"A Noite do Fogo" (“Noche de Fuego”), coprodução internacional da brasileira Desvia, de Gabriel Mascaro e Rachel Ellis, com a mexicana Pimienta Films, estreia mundialmente no Festival de Cannes, nesta quinta-feira, 15 de julho. Distribuído pela Vitrine Filmes, o primeiro longa-metragem de ficção da diretora Tatiana Huezo, estrelado por Mayra Batalla, Norma Pablo e Olivia Lagunas, será exibido na mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar).
SINOPSE
Em
uma cidade solitária situada nas montanhas mexicanas, três amigas
ocupam as casas daqueles que fugiram e se vestem de mulheres quando
ninguém está olhando. Enquanto magia e alegria abundam no próprio
universo impenetrável delas, suas mães treinam as três garotas para se
protegerem dos grupos de sequestradores que atuam na região, até que um
evento altera a rotina do povoado.
A NOITE DO FOGO
Noche de Fuego
2021 | México, Brasil | 110'
de Tatiana Huezo
Elenco: Mayra Batalla, Norma Pablo, Olivia Lagunas
SOBRE A DIRETORA
A cineasta Salvadorenha, radicada no México, Tatiana Huezo formou-se no Centro de Capacitação Cinematográfica (“CCC”) e tem mestrado em Documental de Criação pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona.
Ministrou conferências e workshops sobre a realização de documentários em ambientes acadêmicos na Universidade de Colômbia, na Escola de Cine de la Comunidad de Madrid e no Centro de Capacitação Cinematográfica no México, entre outros. Também editou o livro El viaje, rutas y caminos andados para llegar a otro planeta ”, produzido pelo CCC e pela DocumentaMadrid.
Foi consultora de vários projetos de documentário no IMCINE e atuou como jurada em festivais de cinema.
Tatiana ganhou reputação internacional com seu primeiro longa-metragem El lugar más pequeño (“The Tiniest Place”, 2011), que foi exibido em mais de 50 festivais e ganhou inúmeros prêmios como o Ariel de “Melhor Documentário Mexicano” (2012), Prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional no Visions Du Reel, Suíça (2011), Prêmio FIPRESCI em Mar del Plata (2011); e Der Standard Audience Award en Viennale, Áustria (2011), entre outros.
Tempestad (2016), seu segundo longa-metragem, estreou no 66º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) na seção Fórum. Desde então, participou de mais de 80 festivais, garantindo diversos prêmios, como o prêmio Tim Hetherington no Sheffield Doc Fest, The Golden Frog de Melhor Documentário no Camerimage Festival e, mais recentemente, três Fenix Awards e quatro Ariel Awards, incluindo Melhor Direção e Melhor Documentário.
Tatiana ganhou a bolsa Coinversiones Culturales del FONCA em 2009, bem como a bolsa GUCCI Ambulante em 2010. Ela se tornou parte do Sistema Nacional de Creadores de Arte em 2013.
SOBRE A DESVIA
Desvia é uma produtora Brasileira independente fundada em 2010 pelo diretor Gabriel Mascaro e pela produtora Rachel Ellis. O foco da empresa é a produção de conteúdo audiovisual para o cinema que pesquisa narrativas inovadoras. A produtora tem foco em co-produção internacional e seus filmes têm sido lançados em alguns dos mais importantes festivais do mundo (Veneza, Locarno, Toronto, San Sebastian, IDFA, Rotterdã, Berlim).
SOBRE A VITRINE FILMES
A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de quatro milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão 'O Som ao Redor', 'Aquarius' e 'Bacurau' de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são 'A Vida Invisível', de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho', de Daniel Ribeiro, e 'O Filme da Minha Vida', de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou 'Divinas Divas', dirigido por Leandra Leal e 'O Processo', de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.
Além do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catálogo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsável pelo lançamento dos sucessos “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; “Você Não Estava Aqui”, dirigido por Ken Loach, e premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021: 'DRUK - Mais uma rodada', de Thomas Vinterberg.
Em 2021, a Vitrine Filmes apresenta mais novidades, começando a atuar diretamente na produção audiovisual e também na capacitação de profissionais, com o programa de formação Vitrine Lab. Entre as estreias deste ano estão a Sessão Vitrine edição especial de 10 anos com lançamento coletivo de quatro longas, entre eles "A Torre", de Sérgio Borges, "Entre Nós, um Segredo", de Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté, "Chão", de Camila Freitas e "Desvio", de Arthur Lins; o novo documentário sobre o impeachment da Dilma, "Alvorada", de Anna Muylaert e Lô Politi; “First Cow”, da diretora Kelly Reichardt; “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy e muitos outros títulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário