quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

MOSTRA "CORPUS" NO MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA


“Corpus” será o tema da exposição no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba

O Museu da Fotografia Cidade de Curitiba abre dia 17 de Dezembro a coletiva “Corpus”, com a participação de dois Grupos Coletivos de Fotografia de nossa cidade, o Núcleo de Fotografia da APAP/PR, o Grupo “E por falar em fotografia...”, e convidados.

Serão ao todo 31 fotógrafos/artistas, entre eles: Antonio Wolff, Basílio Wille, Christian Schönhofen, Clicio Barroso, Daniel Ernst, Daniel Henrique, Daniel Rebello, Eduardo Fuli, Estevan Reder, Fábio Laub, Fernando Ziviani, Flavia Wolf,  Francisco Santos, Gianna Calderari, Jaime Silveira, Juliana Gisi, Lauro Maeda, Lucas Amorim, Lucia Biscaia, Luiz Guilherme Todeschi, Maetê Coelho, Manoel Guimarães, Marcelo Almeida, Mariana Lavrado, Mauricio Vieira, Pablo Contreras, Regina Oleski, Rene Ernst, Ricardo Akam, Rodrigo Janasievicz e Simone Ferreira, com a curadoria de Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (Vidal), o qual recentemente participou do júri do Prêmio de Artes Visuais Marcantonio Vilaça e do Edital Livre da Fundação Cultural de Curitiba.
 
Não é só a luz o elemento primordial para que a fotografia se materialize, mas também a existência de “corpus”, seja este “mechanicum” na própria concepção da palavra, seja pela própria intenção de grafar.
É bem verdade que fotos contam fatos, ou investigam e instigam tendências de um universo infinito de possibilidades, de transgressões ou da repaginação do cotidiano.

Num grupo tão heterogêneo de profissionais da imagem, é bem verdade que a narrativa trazida na mostra, vai da concepção à própria morte, da pele lisa a pele calejada, da presença à própria ausência, do saturado à falta ao preenchimento, do material ao espiritual, sendo que cada peça escolhida possui em seu íntimo uma pequena história de sua produção, um “splem” de ideias que certamente tocarão a alma sensível do expectador.

Parafraseando o saudoso poeta Manoel de Barros, não basta ver uma garça na beira do Rio, tem-se que ver o rio na Beira da garça. Despir conceitos acima da própria existência, mostrar a “cegueira visível” é o principal ponto buscado nessa mostra que decifra a produção contemporânea desse seleto grupo.

Realização:

Núcleo de Fotografia da APAP/PR

Grupo “E por falar em fotografia...”

 
Apoio:
MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA
FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA 

Serviço: Exposição “Corpus”
Data de abertura: 17 de Dezembro de 2015 (quinta-feira) das 19h
Local: Solar do Barão – Galeria Museu da Fotografia Cidade de Curitiba 
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro – Curitiba PR
Informações: (41) 3321-3260
Período da exposição: 17/12/2015 a 07/02/2016
Horários: Terça a sexta das 09h às 12h e 13h às 18h, sábado e domingo das 12h às 18h
Visitação gratuita. 


Nenhum comentário: