domingo, 19 de outubro de 2014

FILMES DA MOSTRA AVEC ABREM O I FESTIVAL LUZ DE CINEMA

A  abertura do I Festival Luz de Cinema Latino-Americano acontece nesta segunda-feira (20), às 19h, no hall da FTD Digital Arena, no Campus de Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A primeira noite de evento contará com a exibição de filmes em curtas-metragens dos realizadores e convidados da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, na Mostra Avec.
 
De acordo com o diretor sócio cultural da Avec, Luigi De Franceschi, o objetivo da mostra é exibir os filmes num local acadêmico e diferenciado, como o fulldome. “Essa é uma nova experiência em sala de exibição e com um público diversificado. O que pretendemos passar à plateia são questões inerentes aos temas de cada filme”, explica o diretor.

No festival, serão exibidos quatro filmes que foram convidados pela entidade do audiovisual no estado. Segundo o diretor, os filmes já haviam sido escolhidos para participar de mostras pelo Paraná e estavam em espera, para que, quando houvesse uma mostra aberta, eles pudessem ser incluídos.

Filmes - A ideia do curta “Medo de Sangue”, de Luciano Coelho, nasceu no momento de uma doação de sangue. O diretor, ao fazer o movimento de abrir e fechar a mão, começou a pensar na possibilidade de contar uma história que envolvesse aquele movimento e uma personagem que estivesse doando sangue para alguém que ama em uma situação de vida ou morte. “A maior dificuldade foi escrever o roteiro, já que acontece de forma não cronológica, misturando alucinações e realidade. A história pretende mostrar que nunca sabemos o que acontece na cabeça do outro e por isso, criamos alucinações para nós mesmos”, revela.

O filme “Ovos de dinossauro na sala de estar”, de Rafael Urban, teve inspiração na própria protagonista da obra, a Ragnhild Borgomanero. Para o diretor, a personagem tornou todo o processo de fazer um filme mais pleno e interessante. “Penso que o importante é a forma com o público recebe o trabalho. Assim, mais do que qualquer desejo meu em transmitir algo, o interessante é o modo como isso chega do outro lado. De toda forma, eu pontuaria que me interessa muito a paixão e dedicação com que a Ragnhild se dedica à preservação de suas memórias com seu falecido marido, Guido”, confessa. 
 
O documentário “O Oitavo”, de Estevan Silveira, retrata a história de vida de um grande pequeno artista do teatro. Para o diretor, a maior inspiração foi a vida e obra deste artista. Segundo Estevan, o filme foi realizado com recursos próprios e essa foi, sem dúvidas, uma das grandes dificuldades. “Com esse filme pretendo que as pessoas reflitam e conheçam sobre a luta de um artista para ser reconhecido. Acredito que esses festivais de cinema e vídeo, são a única janela para mostrarmos nossos trabalhos”, desabafa.
 
Além desses filmes, o curta “Seiva bruta”, de Maurício Ramos Marques, também será exibido na abertura do festival. Para os realizadores, é uma oportunidade de o filme ser visto em um evento novo que está nascendo na cidade.

Serviço: I Festival Luz de Cinema Latino-Americano
De 20 a 25 de Outubro de 2014
Local: FTD Digital Arena – Campus Curitiba PUCPR
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho
Mais informações e inscrições: www.festivalluzdecinema.com.br

Nenhum comentário: