Exibição de 31 filmes,
debates e palestras marcam a retrospectiva Buster Keaton – O palhaço
que não ri no cinquentenário de morte do cineasta
A CAIXA Cultural
apresenta a mostra Buster Keaton – O palhaço que não ri entre os dias 23
e 28 de agosto (terça-feira a domingo). O evento traça uma retrospectiva em
homenagem ao cineasta no ano em que sua morte completa meio século. Keaton
(1895-1966) é um dos principais nomes do cinema americano e quase uma
unanimidade na comédia muda, dividindo com Charlie Chaplin o posto de maior
diretor do gênero. As sessões terão ingressos a R$ 4 e R$ 2
(meia-entrada).
Com curadoria de João
Mussato e Rodrigo Grota, a mostra exibirá 31 filmes, sendo todos eles
pertencentes à fase muda do cineasta. Entre as obras escolhidas, estão clássicos
conceituados da carreira de Keaton, como Sherlock Jr. (1924) e A
general (1926); mas também uma parte menos conhecida de seu trabalho, como
seus curtas-metragens.
Este é o primeiro evento
no ano a celebrar a obra de Keaton no Brasil. Para João Mussato, idealizador do
projeto, a mostra pretende aproveitar o cinquentenário da morte do autor para
relembrar que sua obra continua viva. “A retrospectiva é uma maneira de reviver
o período do cinema mudo, relembrar como era preciso reinventar-se para fazer
filmes cuja qualidade consistia em ações, e não em diálogos”,
explica.
Para o curador Rodrigo
Grota, essa será uma oportunidade rara de assistir a essas obras em tela grande:
“Nossa relação com Keaton vem dos filmes lançados em home video no
Brasil. É muito difícil poder assistir a seus filmes na sala escura. E isso é
algo essencial nesse caso, pois Keaton é um cineasta que trabalha o espaço como
poucos. Seus filmes são extremamente plásticos, poéticos, precisam da ideia de
amplitude para concretizar a proposta do diretor”, comemora.
Outro destaque são as
programações especiais. Duas palestras, uma inaugural e outra de encerramento,
serão ministradas pelo crítico Luiz Carlos Oliveira Junior e pelo cineasta
Murilo Hauser, respectivamente. Ao longo da semana, convidados locais, entre
críticos e realizadores, vão comentar os últimos filmes de cada dia. A mostra
ainda contará com um catálogo exclusivo – o primeiro publicado dedicado a Buster
Keaton no Brasil. A publicação poderá ser retirada com a apresentação de dois
ingressos da mostra.
Buster
Keaton
Nascido como Joseph Frank
Keaton Jr. em 1895, Buster Keaton esteve ligado ao vaudeville (mistura de
circo e teatro) desde cedo. Chegou a contracenar com seus pais em um número
chamado Os três Keatons. A partir de 1920, começou a realizar seus
próprios filmes após fazer pontas em algumas produções.
Uma de suas inovações foi
a figura do protagonista que não muda suas feições no decorrer das ações,
permanecendo-se impassível. O nome da mostra faz referência a essa técnica
utilizada por ele. O cineasta acabou perdendo o controle criativo de suas
produções ao assinar contratos com grandes estúdios e sua carreira caiu em
decadência.
Voltou a ficar em
evidência apenas em 1952, quando participou do filme Luzes da Ribalta, de
Charlie Chaplin. Curiosamente, a produção fala sobre um artista em decadência.
Essa foi a única dobradinha dos dois famosos comediantes em uma mesma obra.
Serviço: Cinema: Mostra Buster Keaton – O palhaço que não ri
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: de 23 a 28 de Agosto de 2016
Horário: sessões a partir das 14h30.
Consultar programação no site www.caixacultural.gov.br
Ingressos: vendas a partir de 23 de Agosto (terça-feira). R$ 4 e R$ 2 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. A venda de ingressos será feita apenas para as sessões do dia.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 14h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 120 lugares (2 para cadeirantes)
Programação
completa:
19h30 Abertura
20h One week e Sherlock Jr (1920, 1924 - 69 min)
Após a sessão, palestra de Luiz Carlos Oliveira Junior, crítico e pesquisador
Dia 24/08, quarta
14h30 Sessão de Curtas 01 (The blacksmith, The play house e The scarecrow – 62 min)
16h Sessão de Curtas 02 (The balloonatic, The boat e Neighbours – 64 min)
18h30 O navegador (1924 – 59 min)
20h Nossa hospitalidade (1923 - 75 min) – Bate-papo com os curadores após a sessão
Dia 25/08, quinta
14h30 Sessão de Curtas 03 (Convict 13, The frozen north e Day dreams – 57 min)
16h Boxe por amor (1926 – 77 min)
18h30 Amores de estudante (1927 - 65 min)
20h Sete oportunidades (1925 – 56 min) – Bate-papo com os curadores após a sessão
Dia 26/08, sexta
14h30 Sessão de Curtas 04 (The haunted house, My wife’s relations e Cops – 55 min)
16h O noivo cara-dura (1929 – 77 min)
18h30 A antiga e a moderna (1923 – 63 min)
20h A General (1926 – 78 min) – Bate-papo com os curadores após a sessão
Dia 27/08, sábado
14h30 Sessão de Curtas 05 (Hard luck, The paleface e The goat – 64 min)
16h Nossa hospitalidade (1923 - 75 min)
18h30 O navegador (1924 – 59 min)
20h Marinheiro de encomenda (1927 – 71 min) – Bate-papo com os curadores após a sessão
Dia 28/08, domingo
14h30 Sessão de Curtas 06 (The eletric house, The love nest e The high sign – 62 min)
16h O vaqueiro (1925 – 68 min)
18h30 Amores de estudante (1927 - 65 min)
20h O Homem das novidades (1928 – 75 min) – Após a sessão, palestra de Murilo Hauser, pesquisador e realizador
Crédito fotos: Sotelysa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário