutra, Ian Lara, Lucia Biscaia, Luiz Gustavo Vidal, Mauricio Vieira, Mathieu Bertrand, Munir Bucair, Regina Oleski, Sandra Carrillo e Vanessa Múrio. Nesta coletânea, eles exibem com seus olhares uma Curitiba real e imaginária, que está entre seus moradores e a cidade que enxergam.        
O Núcleo de Fotografia da APAP/PR foi criado em 2014, com a proposta de levar arte e cultura para a população, promovendo exposições, palestras e workshops. Importante lembra que o Núcleo de Fotografia, está aberto à participação de interessados, que podem contatar a entidade pelo endereço eletrônico: apap@apap.com.br. A exposição permanecerá em cartaz na Capela Santa Maria até 3 de Maio.

Serviço: 
Exposição Fotográfica “Curitiba entre nós 2
Fotografia de Christian Schönhofen,
Data de abertura: 29 de Março (domingo), às 16h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro – Curitiba – PR
Informações: 
(41) 3321-2840
Período da exposição: 29 de Março a 3 de Maio de 2015
Horário: segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18h
Entrada franca
 Realização:
APAP/PR – Associação dos Artistas Plásticos do Paraná
Núcleo de Fotografia APAP/PR

Apoio:
Fundação Cultural de Curitiba
ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura
Capela Santa Maria Espaço Cultural
Comissão de Assuntos Culturais da OAB
ACP – Associação Comercial do Paraná
Ticcolor – Soluções em Imagem

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE RETRATA OS RESULTADOS DO PROJETO MUELLER ECODESIGN SOCIAL

O SHOPPING MUELLER E UNICURITIBA APRESENTAM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE MOSTRA OS RESULTADOS DO PROJETO MUELLER ECODESIGN SOCIAL
Público poderá conferir por meio da exposição o resultado final do Projeto Mueller Ecodesign Social, o qual possibilitou a reforma de uma das unidades de atendimento a crianças assistida pela FAS. 

O Shopping Mueller apresenta de 27 de Janeiro a 1º de Março a exposição fotográfica que retrata o resultado final e todas as etapas do Projeto Mueller Ecodesign Social, o qual beneficiou uma das unidades de atendimento a crianças assistida pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), renovando e aprimorando a infraestrutura local. A mostra, que estará aberta ao público no Piso Cinemas do mall, conta com o patrocínio do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). O coquetel de abertura acontecerá no dia 27 de Janeiro, às 19h, e contará com a presença dos profissionais e alunos que executaram o projeto, de representantes das empresas parceiras e das instituições FAS e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

Para a gerente de marketing do Shopping Mueller, Melissa Barbosa, o projeto é motivo de orgulho para o mall, pois, juntamente com os parceiros, foi possível transformar o lar em uma casa dos sonhos para cada criança. “Nós comemoramos porque a iniciativa ganhou uma dimensão que não esperávamos. Foram se juntando a nós cada vez mais parceiros interessados em ajudar. Rapidamente construímos uma corrente do bem”

O objetivo do Projeto Mueller Ecodesign Social, que iniciou em Setembro e foi entregue em Dezembro, era o de renovar e aprimorar toda a infraestrutura do local, beneficiando cerca de 20 crianças moradoras da entidade, meninos de 8 a 14 anos em situação de risco e vulnerabilidade social – que já estão usufruindo das melhorias. A presidente da FAS, Marcia Fruet, acredita que a conclusão do projeto será seguida de muitas coisas boas na vida de cada atendido. “Essas crianças merecem espaços de resgate da dignidade, pois qualquer intervenção pode mudar a história de vida desse público, possibilitando que eles protagonizem uma trajetória ainda mais bonita”.

Croqui de André Largura/Giovana Kimak (cozinha e copa)
Para a missão da reforma, além da parceria de diversas empresas que contribuíram financeiramente ou com as doações de materiais, foram convidados profissionais de nove escritórios de arquitetura e de design de interiores da capital paranaense – cada um responsável por um ambiente: Sandro Percicotti (banheiros e lavabo), Vinícius Trevisan (sala de refeição), André Largura e Giovana Kimak (cozinha e copa), Filipe Bender e Karla Bender (sala de estar), Hellen Caroline Giacomitti (suíte), Nadia Bentz e Vanderlan Farias (área externa), Marli Manfroi Faust (quarto 1), além da dupla Priscila Gabrielly e Fernanda Menoso Raitani (quarto 2, corredor e sala de vídeo game). A equipe conta com a coordenação técnica dos arquitetos Rose Guazzi e Marcelo Calixto (área externa, sala de informática e biblioteca) - que também assinaram espaços -, e tiveram o desafio de aplicar as tendências de arquitetura e design dentro do contexto da ecossustentabilidade. Um grupo de acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Unicuritiba também participaram da revitalização da entidade sob a orientação da coordenação técnica do projeto. “Estamos muito emocionados com os resultados obtidos. Esse projeto é um amadurecimento em todos os sentidos e, só foi possível, por meio da ajuda de nossos parceiros”, comemora o sucesso do projeto, a superintendente do Shopping Mueller, Daniela Baruch.

O Projeto Mueller Ecodesign Social, que está na sua primeira edição, é uma evolução da Mostra Ecodesign, que aconteceu por seis edições, e que mantém, portanto, como principal pilar a sustentabilidade. A proposta é levar a exposição do mall para espaços reais. A iniciativa é uma realização do Shopping Mueller e conta com o apoio Núcleo Paranaense de Decoração, Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Os parceiros do projeto são: Alto Vale Marmoraria, Almofadas – Studio Gross, Ambibrasil, Artesanal Mais,  Avex Technology, Box 33, Caixa Filosofal, Casa Nova Interiores Batel, Casa Sul (revista e programa), Casa +, Casa Nova, CBB Asfaltos – Grupo CR Almeida, Cerrado Rent a Car,  Construtora Monreal, Decormade, Demarco Gás, Depósito de Materiais de Construção Nichele Ltda, Espaço Goya, FGVTN Acessórios, Floricultura Primavera, Galeria Zilda Fraletti, G. Baraldi, Gesso Mercosul, Grameira Pereira, Grey House, Grupo Adamus, Grupo Adsive, Hidroforma, IKAT, Ilumishop Iluminação, Irma Comércio de Cortinas, Invetto - Arquitetura de Interiores, JG Transportes, Livrarias Curitiba, Lopar Painéis Decorativos, Marcenaria Arco Iris, Madeplast, Mantra, Marili Decor, Masisa, Masterpiso, Mobilara Marcenaria, Nenad Estúdio Fotográfico, Nova Acabamentos, Novit Light Design, NSwash, Pastilhart, PB Kids Brinquedos, Peserpolis, Philodendron Paisagismo, Piccola Brotto, Placo Centro, Pintura e Cia, Positivo Informática, Projevidros, Puffolandia, Rafinatto, Renner, Rede de Mercados Santa Helena, Santa Luzia Molduras, Shadow Decor, Seu Zelador, Sunshine Cortinas e Persianas, Tech House System, Tintas Coral, Todeschini Alto da XV, Tortta, Tradição Comércio de Areia e Terra, Triunfante Parara Alimentos, Unicuritiba (patrocinador da exposição fotográfica e equipe de acadêmicos) e UtilizzarZe.  

Serviço: Exposição Fotográfica - Projeto Mueller Ecodesign Social
local: Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico - Piso Cinemas
período: de 27 de Janeiro a 1º de Março de 2015
horário:
·         Segunda-feira a sábado – 10h às 22h
  • Domingos e feriados – 14h às 20h 
  • Entrada: Gratuita

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

GENESIS A EXPOSIÇÃO PROJETO DE SEBASTIÃO SALGADO NO MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a partir do dia 6 de Novembro, quinta-feira, às 19 horas, nas salas 4 e 5, a exposição “Genesis”, de Sebastião Salgado. A mostra segue até o dia 15 de Março de 2015 no MON.  No mesmo dia, às 16h30, haverá palestra com o fotógrafo no auditório do Centro de Convenções de Curitiba. A entrada para a palestra também é gratuita. Não é necessário fazer inscrição e a capacidade do auditório é de 1.300 pessoas.

Com curadoria de Lélia Wanik Salgado, a mostra é o resultado de oito anos de trabalho e reúne 245 imagens selecionadas. Dentro delas, o visitante pode observar as fotografias com temas como montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais. Seu trabalho se mantém forte, focado na temática social, fotografias em preto e branco e bastante contrastadas.

Fruto de mais de 30 viagens, o objetivo do fotógrafo com esta mostra é trazer ao público ambientes que ainda não tenham sido atingidos pela vida moderna e que se mantêm intactos na natureza.
 

Seções temáticas
A mostra “Genesis” é dividida em cinco partes, em seus respectivos ecossistemas:
Planeta Sul
A Antártica, suas paisagens congeladas e seus destemidos animais, como pinguins, leões marinhos e baleias, fotografados inclusive em suas zonas de reprodução na Península Valdés.
Também estão nessa seção imagens do Sul da Georgia, as Falklands/Malvinas, o arquipélago Diego Ramirez e as Ilhas Sandwich, onde as numerosas espécies de albatrozes, petreis-gigantes, cormorões e também pinguins vivem.  


Santuários
Abrindo com as singularíssimas paisagens vulcânicas e a fauna das Ilhas Galápagos, engloba ainda as populações anciãs da Nova Guiné e Irian Jaya, os Mentawai da Ilha Siberut (nos arredores da província de Sumatra, na Indonésia), e paisagens, vida selvagem e vegetação dos diferentes ecossistemas de Madagascar.

África
A impressionante variedade de imagens: da extraordinária vida selvagem do Delta de Okavango, na Botswana, até os gorilas do Parque Virunga, na divisa de Ruanda, Congo e Uganda ; do grupo Himba, da Namíbia, e dos tribais Dinkas do Sudão, até a população do Deserto Kalahari em Botswana; das tribos do Omo Sul, na Etiópia, até as antigas comunidades cristãs do norte da Etiópia.
Na África, revelam-se espetaculares - e numerosos - desertos, com suas cores indo do cinza escuro até o vermelho profundo, suas texturas de areia e pedra; alguns são planos, como oceanos, outros estão interrompidos por montanhas áridas. Em algumas imagens capturadas na Líbia e na Argélia, veem-se sinais de vida, não somente cactos e roedores mas também na arte rupestre datada de milhares de anos.

Terras do Norte
Mostra as visões do Alasca e do Colorado, nos Estados Unidos; as paisagens naturais do Parque Nacional Kluane, no Canadá; estão aqui também o extremo Norte da Rússia, incluindo o local de reprodução do urso polar na ilha Wrangel, a população indígena Nenet, no norte da Sibéria, e também a península Kamchatka, na ponta mais oriental da Rússia.

Amazônia e Pantanal
A enorme floresta tropical, vista do céu, é cortada pelo rio Amazonas e seus afluentes – e o desenho lembra uma gigantesca árvore da vida, com braços e mãos se estendendo do coração do Brasil em direção aos países vizinhos. Seguindo em direção ao Norte para capturar os Tepuis Venezuelanos, as mais antigas formações geológicas na terra, a seção inclui ainda as imagens da vida selvagem do Pantanal no Mato Grosso, da tribo indígena Zo e, “contatada” pela primeira vez há apenas duas décadas, assim como as tribos mais assimiladas do alto Rio Xingu.

Genesis
A documentação, que também resultou em um livro de nome homônimo, já passou por Museus dentro e fora do Brasil. Suíça, França, Itália, Inglaterra e Canadá são alguns países. China, Coreia, Alemanha e Portugal vão receber a mostra em 2015.

No Brasil, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro já receberam a exposição. Em Curitiba, o público pode conferir a mostra até março de 2015 no Museu Oscar Niemeyer.

Na obra de Sebastião Salgado, este é o terceiro mergulho de longa duração em questões globais. As primeiras foram Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999), que retrataram as duras consequências das radicais mudanças econômicas e sociais sobre as vidas humanas.

Patrocínio
A exposição tem patrocínio da Copel – Companhia Paranaense de Energia - que comemora 60 anos em 2014. Considerada a maior empresa do Paraná, a Copel atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. 

Sobre Sebastião Salgado
O artista, nascido em Minas Gerais, emigrou para Paris com Lélia Salgado durante a ditadura militar no Brasil. Em suas viagens a trabalho para a África, começou a fotografar, sem intenções profissionais, com a Leica de Lélia, descobrindo assim sua paixão pelo fotojornalismo. Em 1979, o fotógrafo entrou para a Magnum – agência de fotografia criada por Robert Capa e Henri Cartier Bresson. 

No dia 30 de Março de 1981, Salgado estava fotografando uma série sobre os primeiros dias de Ronald Reagen e documentou o atentado a tiros contra o então presidente. Com exclusividade, a venda das fotos para diversos jornais foi o que financiou seu primeiro projeto de fotografia autoral e documental, uma viagem à África. 

Seu primeiro livro publicado foi em 1986, “Outras Américas”. No mesmo ano, lançou o “Homem em Pânico”, sobre a seca no Norte da África. Em 2000, Salgado lança “Êxodo”, focando neste fenômeno global. De 2004 a 2012, Salgado e sua esposa Lélia viajaram 32 regiões extremas para resultar no livro “Genesis”.

Hoje, Sebastião Salgado é embaixador da Boa Vontade da UNICEF e membro honorário da Academia de Artes e Ciências dos EUA.

Serviço: - Exposição “Genesis” – Sebastião Salgado
De 6 de Novembro de 2014 a 15 de Março de 2015
Salas: 4 e 5
Abertura: dia 6/11 (quinta-feira), às 19h.
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$6 e R$3 (meia-entrada)
Menores de 12 anos e maiores de 60 anos tem entrada franca

 
* Palestra com Sebastião Salgado
Dia 6 de Novembro de 2014, às 16h30
Entrada gratuita, capacidade para 1.300 pessoas.
Auditório do Centro de Convenções de Curitiba
Rua Barão do Rio Branco, 370. Centro - Curitiba.