Filme sobre Ney Matogrosso emociona ao unir forma e conteúdo com linguagem sensível e inspira debates sobre a forma de se comunicar hoje em dia
Para o especialista em comunicação estratégica Giovanni Begossi, o filme é um exemplo poderoso de como a forma de se comunicar é tão importante quanto o conteúdo. “A autenticidade com que Ney fala de sua vida e carreira, sem se esconder atrás de máscaras, gera empatia imediata. O público reconhece ali uma comunicação verdadeira e isso é cada vez mais raro em tempos de discursos prontos e imagens filtradas”, afirma Begossi, que tem mais de 15 anos de estudos dedicados ao assunto e está lançando o livro “Como Falar Bem e Ficar Rico”, pela Editora Gente.
Um encontro emocionante! Ney-Matogrosso e Jesuita Barbosa, assistiram juntos pela primeira vez ao filme: Homem com H. A cinebiografia de um dos maiores icones da musica brasileira.Ainda de acordo com Begossi, Homem com H não é apenas um documentário sobre um ícone da música brasileira, mas uma de comunicação eficaz. “O filme emociona sem forçar, informa sem ser didático e homenageia sem mitificar. Ele se comunica com o público de forma clara, honesta, direta, mas profundamente sensível”.
A estética visual, o uso do silêncio, a fluidez da narrativa e a força das performances também reforçam a ideia de que a comunicação não está apenas nas palavras. “A maneira como o corpo de Ney é retratado, a seleção musical e os momentos de pausa, tudo comunica porque a comunicação vai além do que é verbal. É corpo, é presença, é escuta”, pontua Begossi, que possui o maior perfil no Instagram sobre comunicação da América Latina, com mais de 2 milhões de seguidores.
O filme ainda traz à tona discussões atuais sobre liberdade, diversidade e resistência sem recorrer a clichês. “O impacto da obra vem do exemplo, da vivência de quem viveu aquilo com coragem. Isso é a essência da comunicação: tocar pelo que é, não apenas pelo que diz”, conclui o especialista.
Sobre o especialista: Giovanni Begossi possui mais de 15 anos de estudos dedicados à comunicação estratégica, é advogado e bicampeão brasileiro de oratória. Palestrante e professor de argumentação internacional, foi por meio da comunicação que deixou de ser um “nerd anti social” e ganhou mais de 20 prêmios de debate e oratória em três idiomas: inglês, espanhol e português.
Referência no ramo, hoje dá palestras e consultorias para diversas empresas como Johnson & Johnson, Falconi, Suno, Vivo, WEG e até o GATE e o Exército Brasileiro, além de empresários multimilionários, políticos, celebridades, atletas e personalidades. Possui o maior perfil dedicado à comunicação da América Latina com 2 milhões de seguidores no Instagram e está lançando seu primeiro livro: Como Falar Bem e Ficar Rico, pela Editora Gente. @elprofessordaoratoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário